Notícias GERAL
App Caixa Trabalhador oferta serviços para beneficiários do INSS
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem via Caixa podem, a partir de agora, consultar informações sobre a parcela do seu benefício e a prova de vida pelo aplicativo Caixa Trabalhador. O serviço deve beneficiar cerca de 6,1 milhões de pessoas.
Governador articula financiamento de R$ 950 milhões para a Educação e Agricultura Familiar de MT
O governador Mauro Mendes articulou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a obtenção de financiamento de 180 milhões de dólares (cerca de R$ 950 milhões), que serão destinados a investimentos na Educação e na Agricultura Familiar de Mato Grosso.
Edna vai propor que PM cumpra TAC por racismo
A vereadora Edna Sampaio (PT) vai apresentar ao Ministério Público Estadual (MPE) a proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Secretaria de Segurança Pública, com ações de educação antirracista voltadas à Polícia Militar.
Desde a semana passada, a parlamentar acompanha o caso do servidor público Benedito Joaquim Morais Álvares, 48 anos, que foi agredido por soldados da PM durante uma abordagem, em Várzea Grande, ação que, segundo mostram os fatos, foi motivada por racismo.
Paralisação neste dia 18 de agosto em defesa dos serviços públicos contra a PEC 32
O Sintep/MT convoca a categoria para participar e luta contra o ataque aos serviços públicos e ao desmonte das conquistas promovido no governo Mauro Mendes
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) convoca a categoria das redes municipais e estadual, para participar da luta contra as ameaças aos serviços públicos das esferas federal, estadual e municipal, e ao desmonte trazido pela Reforma Administrativa (PEC 32). No estado, o enfrentamento terá voz também aos ataques contra as privatizações e terceirizações dos trabalhadores da educação no governo Mauro Mendes, que precariza os salários até mesmo de aposentados.
Governador afirma que Ferrogrão vai alavancar desenvolvimento de MT: “Defendo com unhas e dentes”
O governador Mauro Mendes afirmou que a construção da Ferrogrão será um importante passo para alavancar o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente no escoamento da produção de grãos.
A Ferrogrão é esperada há décadas e ligaria o município de Sinop, em Mato Grosso, até o porto de Miritituba, no Pará. Neste sábado (21.08), haverá uma manifestação em defesa da ferrovia, que contará com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
“Desde o primeiro dia de mandato tenho cobrado essa questão.
Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.
Real digital reduzirá ainda mais uso de dinheiro em papel no Brasil
É incomum encontrar quem ainda vai a um banco sacar dinheiro para fazer pagamentos. As transações digitais, seja por meio de transferências, cartões ou Pix, facilitam o dia a dia e já fazem parte da rotina de muitos consumidores. E em alguns anos, os brasileiros terão mais uma forma de lidar com o dinheiro.
Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades durante a pandemia
Em 483 cidades houve aumento de casos de violência contra a mulher durante a covid-19, que atingiu o Brasil em fevereiro de 2020. O número equivale a 20% dos 2.383 municípios ouvidos pela nova edição da pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a pandemia.
Em 269 (11,3%) municípios, houve elevação nas ocorrências de violência contra criança e adolescente, em 173 (7,3%) foram registrados mais episódios de agressão contra idosos, e em 71 (3%) contra pessoas com deficiência. Em outras 1.684 cidades (70,7%), as prefeituras não receberam mais denúncias de violência contra esses segmentos.
Somados, os percentuais de cidades onde houve acréscimo de casos de agressão contra diferentes segmentos chegam a 41,9% dos municípios ouvidos no estudo.
Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos de afogamento nos rios de Mato Grosso
Equipes do Agrupamento de Mergulho autônomo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) estarão percorrendo, a partir deste domingo (15.08), os principais rios, lagos e cachoeiras da baixada cuiabana para prevenir os banhistas sobre pontos com alto risco de afogamento e que devem ser evitados.
“MT está crescendo muito e tem um governo dedicado a melhorar essas relações econômicas”, afirma embaixador da Argentina
O governador Mauro Mendes recebeu a visita do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (12.08).
Durante a reunião, Scioli pontuou que Mato Grosso é um estado que tem se destacado na economia brasileira e que ainda tem muito a crescer.
“Vi aqui um governo facilitador. Mato Grosso é um estado que está crescendo muito e tem um governo dedicado a melhorar essas relações econômicas, enfrentando esse grande desafio do futuro que é ampliar a produção de alimentos”, declarou.