Publicado em Domingo - 21 de Abril de 2024

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Leia mais...
@ Tomaz Silva/Agência Brasil
@ Tomaz Silva/Agência Brasil

Brasil confirma caso autóctone de cólera em Salvador

Publicado em Domingo - 21 de Abril de 2024

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (19) um caso autóctone de cólera em Salvador, o que significa que o paciente contraiu a doença na própria cidade, sem viajar a outro lugar.

Em nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informa que o caso foi detectado em um homem de 60 anos de idade que apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa, em março de 2024. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia. Segundo exames laboratoriais, a bactéria causadora da doença foi Vibrio cholerae O1 Ogawa.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros registros, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente.

Leia mais...
@ Tomaz Silva/Agência Brasil
@ Tomaz Silva/Agência Brasil

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Publicado em Sábado - 20 de Abril de 2024

O Ministério da Saúde confirmou a compra de 12,5 milhões de doses de vacina contra a covid-19 da farmacêutica Moderna. Os imunizantes devem chegar à população nos próximos 15 dias. O contrato foi fechado na sexta-feira (19). A pasta informou que iniciou o processo de aquisição emergencial em dezembro de 2023

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. Coordenada pela SES e executada pelos municípios, a ação tem o objetivo mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da Influenza.

Leia mais...

Após TJ homologar TAC, prefeito Emanuel Pinheiro determina pagamento imediato de insalubridade nesta sexta-feira (5)

Publicado em Sábado - 06 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Após homologação do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Prefeitura de Cuiabá realizará nesta sexta-feira (5), até às 14h, o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores da Saúde de Cuiabá.

Leia mais...

Lúdio requer pagamento de insalubridade cortado dos servidores da Saúde de Cuiabá

Publicado em Sexta - 05 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Assessoria

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu informações e documentos ao prefeito de Cuiabá sobre o corte do adicional de insalubridade e outros adicionais do salário dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O requerimento foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa na quarta-feira (3).

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano

Publicado em Quarta - 03 de Abril de 2024

O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.

Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.

Nessa terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.

“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis.

Leia mais...
Foto: Davi Valle
Foto: Davi Valle

Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre risco de Febre Oropouche

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu um alerta para a comunidade sobre o risco crescente de Febre Oropouche (FO). Esta medida tem como objetivo reforçar a vigilância e detecção precoce de casos suspeitos em Cuiabá

Leia mais...

Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento Inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (1) à tão aguardada campanha de vacinação contra a gripe. Com o objetivo de proteger a população mais vulnerável, a primeira etapa da campanha contempla idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e profissionais da saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município serão o ponto de acesso para a vacinação ao longo da semana. Em uma medida voltada para facilitar o acesso, as UBS estarão abertas às segundas e quartas-feiras das 07h00 às 21h00, proporcionando uma opção conveniente para aqueles que buscam serviços de saúde após o horário de trabalho; nos demais dias úteis, o horário de funcionamento será das 07h00 às 16h00.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Publicado em Sexta - 29 de Março de 2024

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue em abril. O anúncio da ampliação de localidades selecionadas para receber os imunizantes, com essa terceira remessa, tinha sido feito um dia antes pela pasta.

Leia mais...