Publicado em Quarta - 08 de Agosto de 2018 | por Redação TA c/ Assessoria

Assembléia Legislativa realiza segunda audiência para debater Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta quinta-feira (9/08), a segunda audiência pública para debater a situação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Sob o tema ““Estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães“, a audiência pública será conduzida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) com representantes da sociedade civil, empresários, Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Chapada dos Guimarães, Câmaras Municipais, parlamentares e o Instituto Chico Mendes.

Leia mais...

MPE adota providências para sensibilizar e combater focos de incêndio no município

Publicado em Sexta - 03 de Agosto de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

Apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre os sete municípios que apresentam os maiores índices de focos de incêndio em Mato Grosso, São Félix do Araguaia, distante 1.156 Km de Cuiabá, já sofre os efeitos das queimadas. A situação é preocupante

Leia mais...

MPE firma TAC com município para conter processo erosivo no bairro Aldeia Velha

Publicado em Quinta - 02 de Agosto de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

O Ministério Público Estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município para realizar obras no sentido de interromper o processo erosivo no local denominado “buracão”, localizado no bairro Aldeia Velha e seu entorno. Além disso, o município deverá fazer toda a reposição dos danos ambientais causados.

No TAC ficou estabelecido que o município apresentará plano de recuperação da área degradada e o cronograma de atuação previsto, no prazo de 180 dias. As ações desenvolvidas terão que ser noticiadas ao MPE por meio de relatório.

Leia mais...

Justiça determina isolamento de áreas degradadas, remoção de gado e apreensão de trator

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

A Justiça acolheu recurso de embargo de declaração interposto pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Vila Bela da Santíssima Trindade, e determinou a suspensão das atividades em áreas degradadas na Fazenda Paredão II, de propriedade de Marcos Antônio Assi Tozzatti, sócio do Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Também foi estabelecido o prazo de 10 dias para que seja entregue na delegacia do município um trator Massey Fergusson 275, utilizado na prática dos crimes ambientais.

Leia mais...

Após notificação do MP empresas vão adequar projetos de empreendimentos em área de nascentes

Publicado em Sexta - 20 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

As empresas que têm projetos para a construção de empreendimentos na região conhecida como “Tijuco Preto”, localizada em frente ao Residencial Brasil Beach, na Estrada da Guia, se comprometeram, durante audiência realizada esta semana, a modificar os projetos que atingiriam nascentes

Leia mais...

Prefeitura alerta população sobre as consequências das queimadas urbanas

Publicado em Quarta - 18 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá está alertando a população a respeito das consequências penais em virtude da prática de queimadas urbanas na Capital. Proibidas ao longo de todo o ano, elas se intensificam no período de estiagem e para coibir este tipo de desmatamento, a Secretaria Municipal de Ordem Pública fortalece sua fiscalização, mais especificamente entre os meses de junho e setembro. Neste primeiro bimestre, 358 autos de infração já foram realizados pela equipe. Já em 2017, a pasta catalogou 719 autos referentes à irregularidade em questão.

Leia mais...

MPE faz reunião em defesa das áreas úmidas do Rio Paraguai

Publicado em Quarta - 18 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, realiza nesta sexta-feira (21), às 19 horas, em Cáceres, reunião pública de sensibilização de defesa das áreas úmidas do Rio Paraguai. O evento será realizado no auditório da Unemat, localizado na avenida Santos Dumont, s/n, Jardim Universitário.

Leia mais...

MPE notifica município para que não autorize qualquer tipo de obra em área onde existem 19 nascentes

Publicado em Quarta - 11 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

Todas as nascentes foram identificadas e confirmadas pela equipe do Projeto Água para o Futuro, que é executado pelo MPE, durante trabalho de campo. As nascentes estão localizadas na sub-bacia do Ribeirão do Lipa.

Leia mais...
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após 25 anos, país indica conselho para Reserva da Biosfera do Cerrado

Publicado em Terça - 10 de Julho de 2018 | por Agência Brasil

Vinte e cinco anos após ter sido criada para ajudar na preservação da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável, a Reserva da Biosfera do Cerrado enfim ganhou seu conselho deliberativo.Formado por representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil organizada

Leia mais...

Consema publica edital para eleição de ONGs

Publicado em Segunda - 09 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ MPE-MT

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) divulgou no Diário Oficial de Mato Grosso de 29 de junho o edital para eleição das entidades ambientalistas não governamentais. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho na secretaria do Consema, das 14h às 17h.

Leia mais...