Publicado em Quinta - 17 de Julho de 2025 | por Redação TA c/ MPF-MT

Crise de Anticonvulsivantes: MPF Cobra Plano Urgente de Abastecimento e Multa de R$ 50 Milhões

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública com pedido urgente contra a Pharlab Indústria Farmacêutica, Sanofi Medley Farmacêutica, Moksha8 Brasil Indústria e Comércio de Medicamentos e o Governo Federal. O objetivo da ação é garantir o fornecimento imediato e contínuo dos medicamentos Gardenal (fenobarbital), Frisium (clobazam) e Urbanil (clobazam) em todo o território nacional, além de buscar a responsabilização das empresas pelos danos coletivos e individuais causados pelo desabastecimento desses medicamentos essenciais, utilizados para controle de crises convulsivas.

Leia mais...
Foto ilustrativa: Canva
Foto ilustrativa: Canva

Feminicídio em Cuiabá: homem recebe quase 37 anos de prisão por matar companheira com 16 facadas

Publicado em Quinta - 17 de Julho de 2025 | por Redação TA c/ MPE-MT

Juniel de Pinho Silva foi condenado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá, na terça-feira (15), pelo feminicídio da companheira Josiane Ferreira da Silva, assassinada com 16 golpes de faca. A pena foi fixada em 36 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado. O réu foi julgado com base na Lei nº 14.994/2024, conhecida como “Pacote Antifeminicídio”, que entrou em vigor em outubro do ano passado. A nova legislação tornou o feminicídio um crime autônomo, com pena prevista de 20 a 40 anos de reclusão, além de agravar as circunstâncias do crime.

Leia mais...
© Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Publicado em Quinta - 17 de Julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

Publicado em Terça - 15 de Julho de 2025

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

Leia mais...

Senadora denuncia lentidão da Justiça e cobra aplicação da Lei Antifeminicídio em MT

Publicado em Sexta - 04 de Julho de 2025 | por Redação TA c/ MPE-MT

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) apresentou, durante pronunciamento em Plenário na quarta-feira (2), os números do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso, e criticou a lentidão da Justiça na aplicação da Lei Antifeminicídio (Lei 14.994, de 2024). “Os números que trago hoje a esta tribuna são fruto de um magnífico trabalho do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso, com o apoio da Polícia Civil. Das 75 mulheres vítimas de feminicídio no estado desde 2024, apenas três tinham medidas protetivas contra o agressor.

Leia mais...
© Rosinei Coutinho/STF
© Rosinei Coutinho/STF

Moraes vai relatar ação da AGU para manter decreto do IOF

Publicado em Terça - 01 de Julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para reconhecer a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Moraes vai comandar o caso porque já atua como relator de dois processos que tratam do assunto. As ações foram protocoladas pelo PL e pelo PSOL. Não há data para decisão do ministro.

Leia mais...
© José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
© José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

Publicado em Domingo - 29 de Junho de 2025

A derrubada do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) provocou a terceira mudança nas alíquotas em pouco mais de um mês. As alíquotas que vigoravam até 22 de maio, quando o Ministério da Fazenda anunciou as mudanças, foram retomadas.

Leia mais...
© Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

STF não atua por interesse do governo, diz Flávio Dino sobre emendas

Publicado em Sexta - 27 de Junho de 2025

Ao abrir audiência pública sobre emendas parlamentares, nesta sexta-feira (27), em Brasília, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou que a Corte atue em prol de interesses de qualquer governo, ou contra outros poderes, afirmando que é dever de todos corrigir erros que causem prejuízos à população brasileira.

“Não se cuida aqui de tratar de interesse de um ou outro partido político”, afirmou Dino. Ele frisou que o plenário do Supremo já aprovou por unanimidade um plano de trabalho para adequar as emendas aos princípios constitucionais de transparência e rastreabilidade do dinheiro público.

Leia mais...
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais

Publicado em Quinta - 26 de Junho de 2025

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (26) que as plataformas que operam as redes sociais devem ser responsabilizadas diretamente pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.Após seis sessões seguidas para julgar o caso

Leia mais...

STJ Restabelece Indenização por Dano Moral Coletivo em Desmatamento na Amazônia Mato-Grossense

Publicado em Domingo - 22 de Junho de 2025 | por Redação TA c/ MPE-MT

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu por unanimidade um recurso do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e restabeleceu a condenação por dano moral coletivo contra um responsável pela supressão ilegal de 19,11 hectares de floresta nativa em Juína (a 735 km de Cuiabá), dentro da área da Amazônia Legal. Além de confirmar a condenação, o STJ determinou que o processo retorne ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para que seja reavaliado um pedido de redução no valor da indenização fixada em primeira instância.

Leia mais...