Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 14:14
Por: Midianews

    Imprimir


 Assaltado há cerca de uma semana, dentro da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, quando foi rendido e teve uma arma apontada para sua cabeça, o frei Moacyr Malaquias Júnior diz estar temeroso pela possibilidade de sofrer novamente com esse tipo de violência.

Isso porque, a igreja alvo dos bandidos, localizada no bairro Morada do Sol, fica em frente a um prédio abandonado, que está sendo utilizado como abrigo por moradores de rua e usuários de droga.

O religioso disse desconfiar que essas pessoas podem tem participado ou colaborado com a ação criminosa da qual ele e cerca de 10 fiéis foram vítimas no dia 10 passado.

“E esse prédio fica bem em frente à paróquia. Eles foram muito violentos. Apontaram arma para minha cabeça e disseram que iriam atirar se eu não mostrasse o cofre”, disse.

A reportagem esteve no local, durante o período matutino, e flagrou diversos moradores de rua dormindo no imóvel abandonado, contudo é a noite, segundo o frei, que os usuários de droga aparecem na região e tomam conta do local, com o uso de entorpecentes.

O prédio abandonado não possui de identificação. Nas dependências da área, há muito lixo, o peças de vestuário, placas de candidatos e embalagens de comida.

“Além de roubar uma igreja, os bandidos ainda diziam que as mulheres não precisavam esconder as mãos, porque não iriam roubar as alianças, pois alianças eram sagradas”, contou o frei Moacyr sobre o assalto à igreja, uma das mais tradicionais de Cuiabá.

Apesar do risco, não resta muita alternativa para o frei e os moradores da região, já que, segundo a Prefeitura de Cuiabá, para que essas pessoas sejam retiradas do local, é preciso que seja feita a reintegração de posse, por solicitação do proprietário do imóvel.

Segundo a Secretaria de Governo e Comunicação do Palácio Alencastro, a Prefeitura não pode retirar as pessoas, o prédio sendo público ou privado.

Se se tratar de área particular, o dono deverá solicitar que seja feita a reintegração de posse.

Abrigos


O Poder Público em Cuiabá conta com programas sociais para atender moradores de rua, porém o benefício só pode ser aplicado se a própria pessoa procurar ajuda.

Em Cuiabá, são os abrigos Manoel Miraglia e o Bom Jesus de Cuiabá.

Na caso do bairro Morada do Sol, somente poderá haver intervenção para retirada de pessoas em caso de denúncias de crimes. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9897/visualizar/