Notícias SAÚDE
Governo do Estado repassa mais de R$ 6 milhões às UTIs
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), repassou, mediante Portaria n° 057/2019, aos Fundos Municipais de Saúde, o valor total de R$ 6.229.720.00 (seis milhões duzentos e vinte nove mil e setecentos e vinte reais) que será dividido entre 16 hospitais para custeio mensal de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Intermediário Neonatal ou em processo de credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
MT Hemocentro completa 25 anos salvando vidas em Mato Grosso
Fundado em 15 de março de 1994, o MT Hemocentro completa 25 anos de trabalho voltado para salvar vidas diariamente. O único banco de sangue público do Estado é responsável pela execução da Política Nacional de Sangue do Ministério da Saúde, que contempla diversos serviços ofertados pelo SUS
População da região do Coxipó debate Saúde Pública neste sábado
Moradores da Regional Sul (que engloba toda a região do Coxipó) debatem melhorias para a saúde pública de Cuiabá neste sábado (09). O encontro que acontecerá das 8h às 18h na Escola de Saúde Pública, situada no bairro Coxipó (próximo ao Hospital Adalto Botelho) é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) da Capital e marca o início das pré-conferências Regionais.
As etapas fazem parte da preparação para a 13ª Conferência Municipal de Saúde e terão os debates norteados por três eixos temáticos "Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS" e terão como objetivo colher subsídios e propostas a partir dos debates para a etapa Municipal que acontecerá de 10 a 12 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Metade das mortes de jovens das Américas ocorre por causas evitáveis
A metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por causas evitáveis. As três principais são os homicídios, os acidentes de trânsito e os suicídios. O dado é de relatório recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que analisa informações sobre a saúde
Registro de infecção por sífilis reduz em 17% em Mato Grosso
O relatório da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado apontou que a infecção por Sífilis apresentou uma razoável redução no número de casos em Mato Grosso, com índice de 17%.
Os dados mostram que, em 2017, foram notificados 295 casos de sífilis, na faixa etária entre 15 e 24 anos, enquanto em 2018, o número de casos caiu para 270, uma redução de 8%. O relatório também aponta uma redução na faixa etária de 25 a 34 anos. Em 2017, foram notificados 260 casos e em 2018, foram 235, o que representou uma redução de 9%.
Embora os dados tenham apresentado uma redução nas duas faixas etárias apresentadas anteriormente, em gestantes, observou-se crescimento. Em 2017, foram notificadas 676 grávidas com sífilis, enquanto em 2018, esse número saltou para 725.
Tratamento realizado no SUS corrige problema congênito e possibilita que criança ande normalmente
A felicidade com o nascimento do pequeno Thomas Miguel dividiu espaço com uma preocupação que surgiu tão logo seus pais, Stefany Zaquimael e Bruno Xavier olharam para o bebê. Ele nasceu com uma má formação, chamada pé torto congênito.
O primeiro pensamento de Stefany, ao ver o filho, foi de que ele não seria capaz de andar, ou andaria com muita dificuldade. “Tenho um primo que nasceu com este problema, mas na época não havia tratamento na rede pública e na rede particular era muito caro. Ele cresceu com os pés tortos, consegue andar, mas com bastante dificuldade. Achei que aconteceria a mesma coisa com meu filho”, relembrou.
Superbactéria circulou no Brasil antes de ser descrita pela China
Um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que a bactéria Klebsiella pneumoniae, super-resistente a antibióticos, já circulava pelo Brasil em 2011, quatro anos antes de ser descrita na China, em 2015.
Ambulatório do HMC passa a atuar como fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação em Cuiabá
Inaugurado nesta segunda-feira (25) o ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC irá atender cerca de 100 pacientes por dia - subdivididos em 13 especialidades médicas dentre as quais ginecologia, mastologia e ginecologia cirúrgica, cardiologia, dermatologia, clínico em saúde mental, endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, as especialidades foram selecionadas de acordo com as principais demandas existentes na rede pública de Saúde. Com isso, o ambulatório do HMC passa a atuar como uma importante fonte ‘desafogadora’ da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS na Capital.
Paciente com risco de morte aguarda vaga na UTI, mesmo após Defensoria garantir vaga na Justiça
Decisão da Justiça garantindo a transferência foi dada às 18h42 de ontem, mas até o momento a paciente aguarda socorro
A Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu liminar na Justiça no sábado (23/2), que determina, no prazo de 24 horas, para que o Estado e o município de Diamantino, 184 km de Cuiabá, transfiram para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a paciente E.R.M., 47 anos, em situação grave de saúde e “iminente risco de morte”.
Ela encontra-se internada no Hospital São João Batista, em Diamantino, em decorrência de várias complicações de saúde, entre elas, um derrame. E. está com insuficiência cardíaca e respiratória e tem obesidade mórbida e diabetes.