Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2023

Presidentes de oito países amazônicos assinam Declaração de Belém

Os presidentes dos países amazônicos divulgaram, nesta terça-feira (8) a Declaração de Belém, documento que consolida a agenda comum entre os oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a região.A declaração, assinada durante o primeiro dia da Cúpula Amazônica

Leia mais...
@Ricardo Stuckert/PR
@Ricardo Stuckert/PR

Foto: Sema-MT
Foto: Sema-MT

Apenas 3,4% das máquinas e veículos apreendidos são destruídos por não terem possibilidade de remoção

Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

De um total de 1.113 máquinas e veículos apreendidos durante operações de combate a crimes ambientais em Mato Grosso, entre os anos de 2020 e 2023, apenas 38 foram destruídos. O número representa 3,4% do total de apreensões no período.

Leia mais...
@Arte/Agência Brasil
@Arte/Agência Brasil

Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira

Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2023

Começa nesta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, evento que reunirá chefes de Estado de países amazônicos para discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade de Belém receberá os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, do Peru e da Venezuela.

Leia mais...

Wilson repudia queima de maquinários pela Sema em Marcelândia

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023 | por Robson Fraga, Assessoria

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) repudiou a atitude da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) que nesta quinta-feira (3), queimou maquinários agrícolas que utilizados na fazenda Curuá Madeireiras do Amazonas Ltda, em Marcelândia (697 quilômetros de Cuiabá).

Santos é autor do projeto de lei 272/2022, vetado pelo governador Mauro Mendes em 31 de julho deste ano, que previa o repasse de maquinários apreendidos em garimpos ilegais e no desmatamento ilegal para agricultura familiar.

"Nosso projeto foi vetado pelo governo. Mas se tivesse sido aprovado, poderia servir de modelo neste ato ocorrido ontem (5), e estas máquinas teriam serventia. Por que queimar ao invés de apreendê-las até o fim do processo legal, dando ampla defesa ao proprietário

Leia mais...
Foto: Sema/MT
Foto: Sema/MT

Sema solta 9 aves que estavam em reabilitação com tutora de Várzea Grande

Publicado em Domingo - 30 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta semana, a soltura de 9 aves que estavam com uma tutora, no município de Várzea Grande, em reabilitação.

De origem diversa, as aves estavam em um recinto onde foi possível treinarem voos, o que as tornou aptas a retornar à natureza.

Elas foram soltas na pousada Rio Mutum, na região de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger.

As espécies são 7 periquitos-de-encontros-amarelos, 1 periquitão-maracanã e 1 maracanã.

Leia mais...
Marcos Vergueiro/Secom-MT
Marcos Vergueiro/Secom-MT

Novo sistema do Corpo de Bombeiros garante mais eficiência no combate aos incêndios

Publicado em Domingo - 30 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conta com uma nova plataforma de monitoramento de incêndios florestais via satélite, capaz de gerar dados mais precisos e garantir a eficiência no atendimento de ocorrências. O sistema é resultado dos investimentos do Governo do Estado.

Leia mais...
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

Prefeito propõe que Consórcio lidere implantação de políticas de tratamento de resíduos sólidos na Baixada Cuiabana

Publicado em Quinta - 27 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O prefeito Emanuel Pinheiro defendeu, nesta quarta-feira (26), que a destinação correta dos resíduos sólidos das cidades da Baixada Cuiabana faça parte das discussões do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá. A proposta foi apresentada no debate promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que tratou sobre o tema com gestores municipais e representantes de diversas entidades do estado.

Emanuel explicou que o consórcio é formado por 14 municípios e possui toda a estrutura necessária para construir políticas públicas voltadas ao tratamento adequado dos resíduos sólidos. Segundo ele, a entidade é autônoma, com aspectos jurídicos que lhe permitem liderar o movimento de integração das iniciativas de interesse comum e que podem ser implantadas, gradativamente, na região.

Leia mais...
Reunião Sema e UFMT sobre o curso Educação e Geoparques Foto: Sema/MT
Reunião Sema e UFMT sobre o curso Educação e Geoparques Foto: Sema/MT

Sema abre inscrições para capacitação em ensino de geociências e meio ambiente

Publicado em Segunda - 24 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

.A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu 100 vagas para o curso online "Educação e Geoparques". A capacitação, de 120 horas, será oferecida pela Escola de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e está com inscrições abertas até dia 30 de julho. Para se inscrever, acesse este link.

O curso tem o objetivo de capacitar professores do ensino básico de Chapada dos Guimarães para o ensino das geociências e assuntos relacionados ao meio ambiente. A capacitação será realizada no formato híbrido, com aulas teóricas online e aulas de campo presenciais.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci Secom/MT
Foto: Christiano Antonucci Secom/MT

Reuniões públicas sobre Plano Ambiental da Usina de Manso estão com inscrições abertas

Publicado em Quinta - 20 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, publicou em Diário Oficial as datas das reuniões públicas para apresentação Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial – Pacuera da APM Manso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia.

As reuniões com transmissão remota acontecerão no dia 29 de agosto de 2023, em Nova Brasilândia, das 10 às 12 horas, no Espaço Havilá e no dia 31 de agosto de 2023, em Chapada dos Guimarães, das 10 às 12 horas, no Salão da Paroquia da Igreja de Santana. A inscrição para participar pode ser feita pelo site https://www.furnas.com.br/pacuera_manso.

Leia mais...
Entrega dos computadores recondicionados na ATAP Acolhimento - Foto: Marcos Salesse | Seciteci-MT
Entrega dos computadores recondicionados na ATAP Acolhimento - Foto: Marcos Salesse | Seciteci-MT

Recytec reciclou mais de cinco toneladas de resíduos eletrônicos no primeiro semestre

Publicado em Segunda - 17 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Seciteci-MT

No primeiro semestre de 2023, o programa Recytec, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), garantiu a reciclagem de mais de cinco toneladas de materiais eletrônicos que seriam descartados. A ação também integra o processo de formação de diversos alunos

Leia mais...