Notícias SAÚDE
Servidores da SES se mobilizam para garantir atendimento diferenciado na Caravana
As ações do Gabinete itinerante tiveram início no começo desta semana, sob o comando do secretário executivo da SES, Wisley Clemente, e terá continuidade com a chegada do secretário João Batista, a partir desta quinta-feira (09.03). No atendimento aos municípios, também serão tratados os assuntos pertinentes às Secretarias Adjuntas de Regulação, Serviços de Saúde e Política de Regionalização.
Novas políticas para mulheres garantem parto humanizado e acesso ao DIU
As diretrizes estão voltadas à prioridade ao parto natural, de menor risco para a saúde da mãe e do bebê, e acompanham as mais recentes evidências científicas. Elas foram elaboradas por grupo de especialista e colocadas em consulta pública, com 396 contribuições, 84% feitas por mulheres.
Venda de termômetro com mercúrio será proibida a partir de 2019
Em junho de 2016, a Anvisa abriu consulta pública sobre o tema. Na ocasião, a agência destacou o compromisso firmado com a Convenção de Minamata, onde 140 países, incluído o Brasil, comprometeram-se com o controle do uso e redução de emissões e liberações do mercúrio para a natureza.
Uso recreativo de anfetaminas está ligado a problemas cardíacos, diz estudo
Os voluntários foram distribuídos em grupos de não-fumantes, fumantes, usuários de anfetamina e usuários de metadona. Metadona é um substituto para heroína para pessoas que estão tentando abandonar o uso da droga.
Quinta edição da Caravana da Transformação começa nesta terça-feira
Além de Quatro Marcos, outros 13 municípios receberão atendimento. Para isso, um cronograma de atendimentos foi definido entre a coordenação de Saúde da Caravana da Transformação e os secretários municipais de saúde. As Prefeituras das cidades envolvidas são responsáveis pela regulação, transporte e alimentação dos pacientes.
Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas
Em 2017, para as crianças, há ampliação da oferta da vacina tetra viral, passando a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. Antes era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação das crianças com a tríplice viral (sarampo, Caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses com a tetra viral (segunda dose com a varicela).