Publicado em Domingo - 29 de Outubro de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

PT aprova calendário para definir pré-candidatura a prefeito de Cuiabá

O Diretório Municipal do PT aprovou, em reunião neste sábado (28), o calendário para definir quem vai ser o pré-candidato ou pré-candidata do partido à Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições: o deputado estadual Lúdio Cabral ou a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Rosa Neide. A previsão é definir o nome até o dia 2 de dezembro deste ano.

O calendário aprovado prevê inscrição de candidatura de 30/10 a 10/11 e votação no Diretório Municipal no dia 11/11. Se dois terços dos membros do diretório aprovarem um dos nomes, a definição se encerra nesse momento e o PT vai apresentar o nome à Federação Brasil da Esperança.

Leia mais...

@ Valter Campanato / Agência Brasil
@ Valter Campanato / Agência Brasil

Brasil e Paraguai assinam acordo contra corrupção e crime organizado

Publicado em Sexta - 27 de Outubro de 2023

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, assinaram nesta sexta-feira (27), em Assunção, o Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado, que prevê a atuação conjunta entre os dois países no enfrentamento ao narcotráfico, ao contrabando de armas, à lavagem de dinheiro e à corrupção, com o objetivo de intensificar a resposta policial e jurídica às redes criminosas que alimentam o tráfico de drogas e armas e a lavagem de ativos nos dois países.

A cooperação prevê a troca de informações em relação a condenados em um dos países e que busca fuga na nação vizinha

Leia mais...

Wilson Santos vai receber o título de Cidadão Sul-mato-grossense

Publicado em Quinta - 26 de Outubro de 2023 | por Robson Fraga

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul vai conceder o título de Cidadão Sul-mato-grossense ao deputado estadual por Mato Grosso, Wilson Santos (PSD). O requerimento, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos/MS), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Casa de Leis.

De acordo com o autor da proposição, a homenagem se faz justa por conta da atuação do homenageado nas áreas da política social, educação e do meio ambiente; notadamente em “causas relacionadas à proteção ao bioma Pantanal”.

Entre os trabalhos destacados, o fato de Wilson Santos, que também é professor de história e bacharel em direito, ser o autor da lei nº 11.865/2022, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas (UHE) e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do Rio Cuiabá.

Leia mais...
@ REUTERS / Brendan McDermid
@ REUTERS / Brendan McDermid

Reputação da ONU depende de ação sobre guerra, diz Mauro Vieira

Publicado em Terça - 24 de Outubro de 2023

“Grande parte da reputação das Nações Unidas depende da sua abordagem à crise em curso”, destacou nesta terça-feira (24) o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em Nova York, nos Estados Unidos.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

Lula veta tese do marco temporal em lei aprovada pelo Congresso

Publicado em Sexta - 20 de Outubro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar parcialmente o projeto de lei (PL) que estabelece que os povos indígenas só têm direito às terras que ocupavam ou reivindicavam até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da atual Constituição Federal. Essa tese é conhecida como marco temporal.

Leia mais...
@ REUTERS / Mike Segar
@ REUTERS / Mike Segar

Brasil é convidado para reunião no Egito sobre crise em Gaza

Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023

O governo do Egito, país que faz fronteira com a Faixa de Gaza, na Palestina, convidou o Brasil para participar de uma cúpula com outros países para discutir a guerra entre Israel e o grupo Hamas. A informação foi confirmada à Agência Brasil pela Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupera de uma cirurgia no quadril e não pode viajar. Um representante irá em seu lugar, mas o nome ainda não foi anunciado. A cúpula ocorrerá neste sábado (21), no Cairo, capital egípcia.

O foco principal do encontro é a crise humanitária em Gaza. O território está cercado e sofrendo bombardeios contínuos das forças militares de Israel, desde a eclosão de um novo conflito, há pouco mais de uma semana, quando o Hamas promoveu uma série de ataques em território israelense, que resultou na morte de centenas de civis e provocou uma forte contraofensiva.

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024

Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu nesta quarta-feira (18) que estados e municípios devem garantir transporte público gratuito durante as eleições de 2024. Por unanimidade, o Supremo também pediu ao Congresso a aprovação de uma norma para regulamentar o direito.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

CPMI do 8 de janeiro pede indiciamento de Jair Bolsonaro

Publicado em Quarta - 18 de Outubro de 2023

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro aprovou nesta quarta-feira (18) o pedido de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 60 pessoas, dos quais cinco ex-ministros e oito generais das Forças Armadas

Leia mais...
@ REUTERS / David 'Dee' Delgado
@ REUTERS / David 'Dee' Delgado

Conselho da ONU analisa na quarta-feira resolução sobre conflito

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2023

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai analisar nesta quarta-feira (18) o projeto de resolução elaborado pelo Brasil sobre o conflito no Oriente Médio. O texto pede pausas humanitárias na troca de agressões entre Israel e o grupo palestino do Hamas para permitir o acesso de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Leia mais...
@ Ricardo Stuckert/PR
@ Ricardo Stuckert/PR

Lula conversa com presidentes do Irã e da Turquia sobre Gaza

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (17), um telefonema do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, para tratar sobre o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, no Oriente Médio. Lula defendeu a libertação dos reféns em Gaza e a criação de um corredor humanitário

Leia mais...