Notícias SAÚDE
Mato Grosso registra neste sábado 250.526 casos e 5.786 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (27.02), 250.526 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.786 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 557 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
Pesquisa: cepa do Amazonas do coronavírus gera mais carga viral
Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia constatou que a carga viral de pacientes contaminados pela cepa P.1 do novo coronavírus (SARS-CoV-2), uma variante provavelmente desenvolvida no Amazonas, é bem maior do que em pacientes com outras cepas que circulam no Amazonas. O SARS-CoV-2 é o vírus que causa a covid-19.
Prefeito estuda retomar toque de recolher em Cuiabá para conter disseminação da Covid-19
O prefeito Emanuel Pinheiro informou que estuda a possibilidade de retomar o toque de recolher em Cuiabá. A medida foi pauta em reunião realizada nesta sexta-feira (26), com o Comitê Municipal de Enfrentamento contra a Covid-19.
“Cresce uma onda alarmante e preocupante na nossa Capital, bem como detectamos a sobrecarga na rede municipal de saúde, na atenção secundária (upas e policlínicas), e nos leitos de enfermarias e UTIs [Unidade de Terapia Intensiva]”.
De acordo com o gestor da Capital, ainda aguarda informações essenciais de pneumologistas, sanitaristas, médicos e do Ministério da Saúde para saber como e quais medidas que podem ser tomadas.
Covid-19: Brasil registra 1.337 mortes; estados anunciam restrições
Segundo a última atualização dos números da pandemia de covid-19 no Brasil, 65.169 casos foram confirmados em 24 horas. No total, 10.455.630 pessoas já foram infectadas pela doença no país, que é o terceiro em número de contágios no mundo. Outros 846.821 pacientes seguem em acompanhamento médico.
Distrito Federal decreta lockdown total a partir deste domingo
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta sexta-feira (26) um novo decreto para determinar lockdown total na cidade, 24 horas por dia, por causa da elevada taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) na capital do país, em decorrência da covid-19.
8,6 mil doses de vacina já foram entregues a Cuiabá e Várzea Grande
Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande retiraram 8.690 mil doses da vacina da AstraZeneca e CoronaVac nesta sexta-feira (26.02) na sede da Rede de Frio. Os imunizantes integram as remessas encaminhadas pelo Ministério da Saúde na quarta e quinta-feira (24 e 25.02).
Nova remessa da CoronaVac contemplará idosos de 80 a 84 anos
O Governo de Mato Grosso recebeu, nesta quinta-feira (25.02), 11,8 mil doses da vacina CoronaVac. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será destinado aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos entre 80 e 84 anos.
As unidades da nova remessa poderão ser utilizadas como primeira ou segunda aplicação. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
Treze municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta quinta-feira (25.02), o Boletim Informativo n° 354 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.
O documento mostra, a partir da página 9, que 13 municípios registram alta classificação de risco para o coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Nova Xavantina, Sorriso, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Cotriguaçu.
Ainda de acordo com informações do Boletim, outras 25 cidades foram classificadas na categoria de risco moderado para a Covid-19.
Mato Grosso registra nesta quinta-feira 248.444 casos e 5.747 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (25.02), 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.747 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 1.975 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.
Novas doses serão destinadas à vacinação de idosos entre 80 e 89 anos
O Governo de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (24.02), 21 mil doses da vacina AstraZeneca. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será destinado aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos com idade entre 80 e 89 anos.
Conforme o gerente do Programa Estadual de Imunização em Mato Grosso, Thiago Rondon, a orientação do Governo Federal é para que as novas doses também contemplem os trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados.
O gestor informa que as unidades da nova remessa serão utilizadas como primeira aplicação. Para a vacina AstraZeneca, o prazo para a aplicação da segunda dose é de até 84 dias.