Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022

Agência Brasil explica: o que é o retinoblastoma

Ainda não tão conhecido do público em geral, existe um tipo de câncer que acomete crianças e atinge os olhos, podendo ter consequências graves. É o retinoblastoma, tumor maligno que se aloja nas retinas de meninos e meninas.

Essa modalidade de câncer, em geral, atinge crianças com idades entre 2 e 5 anos. Ela é responsável por 2% a 4% de todos os casos de câncer em crianças em todo o mundo a cada ano.

Leia mais...
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 929 mortes e 193 mil casos em 24 horas

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022

O Brasil registrou em 24 horas 929 mortes em decorrência de complicações associadas à covid-19, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Saúde nesta terça-feira (1º) com informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde. Com isso, o Brasil se reaproxima do patamar dos 1 mil óbitos diários, registrado em setembro do ano passado.

No total, 628.067 pessoas perderam a vida para a covid-19. Ontem, o sistema de informações da pandemia contabilizava 627.138 vítimas que não resistiram à doença.

Leia mais...
© SESI/Vinicius Magalhaes/Direitos Reservados
© SESI/Vinicius Magalhaes/Direitos Reservados

Fiocruz: positividade de testes RT-PCR subiu de 3% para 37% em janeiro

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta terça-feira (1º) que aumentou o número de testes RT-PCR positivos para covid-19 analisados em seus laboratórios. Em dezembro de 2021, a cada 100 testes analisados, 3 davam positivos. Em janeiro, até o dia 24, de cada 100 testes, 37 eram positivos

Leia mais...

Teste do Olhinho é primeiro passo para identificar doenças oculares

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

O Teste do Olhinho, conhecido como teste do reflexo vermelho, feito ainda na maternidade, até 72 horas de vida do bebê, é o primeiro exame que ajuda na detecção precoce de doenças oculares que podem afetar crianças. Entre essas doenças está o retinoblastoma, um tipo raro de tumor intraocular maligno primário, ou câncer no olho, de origem genética, mais comum entre as crianças de até 5 anos de idade. Ele tem origem em células da retina e pode afetar um olho (unilateral) ou os dois. A estimativa é que, por ano, cerca de 6 mil crianças no mundo sejam afetadas por essa doença.

Leia mais...
© Prefeitura de Caraguatatuba/Direitos reservados
© Prefeitura de Caraguatatuba/Direitos reservados

Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

A pandemia de covid-19 trouxe impactos para o atendimento em relação às doenças tropicais negligenciadas que passaram a registrar aumento da mortalidade, apesar da queda de internações.

Em 2020, a taxa de mortalidade para malária subiu 82,55%, apesar da queda de 29,3% nas internações. Doenças como a leishmaniose visceral e a leptospirose também registraram aumento de mortalidade de 32,64% e 38,98%, respectivamente. O número de internações por essas doenças diminuiu no período, com quedas de 32,87% e 43,59%.

Leia mais...
© SMS de Mesquita/RJ
© SMS de Mesquita/RJ

Pandemia de covid-19 faz notificações de hanseníase caírem 57% em 2021

Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2022

A pandemia de covid-19 provocou, no ano passado, queda de 57% nas notificações de hanseníase no Brasil. Até o momento, foram registrados no país 12.045 novos casos da doença, informa levantamento preliminar feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com base em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação

Leia mais...
© Reuters/Adrien Fillon/Direitos reservados
© Reuters/Adrien Fillon/Direitos reservados

Entenda como vai funcionar o autoteste de covid-19

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022

Nesta sexta-feira (28), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a possibilidade de comercialização de testes de covid-19 que podem ser aplicados por leigos, em si mesmos ou amigos e familiares, os chamados autotestes.

Até agora, os testes só poderiam ser aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias. Há no mercado diferentes tipos de teste, dos laboratoriais mais precisos, como o RT PCR, aos de anticorpos, passando pelo de antígeno, que fornece um diagnóstico rápido mas possui menos índice de acerto do que o RT-PCR.

Nesta matéria, a Agência Brasil explica o que foi aprovado e como será possível o uso dos autotestes pelos cidadãos.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

Governo abre 35 leitos de UTI e 5 de enfermaria para tratamento da Covid-19

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

O Governo do Estado disponibiliza a partir desta sexta-feira (28.01) mais 35 leitos de UTI e 10 de enfermaria para o tratamento da Covid-19 em Mato Grosso. As novas vagas foram ampliadas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Nova Mutum.

Na capital, foram abertas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), 5 novas vagas de UTI pediátrica. Com essa ampliação, o hospital contará com o total de 30 leitos de UTI adulto, 10 leitos intensivos pediátricos e 121 leitos de enfermaria para o tratamento da doença.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Mato Grosso registra nesta sexta-feira 621.673 casos e 14.261 óbitos por Covid-19

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (28.01), 621.673 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.261 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 5.016 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Secretários de Saúde pedem revogação de portaria sobre o kit covid

Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2022

Os conselhos nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entregaram ofício ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (27) que solicita a revogação de uma nota técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde que inicialmente indicava medicamentos do chamado kit covid.

A nota técnica havia sido assinada pelo secretário de Ciência e Tecnologia da Saúde, Hélio Angotti Neto, e tinha informações divergentes das contidas no relatório da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Leia mais...