Publicado em Domingo - 06 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ SES-MT

Cerca de 300 profissionais da saúde são capacitados para diagnóstico da hanseníase

Um grupo de 300 profissionais da saúde de 10 municípios da Região Sudeste de Mato Grosso concluíram, na sexta-feira (04.10), a capacitação em vigilância, diagnóstico e atenção à hanseníase, em Tangará da Serra (a 241 km de Cuiabá). A capacitação é custeada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Instituto Alliance Against Leprosy, o Instituto Lauro de Souza Lima e as Secretarias Municipais de Saúde.

Esta é a terceira capacitação realizada em Mato Grosso neste ano. A primeira ocorreu em agosto, na região Noroeste, e a segunda no Vale do Peixoto, localizado no Norte do Estado. O curso está previsto no Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase e deve atender às 16 regiões de saúde mato-grossenses.

Leia mais...
SES-MT

Prefeito e equipe técnica debatem últimos ajustes para entrega total do HMC

Publicado em Quarta - 02 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

Considerado pelo Ministério da Saúde como o maior e mais moderno complexo hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá, Dr. Leony Palma de Carvalho deverá ser 100% entregue à população ainda este mês.

Leia mais...

Santa Casa sedia lançamento da campanha Outubro Rosa em MT

Publicado em Domingo - 29 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o MT Mama, sediará o lançamento da campanha “Outubro Rosa” no Hospital Estadual Santa Casa. O evento ocorrerá nesta segunda-feira (30.09), às 19h30, e reunirá autoridades do Estado.

Leia mais...

Paciente com 95% de obstrução em artéria é operada com hemodinâmica no São Benedito

Publicado em Quarta - 25 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

O Hospital Municipal São Benedito em Cuiabá realizou nesta terça-feira (24), uma cirurgia inédita, para sanar 95% de obstrução total da artéria carótida - uma das responsáveis pelo bombeamento sanguíneo do coração ao cérebro ocasionada pela doença denominada estenose de carótida.

Comparada a uma “bomba relógio”, o sucesso da recuperação da paciente Alice Santana de 58 anos, que tinha apenas 5% de chances de sobreviver à patologia, que é a terceira maior causa de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e responsável por mais de 50 milhões de mortes por ano em todo o mundo, se deu ao uso do aparelho de hemodinâmica – credenciado pela gestão Emanuel Pinheiro junto ao Ministério da Saúde no fim de agosto.

Leia mais...

Governo lança edital para contratação de prestadoras de serviço de UTI

Publicado em Quarta - 25 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Seplag-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), de Saúde (SES) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), lançou o edital de pregão eletrônico n° 001/2019 para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços médicos em Terapia Intensiva Adulta (UTI).

Leia mais...

Programa SOS AVC em Cuiabá beneficia 46 pessoas em menos de um mês

Publicado em Terça - 24 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

Com menos de um mês em funcionamento, o Programa SOS AVC, lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro no último dia 27, no Hospital Municipal São Benedito, já contemplou 46 pessoas acometidas e/ou com suspeita graves de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A celeridade do programa, que é inédito em Mato Grosso e colocou Cuiabá entre as maiores referências do país no tratamento AVC, fez com que 15 destes pacientes tivessem os riscos de morte e sequelas graves diminuídos em 92%. Isso porque a busca pelo atendimento aconteceu dentro das 08h consideradas cruciais para o socorro - o que culmina no bom desempenho do tratamento. Treze pacientes buscaram os serviços do SOS de forma tardia, com períodos que variaram de um a sete dias, e 18 não tiveram a confirmação dos sintomas.

Leia mais...

Governo paga quinta parcela do salário dos servidores da antiga Santa Casa

Publicado em Terça - 24 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), pagou nesta terça-feira (24.09) R$ 1,1 milhão, referente aos salários atrasados dos servidores da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Esta é a quinta parcela paga pelo Estado.

Leia mais...

1ª dama participa de projeto voltado à diminuição da Síndrome da Morte Súbita Infantil

Publicado em Quarta - 18 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, participou nesta terça-feira (17), no Hospital Santa Helena, da entrega número 10 mil da Caixa do Tesouro (Primeiro Berço), um kit feito à base de caixa de papelão, forrada com colchão e outros artefatos infantis voltado à conscientização e promoção da diminuição da Síndrome da Morte Súbita Infantil.

O projeto criado na Finlândia em 1930, foi iniciado no Brasil há pouco mais de 1 ano pelo médico Dr. Marcelo Sandrin, presidente da maior maternidade infantil da Capital mato-grossense. Segundo Sandrin, o convite à primeira-dama está ligado ao seu trabalho social realizado em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá nos últimos anos.

Leia mais...

Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo

Publicado em Sexta - 13 de Setembro de 2019

Leia mais...

Ministério da Saúde antecipa campanha de combate ao Aedes aegypti

Publicado em Quinta - 12 de Setembro de 2019

Se todos dedicarem apenas 10 minutos por dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa será possível reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika no Brasil, diz o Ministério da Saúde, que lançou nesta quinta-feira (12) a campanha de combate ao Aedes aegypti

Leia mais...