Publicado em Domingo - 14 de Janeiro de 2024

Lista de universidades com vagas para o Sisu já está disponível

Já está disponível para consulta a lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. São 127 universidades, distribuídas por todo o país, e 264.360 vagas, a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

Leia mais...
@ Juca Varella /Agência Brasil
@ Juca Varella /Agência Brasil

@ Studio Formatura/Galois
@ Studio Formatura/Galois

Alunos do Ensino Médio podem receber bolsa a partir de março

Publicado em Terça - 09 de Janeiro de 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (9) que o governo prevê o início do pagamento de incentivo aos estudantes pobres do ensino médio a partir de março. O valor individual do benefício ainda deverá ser detalhado em regulamentação, e após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar o texto da Medida Provisória (MP) que institui o programa e que foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado.

"Nós estamos trabalhando para que, a partir de março, os estudantes já comecem a receber o pagamento. Esse é o calendário, nós estamos trabalhando porque isso envolve Caixa Econômica Federal, envolve também os estados, Para que a gente possa executar esse programa", afirmou a jornalistas, no Palácio do Planalto, após participar de reunião com o presidente da República. "Esta é a etapa [do ensino básico] onde há mais abandono e evasão escolar, principalmente o primeiro ano do ensino médio", argumentou o ministro.

Leia mais...
Foto: Inácio de Paula | com edição de Michell Miranda
Foto: Inácio de Paula | com edição de Michell Miranda

Escola de Governo está com inscrições abertas para três cursos a distância

Publicado em Terça - 09 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Seplag-MT

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) está com inscrições abertas para os cursos de Direito da Administração Pública, Noções de Gestão Pública Gerencial e Cartilha Verde de Mato Grosso. As capacitações são oferecidas pela Escola de Governo de Mato Grosso e estão destinadas aos servidores públicos do Poder Executivo.

Leia mais...
07.07.2016/ Gabriel Jabur / Agência Brasil
07.07.2016/ Gabriel Jabur / Agência Brasil

Poupança de incentivo a estudantes do ensino médio terá R$ 6,1 bilhões

Publicado em Quinta - 28 de Dezembro de 2023

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (28) que o Ministério da Fazenda transferiu R$ 6,1 bilhões para o fundo que custeará a Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio público, apelidada de Pé-de-Meia.

Leia mais...
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Dívida do Fies poderá ser abatida com prestação de serviço público

Publicado em Quarta - 13 de Dezembro de 2023

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (12), proposta que prevê a possibilidade de estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) saldarem parte de seus débitos prestando serviço público. Aprovada em caráter não terminativo

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

Publicado em Terça - 05 de Dezembro de 2023

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou, nesta terça-feira (5), que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino à distância (EaD) e planeja outras mudanças nos de formação de professores online.

Leia mais...
Foto: Wesley Rodrigues/ Seduc-MT
Foto: Wesley Rodrigues/ Seduc-MT

Terminam nesta sexta-feira (27) inscrições para vagas nas 26 escolas estaduais militares

Publicado em Sexta - 27 de Outubro de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Terminam nesta sexta-feira (27.10), às 18h, as inscrições do processo seletivo unificado para o ingresso de novos estudantes nas 26 escolas estaduais militares, no ano letivo de 2024. O edital nº 019/2023, publicado no dia 9, está disponível no Diário Oficial do Estado.

Leia mais...
@ Valter Campanato / Agência Brasil
@ Valter Campanato / Agência Brasil

O que você precisa saber para fazer o Enem 2023

Publicado em Segunda - 02 de Outubro de 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será realizado no mês que vem, e os estudantes que vão fazer as provas começam a se preparar. Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento desde agora aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas.

Leia mais...
Jorge Pinho
Jorge Pinho

Secretaria Municipal de Educação reforça cuidados com as altas temperaturas

Publicado em Quarta - 20 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

Em razão das altas temperaturas registradas nos últimos dias em Cuiabá a Secretaria Municipal de Educação recomenda que as equipes gestoras usem umidificadores de ar nas salas de aula, incentivem a ingestão de líquidos pelos estudantes e que eles levem para sala de aula garrafas de água.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo

Prazo para pedidos de reaplicação do Encceja acaba nesta sexta-feira

Publicado em Sexta - 01 de Setembro de 2023

Os participantes que - por problemas logísticos ou de saúde - não puderam fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 têm até esta sexta-feira (1º) para apresentar pedido de reaplicação da prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a oportunidade é voltada “apenas aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 27 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação”. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja.

Leia mais...