Publicado em Quarta - 27 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ TJ-MT

TJMT julga inconstitucional lei de Nova Bandeirantes sobre pagamento de agentes de saúde e endemias

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgou inconstitucional uma lei do município de Nova Bandeirantes que autoriza o Poder Executivo a pagar incentivo financeiro a agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

A Lei n. 1.480, de 12 de maio de 2023, foi promulgada pela Câmara Municipal, mesmo sendo vetada pelo prefeito, estabelecendo que fica autorizado o Poder Executivo Municipal de Nova Bandeirantes a efetuar o pagamento aos agentes comunitários de saúde e os agentes de combates de endemias a título de incentivo financeiro adicional oriundo do repasse do Ministério da Saúde, como parcela extra no último trimestre de todos os anos.

Leia mais...

@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil

STF retoma julgamento sobre política ambiental do governo Bolsonaro

Publicado em Quinta - 07 de Dezembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (6) o julgamento de ações que questionam a política ambiental adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). Estão em julgamento três ações protocoladas em 2020 pelos partidos PT, PSOL e Rede Sustentabilidade e entidades que atuam em defesa do meio ambiente.

Leia mais...

AGU se manifesta pela inconstitucionalidade da lei do "Transporte ZERO"

Publicado em Segunda - 06 de Novembro de 2023 | por Robson Fraga, Assessoria

A Advocacia-Geral da União (AGU), através do advogado Jorge Rodrigo Araújo Messias, se manifestou pela inconstitucionalidade da lei12.197/2022, do estado de Mato Grosso, conhecida como “Transporte Zero”. Ela proíbe o transporte, armazenamento e venda de todo o pescado dos rios do estado por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.

Leia mais...

MP e Defensoria notificam Governo de MT a cumprir decisão do STF

Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2023 | por Redação TA c/ MPE-MT

O Ministério Público e a Defensoria Pública, nas esferas estadual e federal, notificaram o Governo do Estado de Mato Grosso para que adote providências no sentido de garantir a implementação da política de direitos à população em situação de rua, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal no julgamento da ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 976. O ofício foi expedido na terça-feira (10).

Além de recomendar o funcionamento do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP Rua), com a participação de todas as secretarias envolvidas com a temática

Leia mais...

STF decide que Congresso deve regulamentar a licença-paternidade

Publicado em Sexta - 29 de Setembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (29) maioria de votos para determinar ao Congresso a aprovação de uma lei para garantir a implementação da licença-paternidade.

Pela decisão, os parlamentares terão prazo de 18 meses para criar as regras do benefício. Caso não seja aprovado, a licença-paternidade deverá seguir as regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Por 7 a 1, a maioria dos ministros votou para declarar a omissão do Congresso na regulamentação da licença para os pais, que foi garantida na Constituição, mas desde a promulgação não foi regulamentada.

A decisão da Corte foi tomada a partir de uma ação protocolada em 2012 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). O julgamento ocorre no plenário virtual e vai até 6 de outubro.

Leia mais...
@ Carlos Alves Moura
@ Carlos Alves Moura

Rosa Weber se despede do STF e abre nova vaga para indicação de Lula

Publicado em Quarta - 27 de Setembro de 2023

A ministra Rosa Weber presidiu, nesta quarta-feira (27), a última sessão no comando do Supremo Tribunal Federal (STF). Nomeada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2011, Rosa deixará o tribunal nos próximos dias ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

Fim do marco temporal: STF define indenização para ocupantes de boa-fé

Publicado em Quarta - 27 de Setembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quarta-feira (27) o julgamento que invalidou a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Foram 12 sessões para julgar o caso. Na semana passada, por 9 votos a 2, o Supremo invalidou o marco temporal, mas a conclusão sobre os demais pontos debatidos foi adiada.

Leia mais...

STF julgará descriminalização do aborto no plenário presencial

Publicado em Sexta - 22 de Setembro de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai iniciar no plenário físico o julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. A data ainda não foi marcada. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira (22) no plenário virtual da Corte, mas um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso suspendeu o julgamento.

Leia mais...
@ José Cruz / Agência Brasil
@ José Cruz / Agência Brasil

Dino diz que não há campanha para ser ministro do STF

Publicado em Quarta - 20 de Setembro de 2023

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, disse nesta quarta-feira (20) que "não existe campanha" para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer "boas escolhas" nas indicações para a Corte.

Leia mais...
@ Gil Ferreira / Agência CNJ
@ Gil Ferreira / Agência CNJ

CNJ aponta "gestão caótica" de valores em acordos da Lava Jato

Publicado em Sexta - 15 de Setembro de 2023

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encontrou indícios de "gestão caótica" no controle de valores oriundos de acordos de delação e leniência firmados na Operação Lava Jato. A conclusão está no relatório parcial de inspeção realizada pelo conselho na 13ª Vara Federal em Curitiba, que foi chefiada pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR).

Leia mais...