Notícias SAÚDE
Com baixa cobertura vacinal, SES reforça alerta contra sarampo e HPV durante campanha
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu 500 mil doses de vacina para que os 142 municípios do Estado realizem ações da Campanha Nacional de Multivacinação, entre os dias 6 e 31 de outubro. A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e prefeituras, é voltada para o público de até 15 anos de idade.
Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira (7) a mais quatro estados. Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125
País tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol
O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação. O boletim mais recente com atualização dos casos foi divulgado pela pasta na noite desta segunda-feira (6).
Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol
O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).

Em todo o país, são 16 casos confirmados - 14 em São Paulo e 2 no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.
Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol
O Brasil registra 48 casos em investigação relacionados à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2). O balanço foi apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, em entrevista à imprensa na Sala de Situação, instalada pelo governo para monitorar os casos e coordenar as medidas de resposta.
Anvisa proíbe venda de café torrado, whey e suplementos; veja marcas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de todos os lotes do café torrado e moído extraforte e do café tradicional da marca Câmara, de empresa desconhecida, além de proibir a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso do produto.

Em nota, a Anvisa informou que a medida foi tomada depois que uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do estado do Rio de Janeiro confirmou a origem desconhecida do produto. As empresas indicadas como fabricantes na embalagem, segundo a agência, não estão regulares.
SES e Ministério Público discutem execução de contratos com hospitais filantrópicos em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou uma reunião, nesta segunda-feira (22.9), para debater a aplicação dos contratos firmados junto aos hospitais filantrópicos em Mato Grosso. A agenda teve o objetivo de analisar a regularidade da execução contratual por parte das unidades.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o diálogo com os órgãos de controle é fundamental para dar transparência às ações da SES.
Várzea Grande realiza I Encontro da Pessoa com Deficiência com 74 vagas de emprego exclusivas
Na próxima segunda-feira, 22 de setembro, será realizado o I Encontro da Pessoa com Deficiência no município de Várzea Grande, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, do Sine-VG e da Assessoria de Políticas de Inclusão. O evento será realizado no Várzea Grande Shopping, a partir das 10h, no terceiro piso, e integra a programação nacional do ‘Dia D de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência’, celebrado em todo o país.
Governo Lula quer ampliar em 40% atendimento nos hospitais universitários
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Arthur Chioro, destacou nesta segunda-feira (15) que umas das prioridades do governo federal é aumentar em 40% o atendimento nos hospitais universitários do país. 

Sindacs/MT cobra agilidade na tramitação do PCCV dos ACS e ACE em Cuiabá
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs/MT), Domingos Antunes, esteve em duas agendas importantes nesta quarta-feira (10). Pela manhã, reuniu-se com o procurador-geral do município de Cuiabá, Luiz Antônio Araújo Júnior, e no final da tarde foi recebido pela procuradora Lilian Alves, responsável pela recém-criada unidade jurídica da Procuradoria Geral do Município (PGM) voltada às demandas da saúde pública.
O tema central dos encontros foi o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), reivindicação histórica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da capital.
