Publicado em Domingo - 17 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom VG

Várzea Grande abre processo seletivo para 2.946 vagas na Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande irá realizar processo seletivo simplificado para o preenchimento de 2.946 vagas e formação de cadastro reserva para a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O Edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (AMM).

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o certame é indicado para candidatos de nível médio e superior para os cargos de técnico de desenvolvimento infantil (410), técnico de desenvolvimento educacional especializado (620), agente administrativo (90), técnico de manutenção e segurança da infraestrutura escolar (250), técnico em nutrição escolar (210), técnico de manutenção da infraestrutura e higienização escolar (350), motorista de transporte escolar CNH "D" (16), professor de pedagogia (820), professor de artes (30), professor de artes com ênfase em música (40), professor de educação física (50), professor de português (30) e professor de matemática (30). O seletivo também reserva 152 vagas para candidatos PCD e 589 vagas para candidatos negros/índios.

Leia mais...

@ Valter Campanato / Agência Brasil
@ Valter Campanato / Agência Brasil

Pessoas com deficiência estão mais vulneráveis à desinformação

Publicado em Sexta - 15 de Setembro de 2023

As pessoas com deficiência visual, auditiva, tátil ou com algum tipo de neurodiversidade estão muito mais vulneráveis às desinformações. O tema foi abordado nesta sexta-feira (15) durante o segundo dia do seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

AGU aceita denúncia da Prefeitura de Cuiabá contra Consórcio BRT

Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

A Advocacia-Geral da União (AGU) aceitou a denúncia da Prefeitura de Cuiabá contra as empresas do Grupo Engevix, que, supostamente, praticaram conluio visando fraudar a licitação. Isso ocorreu devido à conexão entre ela e o Consórcio Mobilidade MT, fazendo parte do mesmo grupo econômico e estando envolvidas em uma obra na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, e no município de Parauapebas (PA).

Segundo a denúncia da Prefeitura, durante o processo licitatório para as obras determinadas pelo Governo do Estado em Cuiabá e Várzea Grande, houve a participação de dois consórcios concorrentes. O primeiro, denominado "Consórcio Mobilidade MT", era composto pelas empresas Paulitec Construções Ltda e Trail Infraestrutura Ltda, enquanto o segundo, chamado "Consórcio Construtor BRT Cuiabá", era composto pelas empresas Nova Engevix, Heleno & Fonseca Construtécnica SA e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda. Este último foi declarado vencedor, com um lance final de R$ 468 milhões.

Leia mais...

IML busca familiares de homens encontrados mortos em Feliz Natal

Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Politec -MT

O Instituto Médico Legal busca por identificação de dois corpos encontrados em avançado estado de decomposição no município de Feliz Natal (distante 514 km de Cuiabá), que estão sob custódia da Gerência de Antropologia Forense do IML da Capital. O primeiro caso envolve um homem que foi encontrado morto às margens da MT-225

Leia mais...

Leverger sedia primeira audiência pública para discutir o BID Pantanal

Publicado em Quarta - 13 de Setembro de 2023 | por Robson Fraga, Assessoria

Começou nesta terça-feira (12), o ciclo de quatro audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para debater o programa Bid Pantanal. O primeiro encontro, realizado na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, foi solicitado pelo deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), tendo como coautor o deputado Wilson Santos (PSD).

O objetivo é discutir ações voltadas para saneamento público, equipamentos, sanitários, abertura de estradas, educação ambiental, geração e distribuição de renda para 12 municípios mato-grossenses. Para estes fins, o programa, criado em 1990 pela iniciativa do então governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, reserva cerca de R$ 1 bilhão oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Wilson Santos lembrou que o programa estava parado desde 2003, e hoje está a ser revitalizado pelo ministro da Agricultura, o senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD).

Leia mais...
ilustrativa
ilustrativa

Serviços online de abertura e regularização de empresas estão disponíveis para todos os municípios de MT

Publicado em Quarta - 13 de Setembro de 2023

A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) pôs fim às filas de espera e a burocracia nos atendimentos de abertura e regularização de empresas em todo o estado, com a integração dos 141 municípios à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim).

Leia mais...
Foto: Marcos Lopes
Foto: Marcos Lopes

Presidente da ALMT recebe lideranças comunitárias do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ AL-MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), recebeu na manhã desta segunda-feira (11), representantes de vinte lideranças comunitárias do Rio dos Peixes, Arraial dos Freitas, Coxipó do Ouro, Pirapora e Rio dos Médicos I e II,

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom
Foto: Marcos Vergueiro/Secom

Governo de MT já interligou 47% dos municípios que não tinham rodovias asfaltadas

Publicado em Sexta - 08 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

Dos 38 municípios mato-grossenses que não possuíam acesso por via asfaltada, 18 deles, ou seja, 47%, já receberam asfaltamento do Governo do Estado. A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) ainda executa obras em outros oito municípios, o que vai garantir um total de 129 cidades com ligações asfaltadas.

Leia mais...

Kalil decreta ponto facultativo em Várzea Grande no dia 8 de setembro

Publicado em Quinta - 07 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom VG

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, decretou ponto facultativo no Município no dia 8 de setembro, um dia após o feriado nacional de 7 de setembro. Com a decisão, o atendimento nos órgãos públicos – municipal, estadual e federal -, com sede na cidade, fica suspenso, retornando normalmente na próxima segunda-feira, dia 11.

Leia mais...
@ Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
@ Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Lula embarca para Nova Déli para participar da Cúpula do G20

Publicado em Quinta - 07 de Setembro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira (7) para Nova Déli, capital da Índia, onde participa da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, nos dia 9 e 10 deste mês. A previsão é que a comitiva brasileira chegue à cidade indiana no final da noite de sexta-feira (8)

Leia mais...