Publicado em Sábado - 24 de Setembro de 2022

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil registra 2.978 novos casos de covid-19 e 34 mortes

Publicado em Sábado - 17 de Setembro de 2022

O Brasil registrou 2.978 novos casos de covid-19, em 24 horas, segundo o segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (17) pelo Ministério da Saúde. No mesmo período, foram confirmadas 34 mortes de vítimas do vírus.

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa identifica moléculas associadas à depressão em idosos

Publicado em Sábado - 17 de Setembro de 2022

Pesquisa liderada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificou um conjunto de proteínas ligadas à depressão tardia, doença que acomete idosos. Foram determinadas moléculas que podem contribuir para diagnósticos e tratamentos mais eficazes.

Leia mais...

Kalil sanciona lei que garante prioridade de atendimento a pessoas que fazem 8 tipos de tratamento de saúde

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

Pessoas que realizam tratamentos de saúde, como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, ileostomia, urostomia, gastrostomia, traqueostomia ou que utilizem bolsa de colostomia, terão a garantia do direito ao atendimento na fila de prioridade de bancos, casas lotéricas, supermercados, hipermercados e/ou congêneres em Várzea Grande. É o que determina a lei nº 4.926/2022, sancionada pelo prefeito Kalil Baracat e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14).

“É de conhecimento geral que pessoas que passam por esses métodos de tratamento de saúde acabam por sofrer com dificuldades de locomoção, com a dor, ficam debilitadas. Então, nada mais justo do que o Poder Público garantir que elas tenham condições de continuar com suas vidas em sociedade da forma mais inclusiva possível.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2022

Pacientes com câncer de mama podem contar com o medicamento Trastuzumabe Entansina. Indicado em monoterapia - método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento - para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença. A Portaria que incorpora o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (12).

“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, mais de 620 mil mulheres morreram de câncer de mama em todo o mundo.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

Pacientes atendidas em unidades de saúde de Cuiabá relatam a importância do acolhimento

Publicado em Domingo - 11 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A ansiedade e a depressão podem levar para um caminho sem volta e isso muitos já sabem. Até o amarelo, uma cor vibrante e alegre é usada para chamar a atenção durante um mês inteirinho, marcando o Setembro Amarelo. Dentro desse calendário, ainda tem o dia 10 que potencializa as ações

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Jovem que fraturou o crânio recebe alta do HMC com saúde 100% restabelecida

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O servente de pedreiro Gabriel Santos, 21 anos, é um dos pacientes submetidos à craniotomia descompressiva, cirurgia que guarda parte do osso do crânio no abdômen. O jovem recebeu alta com a saúde 100% restabelecida, após ficar quase dois meses internado no Hospital Municipal de Cuiabá

Leia mais...

Várzea Grande segue com as campanhas de vacinação nas 22 unidades básicas de saúde

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande segue com as Campanhas Nacionais de Vacinação contra poliomielite, influenza, Covid-19 e multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), que somam 22 no Município. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30.

Leia mais...
© ARQUIVO/Tomaz Silva/Agência Brasil
© ARQUIVO/Tomaz Silva/Agência Brasil

Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha Nacional de Vacinação

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2022

Em mais uma tentativa de incentivar a imunização de crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde prorrogou, até o dia 30 deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação que tem como foco a paralisia infantil. Em ofício enviado nesta segunda-feira (5) pela pasta a secretários estaduais e municipais

Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

TJ reconhece ilegalidade da greve articulada pelo Sindimed e suspende movimento

Publicado em Domingo - 04 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT) reconheceu a ilegalidade da greve anunciada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) para a segunda-feira (05). A decisão em interromper tal iniciativa foi proferida pelo desembargador Marcos Machado, neste domingo (04), e prevê multa diária

Leia mais...