Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 24 de Fevereiro de 2015 às 09:10
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Estabelecer uma parceira entre o Estado e municípios para agilizar a pavimentação urbana e recuperação de estradas vicinais. Esta foi a proposta apresentada pelos prefeitos democratas Natanael Casavechia, de São José do Rio Claro, Luciano Alencar, de  Vila Rica e João Braga,  gestor em Nova Maringá,  ao  governador Pedro Taques (PDT), durante reunião. O diálogo foi coordenado pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM).

De acordo com o gestor de São José do Rio Claro, as prefeituras  possuem os maquinários necessários à execução de recapeamento e pavimentação asfáltica, onde também seriam utilizados a mão de obra local, gerando emprego e renda aos municípios. Neste modelo, o Estado entraria apenas com a matéria prima, uma vez que a aquisição de material pelo governo reduz significativamente os custos agregados.

“Taques nos colocou que pretende fazer 10 mil km de pavimentação urbana no Estado, mas afirmamos que esses percentuais podem  dobrar se o asfaltamento for executado em parceria com os municípios. Nós, prefeitos, compramos mal por comprarmos pouco, mas podemos reduzir as  despesas do Estado e gerar riquezas ao município com a contratação de mão de obra local”, afirmou Natanael à Taques, que sinalizou positivamente.

A saúde pública foi outra demanda apresentada ao governador. João Braga, prefeito de Nova Maringá afirmou que gasta 35% de seu orçamento com internações e transporte de pacientes, devido a “judicialização” dos atendimentos. O gestor pediu apoio para ampliação dos procedimentos oferecidos no Pronto Atendimento Municipal (PA). Em São José do Rio Claro o reforço do Estado também seria voltado a reestruturação do PA mas para que esse se eleve à categoria de hospital municipal, reduzindo assim a demanda para a capital.

Drenagem e Pavimentação

As fortes chuvas de verão que atingem Mato Grosso desde o início do mês de fevereiro têm causado verdadeiras crateras  nas estradas vicinais e pontes de madeira no interior. Esses buracos também se estendem por parte da área urbana dos municípios. Esta foi outra das reivindicações apresentadas pelos prefeitos Democratas.

Luciano Alencar, de Vila Rica, pediu apoio na liberação de recursos para drenagem do bairro Cidade Jardim. De acordo com o gestor, trata-se do local mais populoso do município, onde moradores sofrem há mais de 30 anos com problemas de erosão. O recapeamento das comunidades vilariquenses de Tiradentes e Inconfidentes foi pleiteado junto ao governador. Problemas de erosão também afligem o município de São José do Rio Claro,  e já  foi até tema de reportagem nacional. Para isso, o prefeito pediu urgência do Executivo Estadual na drenagem e construção de galerias fluviais.

Segurança 

A distância entre Cuiabá e  Vila Rica, cerca de 1.300 km,  facilita a impunidade e a presença de maus elementos no município, que conta com uma população superior a 20 mil habitantes e onde a cadeia pública encontra-se fechada. A reforma da unidade prisional, com  capacidade para cerca de 100 presos, foi reivindicada por Luciano Alencar. Ele queixou-se ao governador que é necessário deslocar-se quase 700 km até a cidade de Água Boa, em busca de carceragem.

“Quem mora aqui na capital nem se dá conta que na extremidade do Mato Grosso existe um município grande, com economia em desenvolvimento e que precisa do apoio do Estado em sua infraestrutura e segurança. Apoiei Taques para o governo e acredito que agora a região Araguaia deixe de ser o "Vale dos Esquecidos" e passe a ser o "Vale do Progresso", disse.

Atento as reivindicações, Pedro Taques afirmou que todos os pedidos serão analisados pelas pastas pertinentes para posterior execução. Ele solicitou aos mesmos a apresentação dos projetos técnicos das demandas apresentadas. O governador afirmou que neste momento o Estado  possui um deficit orçamentário de 1,7 bilhão, e por isso,  os recursos disponíveis estão sendo aplicados em áreas emergenciais, mas que novos valores estão pleiteados junto ao governo federal





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9803/visualizar/