Publicado em Segunda - 27 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ MPE-MT

Estratégias de combate a incêndio no Pantanal de MT são debatidas

Promotores de Justiça do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira (27), por videoconferência, para debater estratégias de combate ao incêndio de grande proporção que atinge o Pantanal Mato-grossense, especificamente na região de Poconé (a 104km de Cuiabá). O incêndio foi identificado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), que montou uma base na região, a cerca de 150km da Capital. O local é considerado de difícil acesso e a estimativa é de que mais de 35 mil hectares já tenham sido atingidos pelo fogo.


Leia mais...

Garimpo na região de Alta Floresta - Foto: Secom-MT
Garimpo na região de Alta Floresta - Foto: Secom-MT

Garimpo será legalizado em Aripuanã-MT após acordo com a Agência Nacional de Mineração

Publicado em Quinta - 23 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Após acordo inédito, garimpeiros poderão explorar ouro legalmente em Aripuanã (1002 km a Noroeste de Cuiabá), dentro da área outorgada para uso da mineradora Nexa Resources. O Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta assinado entre a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga)

Leia mais...
Parque Estadual das Águas Quentes - Foto: Sema-MT
Parque Estadual das Águas Quentes - Foto: Sema-MT

Sema promove Audiência Pública virtual sobre Concessão do Parque Estadual Águas Quentes

Publicado em Segunda - 20 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sema/MT

O Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), convida a sociedade para participar de Audiência Pública, programada para o dia 5 de agosto, sobre a concessão de serviços públicos precedida da execução de obra pública para a reforma, manutenção e operação do Parque Estadual Águas Quentes. O convite foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (20.07).

A audiência Pública será realizada entre 9h e 12h de maneira virtual. Serão disponibilizadas 200 vagas e os interessados poderão se inscrever por meio do formulário disponível neste link.

Leia mais...

Defesa Civil de Cuiabá multa empresa em R$ 308 mil por queimada urbana que durou quatro dias

Publicado em Domingo - 19 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Nesta semana, a Defesa Civil de Cuiabá passou quatro dias atuando no combate ao fogo em um terreno particular, no bairro Parque Geórgia, que acarretou no auto de infração com multa de mais de R$ 308 mil aos responsáveis. O valor da multa tem como base o Código de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Naturais, que usa como critério o tamanho do imóvel.

No local, funcionava um frigorífico, que foi desativado em 2017. A lagoa de decantação, onde eram depositados rejeitos, foi coberta com terra. Agora, com o período de seca, o fogo tomou conta do subsolo na lagoa de decantação, o que prejudicou a vegetação em volta na área de mais de 200 mil metros quadrados

Leia mais...
Foto: PMMT
Foto: PMMT

Batalhão Ambiental apreende 423 peças de pescado irregular na Transpantaneira

Publicado em Domingo - 19 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreendeu 423 peças de pescado com tamanhos inferiores ao permitido, no sábado (18.07), na região da Transpantaneira, em Poconé. Um homem de 30 anos que transportava o pescado ilegal foi conduzido à delegacia.

Leia mais...
Foto: PM-MT
Foto: PM-MT

Batalhão Ambiental resgatou 371 animais e apreendeu 3,5 toneladas de pescado irregular

Publicado em Quinta - 16 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

No primeiro semestre de 2020, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) resgatou 371 animais na região da baixada cuiabana, sendo que 231 foram devolvidos à natureza. Cerca de 70 animais precisaram ser encaminhados para hospitais ou clínicas veterinárias.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso reduz alertas de desmatamento em junho

Publicado em Terça - 14 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

Os dados divulgados pelo Inpe por meio do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) apontam que foram contabilizados 126 km² de alertas de desmatamento em junho contra 176 km² em maio de 2020. Já em relação a 2019, os alertas de desmatamento do mês de junho em MT diminuíram em 32km²

Leia mais...
© Getty Images Na Amazônia brasileira, maioria das queimadas costuma acontecer nos meses de agosto e setembro
© Getty Images Na Amazônia brasileira, maioria das queimadas costuma acontecer nos meses de agosto e setembro

Brasil entrará em temporada de queimadas

Publicado em Quinta - 02 de Julho de 2020 | por BBC NEWS

O Brasil caminha para entrar na época de maior desmatamento e queimadas na Amazônia sem um plano para conter a degradação da floresta. A destruição na porção brasileira do bioma costuma aumentar na época que vai de junho a setembro ou outubro, pois são os meses mais secos do ano na região.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

Mato Grosso inicia fase ostensiva de enfrentamento a incêndios florestais

Publicado em Quarta - 01 de Julho de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), lançou nesta quarta-feira (01.07) ação de resposta aos incêndios florestais de 2020. Hoje também tem início o período proibitivo de uso do fogo para manejo e limpeza de áreas na zona rural. Em área urbana, o uso do fogo é proibido o ano todo.

Leia mais...
O maquinário apreendido foi entregue à Delegacia Especializada de Meio Ambiente. - Foto: PMMT
O maquinário apreendido foi entregue à Delegacia Especializada de Meio Ambiente. - Foto: PMMT

PM apreende maquinário extraindo recursos minerais ilegal ​em Santo Antônio de Leverger

Publicado em Quinta - 18 de Junho de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Em Santo Antônio de Leverger, policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) flagraram dois homens extraindo recursos minerais de uma propriedade de forma ilegal. O flagrante ocorreu na tarde de quarta-feira (17.06), na região da Comunidade Mutuca. O maquinário foi apreendido na ação policial.


Leia mais...