Publicado em Domingo - 16 de Setembro de 2018 | por Agência Brasil

Campanha estimula jovens a se consultarem com urologistas

O objetivo é orientar os pais a levar os jovens de 15 a 19 anos de idade a médicos especialistas. Diferentemente das meninas, que na maioria, desde a adolescência vão ao ginecologista e criam o hábito de ir ao médico, os meninos, da mesma faixa etária, não têm o mesmo hábito de buscar orientação médica.

Leia mais...

Sete comunidades rurais e terapêuticas serão beneficiadas pelo Consultório Itinerante

Publicado em Quinta - 13 de Setembro de 2018 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A gestão Emanuel Pinheiro avança nos investimentos para uma Saúde cada vez mais humanizada e que atenda a população nas bases. Como prova deste cuidado está o Programa Consultório Itinerante. Criado pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em 2016, a equipe da unidade móvel foi intensificada para levar acolhimento integral à população que não tem acesso aos serviços das Unidades de Estratégia da Saúde da Família. Em menos de dois anos da atual administração, a atividade já percorreu mais de 11,5 mil quilômetros e realizou mais de 25 mil atendimentos.

Leia mais...

A quatro dias do final da campanha, 93% das crianças se vacinaram contra pólio e sarampo

Publicado em Quarta - 12 de Setembro de 2018 | por Nivaldo Coelho, da Agência Saúde

Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, indicam que a média nacional de vacinação está em 93%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina).

Leia mais...

Consórcio Intermunicipal de Saúde busca apoio do município de Cuiabá para começar a funcionar

Publicado em Quinta - 06 de Setembro de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

Nesta quarta-feira (05), representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde discutiram com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a possibilidade da realização de parceria para utilização do Centro de Distribuição da Capital para recebimento dos medicamentos que serão adquiridos pelo Consórcio. A reunião aconteceu no gabinete do procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo.

Leia mais...

Saúde confirma 1,5 mil casos de sarampo no país

Publicado em Quarta - 05 de Setembro de 2018 | por Agência Brasil

O levantamento, consolidado a partir de informações das secretarias estaduais, ainda apontou que 7.513 situações estão em investigação. O surto da doença afeta dois estados, o Amazonas, com 1.232 casos confirmados; e Roraima, com 301, sendo que 74 ainda estão sendo investigados.

Leia mais...

Convocação: 20,6 milhões de adolescentes devem se vacinar contra o HPV

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2018 | por Nivaldo Coelho, da Agência Saúde

Mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros devem buscar os postos de saúde para receber a vacina HPV. A convocação é do Ministério da Saúde, que lançou nesta terça-feira (4/9) uma Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação

Leia mais...

UTI Infantil não recebe pacientes após médicos pedirem demissão da Santa Casa

Publicado em Segunda - 03 de Setembro de 2018 | por Gazeta Digital

Leia mais...

Membros da CIPA no Pronto Socorro são capacitados para atuar no combate a incêndios

Publicado em Terça - 28 de Agosto de 2018 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Membros titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), que serão empossados na quarta-feira (29), participaram da Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, realizada de 20 a 24 de agosto.

Leia mais...

MPE entra com ação para município reabrir policlínica e reformar núcleo de reabilitação

Publicado em Terça - 28 de Agosto de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

O Ministério Público Estadual, por meio da 7ª Promotoria de Justiça – Especializada na Defesa da Saúde Coletiva, ingressou com ação civil pública, com pedido liminar, para que o município de Cuiabá reabra a Policlínica Dr. Sílvio Curvo, localizada no bairro Pascoal Ramos, bem como faça a reforma do Núcleo de Reabilitação

Leia mais...

Ministério da Saúde quer combater fake news com serviço pelo WhatsApp

Publicado em Terça - 28 de Agosto de 2018 | por Agência Brasil

Um canal no aplicativo WhatsApp vai possibilitar que a população consulte se a notícia sobre saúde que recebeu nas redes sociais é verdadeira ou falsa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, qualquer cidadão poderá adicionar gratuitamente o número (61) 99289-4640 nos contatos do celular.

“Ele servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Ou seja, é um canal exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras”, informou o ministério, por meio de nota.

Leia mais...