Notícias GERAL
“A isenção do IPVA vai ajudar 547 mil pessoas, especialmente a população que mais precisa”, afirma governador
O governador Mauro Mendes afirmou que a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que será concedido a 547 mil mato-grossenses, irá beneficiar especialmente a população que mais precisa e tem sido mais afetada pela pandemia.
O projeto de lei que prevê a isenção foi enviado pelo governador nesta quarta-feira (14.04), e já recebeu aprovação dos deputados da Assembleia Legislativa. Assim que retornar ao Executivo, será sancionado.
“Agradeço muito aos nossos deputados pela sensibilidade e pela rápida aprovação do projeto. Essa atitude vai ajudar a aliviar o bolso e melhorar a vida de mais de meio milhão de mato-grossenses, especialmente a população que mais precisa”, agradeceu o governador.
Outra pandemia assusta as famílias brasileiras: a da fome!
Milhares de pessoas não têm o que comer: falta-lhes o alimento básico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cinco anos, a fome aumentou no Brasil e já são 10,3 milhões de pessoas que vivem em insegurança alimentar grave no país. A fome é mais prevalente nas áreas rurais, atinge mais os domicílios chefiados por mulheres e quase metade dos famintos são da região Nordeste. Com a pandemia do novo coronavírus os índices de desemprego também aumentaram atingindo a marca de 14,1 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) pelo IBGE, divulgada em dezembro/2020.
INSS retoma atendimentos nas regiões Norte e Centro-Oeste
A partir desta segunda-feira (12) os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltam a ser atendidos presencialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste. A perícia médica, a avaliação social e os demais serviços voltam a ser realizados mediante agendamento prévio.
Em nota, o INSS informou que todas as unidades estão adotando medidas rigorosas para evitar a disseminação da pandemia da covid-19. Segundo o órgão, os protocolos de proteção e de prevenção ao contágio estão sendo respeitados.
Apesar da retomada do atendimento presencial, o INSS recomenda que o segurado dê preferência aos canais eletrônicos do órgão.
Nova lei de trânsito entra em vigor nesta segunda-feira
As alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entram em vigor a partir desta segunda-feira (12). As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.
Campanha do Cuiabá Arsenal incentiva doação de sangue na capital
O compromisso social dos atletas e do time Cuiabá Arsenal em realizar campanhas de incentivo à doação de sangue ganhou mais sentido nos últimos tempos. Com a pandemia de Covid-19, o medo de se expor à doença fez diminuir consideravelmente o número de doadores e, consequentemente, o estoque de sangue no MT Hemocentro, deixando-o em situação de alerta.
A diretora da unidade coletora em Mato Grosso, Gian Carla Zanela, confirmou a baixa adesão da população e o baixo estoque no MT Hemocentro.
Mais da metade dos beneficiários gasta auxílio de forma digital
Mais da metade das pessoas que recebem o auxílio emergencial gastam o benefício pelo aplicativo de celular, antes de fazerem o saque nas lotéricas e nas agências, disse hoje (9) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ele participou do programa A Voz do Brasil e ressaltou a importância do aplicativo Caixa Tem
Bolsonaro sanciona a nova Lei do Gás
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (8) o Projeto de Lei 4.476 de 2020, que trata do novo marco regulatório do setor de gás. A matéria teve votação concluída no Congresso Nacional no dia 17 de março. A informação foi dada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que esclareceu que não houve vetos presidenciais à nova lei.
302 anos de Cuiabá: Prefeitura é parceira da Romaria das Águas e Carreata da Fé
A Prefeitura de Cuiabá é parceira de uma das festividades comemorativas do aniversário dos 302 anos da capital, no dia 8 de abril. Em sua 4ª Edição, o evento em celebração ao padroeiro da cidade "Romaria das Águas e Caminhada da Fé. Sob a organização da Arquidiocese de Cuiabá e, do Padre Felisberto Samoel da Cruz, será um evento macro-ecumênico com a participação de todos os segmentos religiosos.
Responsável pelo evento, o Padre Felisberto Samoel da Cruz explica que a 4ª Celebração pretende fazer da Capital o grande palco de todas as manifestações de fé, em torno do Padroeiro Senhor Bom Jesus. “A proposta é mostrar a unidade inter-religiosa ao padroeiro representando a todos que nele crê.
Masculinidade e violência: A desconstrução dos agressores através do Serviço de Reflexão para Homens
O consumo de álcool e/ou de outras drogas é comumente utilizado como justificativa no processo de violência doméstica. O uso dessas substâncias foi admitido por pelo menos 12 homens, entre os 17 inquéritos de tentativa de homicídios e feminicídio inicialmente selecionados pela jornalista e escrivã da Polícia Civil, Luciene Oliveira, em sua dissertação de mestrado “O feminicídio no processo da violência é um crime evitável? Políticas de proteção às mulheres em situação de violência”. O montante representa 71% dos autores dos casos, que ocorreram entre 2016 e 2017, em Várzea Grande.
Tenente Lara morre de covid-19 após dois dias internado
O policial militar aposentado Juvenilioda Silva Lara, 72, o “Tenente Lara”, morreu vítima de covid-19 na manhã desta quarta-feira (7), em Cuiabá. Ele estava internado há dois dias. Conhecido pelo apelido de "Às de Ouro", o militar ficou conhecido por sua irreverência e bom humor, após apresentar o programa Cadeia Neles na década de 1990, na TV Vila Real.
Segundo informações de um familiar, Lara passou mal na segunda-feira (5) e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, próxima a sua casa. Na unidade de saúde, ele recebeu diagnóstico da covid-19 e logo recebeu ajuda de aparelhos para respitar. O policial aposentado estava acima do peso, era diabético e cardíaco, fatores que podem ter agravado a doença.