Publicado em Sexta - 18 de Março de 2022

Fiocruz quer que suas vacinas contra covid-19 cheguem a outros países

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalha em duas frentes para que vacinas contra covid-19 produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) possam chegar a outros países, disse hoje (18) em entrevista à Agência Brasil e à Rádio Nacional do Rio de Janeiro a presidente da fundação, Nísia Trindade Lima.

As baixas coberturas vacinais contra a doença em países pobres são motivo de preocupação de autoridades sanitárias internacionais e cientistas, já que a alta circulação do vírus entre populações não vacinadas pode continuar fazendo vítimas e produzindo novas variantes de preocupação.

Leia mais...
© Leonardo Oliveira/FioCruz
© Leonardo Oliveira/FioCruz

Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

Secretários aprovam aplicação de dose adicional em idosos de 80 anos ou mais

Publicado em Sexta - 18 de Março de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta pelos secretários Municipais de Saúde, decidiu, por meio de Resolução Nº 23, aprovar a aplicação de dose adicional do imunizante Astrazeneca em pessoas com 80 anos ou mais que já concluíram há quatro meses o esquema vacinal

Leia mais...
Reprodução/National Institute of Allergy and Infec
Reprodução/National Institute of Allergy and Infec

'Irmã' da Ômicron representa mais ameaça ao Brasil do que Deltacron, afirma virologista

Publicado em Quinta - 17 de Março de 2022 | por R7 Notícias

O anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que o Brasil investiga dois casos suspeitos da variante Deltacron — uma versão híbrida de Delta e Ômicron — chamou atenção nesta semana, embora ela não represente risco, ao contrário do que ocorre com uma subvariante da Ômicron que já circula no país e está associada a um aumento de novos casos de Covid-19 na Europa.

Queiroga corrigiu-se nesta quarta-feira (16) sobre a confirmação de dois casos da variante Deltacron no Brasil. Segundo ele, as notificações foram feitas pelos estados e ainda precisam ser confirmadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Leia mais...
- Foto: Tchélo Figueiredo
- Foto: Tchélo Figueiredo

Mato Grosso registra nesta quinta-feira 720.078 casos e 14.838 óbitos por Covid-19

Publicado em Quinta - 17 de Março de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (17.03), 720.078 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.838 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 512 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado

Leia mais...

Mato Grosso registra nesta quarta-feira 719.566 casos e 14.829 óbitos por Covid-19

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (16.03), 719.566 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.829 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 547 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Mato Grosso registra nesta terça-feira 719.019 casos e 14.824 óbitos por Covid-19

Publicado em Terça - 15 de Março de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (15.03), 719.019 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.824 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 810 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado

Leia mais...
© Arquivo/Gilberto Marques/Governo do Estado de São Paulo
© Arquivo/Gilberto Marques/Governo do Estado de São Paulo

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 4 de abril

Publicado em Terça - 15 de Março de 2022

O Ministério da Saúde inicia no dia 4 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Medicamento para tratar atrofia espinhal muscular é incluído no SUS

Publicado em Segunda - 14 de Março de 2022

O medicamento risdiplam, para tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo I, está incorporado a partir desta segunda-feira (14) ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, determinando a inclusão do medicamento, está publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Segundo Ministério da Saúde, a AME é uma doença genética que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína considerada essencial para a sobrevivência dos neurônios motores.

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ao menos 11 unidades federativas flexibilizaram uso de máscaras

Publicado em Segunda - 14 de Março de 2022

Ao menos dez estados brasileiros e o Distrito Federal já flexibilizaram suas regras de uso de máscaras de proteção respiratória, autorizando prefeituras locais a seguirem o mesmo caminho. Embora haja, entre os especialistas, quem julgue prematuro o relaxamento da medida de proteção contra o novo coronavírus, os governantes alegam que o avanço da vacinação e o menor número de casos da covid-19 no país tornam seguro que as pessoas voltem a descobrir seus rostos após dois anos de pandemia.

Entre as 11 unidades federativas consultadas pela Agência Brasil, a última a implementar as novas normas foi Minas Gerais. Desde o sábado (12), o governo estadual tornou opcional o uso de máscaras em locais abertos.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo
Foto: Tchélo Figueiredo

Mato Grosso registra nesta segunda-feira 718.209 casos e 14.822 óbitos por Covid-19

Publicado em Segunda - 14 de Março de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (14.03), 718.209 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.822 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dos 718.209 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso

Leia mais...