Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 20 de Fevereiro de 2015 às 13:49
Por: G1

    Imprimir


 A partir da próxima semana, uma comissão formada por vereadores da Capital dará início a uma série de fiscalizações em unidades de Saúde de Cuiabá, incluindo o Pronto Socorro, os Postos de Atendimento da Família (PSFs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas.

A ideia, batizada de “Blitz da Saúde”, foi proposta pelo vereador Toninho de Souza (PSD). “Nós iremos fazer fiscalizações permanentes, sem hora, sem data e sem local definido”, disse ele.

Segundo Souza, a proposta é fazer fiscalizações “surpresas”, com o objetivo de verificar eventuais irregularidades nos serviços prestados nessas unidades, como, por exemplo, a ausência de médicos plantonistas.

Esse problema, conforme o parlamentar, é uma das principais reclamações da população que necessita de atendimento na rede pública de Saúde.

“Temos quase 800 médicos contratados pelo Município. Acho que é um número razoável. Só que precisamos desses profissionais trabalhando efetivamente. Não se pode deixar esses profissionais a bel prazer, trabalhar como querem”, disse o vereador.

Além disso, a comissão buscará informações quanto à estrutura de trabalho oferecida aos profissionais, já que existem, também, muitas queixas dando conta da precariedade das unidades de Saúde da Capital.

“Vamos fazer visitas no horário de funcionamento normal, aos finais de semana, no feriado, à noite, de madrugada, analisando dois pontos: a presença dos profissionais de Saúde nessas unidades e, também, as condições de trabalho dos servidores”, disse ele.

De acordo com o vereador, a cada situação problemática identificada durante as fiscalizações, de imediato, a comissão irá noticiar o fato à autoridade competente em solucionar o problema.

“Não vamos apenas checar, vamos, automaticamente, buscar o encaminhamento para um problema. Por exemplo, se amanhã fizermos uma fiscalização e constatarmos a ausência de médicos, a falta de condições adequadas de trabalho ou a falta de medicamentos, já vamos acionar a Secretaria de Saúde, a Prefeitura”, disse.

“Onde entendermos que devemos agir, vamos definir em conjunto com essa comissão e fazermos a fiscalização. Independentemente se a Saúde vai bem ou vai mal, vamos fazer essa fiscalização permanente”, completou o vereador.

Comissão


Toninho de Souza disse que pelo menos oito parlamentares deverão compor a comissão que irá realizar a "blitz" nas unidades.

Fazem parte os parlamentares que compõem a Comissão de Saúde da Câmara e outros convidados.

“O vereador tem a prerrogativa do mandato para ter acesso livre a qualquer unidade pública, temos a liberdade para fiscalizar. Então, vamos exercer essa prerrogativa. Até porque, não estaremos invadindo o setor público, apenas fiscalizando, conversando com as pessoas e tendo acesso à lista de plantão”, afirmou o vereador          
 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9853/visualizar/