Publicado em Quinta - 01 de Novembro de 2018 | por Redação TA c/ Indea-MT

Indea fiscalizará 309 propriedades na fronteira com a Bolívia durante etapa de vacinação

De 29 de outubro a 1º de dezembro, 15 equipes compostas por médicos veterinários e agentes fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), estarão fiscalizando a vacinação contra a febre aftosa em propriedades localizadas na faixa de 15 km de fronteira seca com a Bolívia.

Leia mais...
Dayanne Santana/Indea-MT

Indea alinha estratégia de ação com equipes que acompanharão vacinação na fronteira com a Bolívia

Publicado em Sábado - 27 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Indea-MT

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realiza, nesta segunda-feira (29.10) às 8h30, em Cáceres, uma reunião com agentes fiscais da autarquia, que irão atuar na vigilância veterinária e fiscalização da vacinação contra febre aftosa na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

A reunião será para instrução e preparação das equipes para a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, de 1º a 30 de novembro. Nesta etapa é obrigatória a imunização de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idade.

Leia mais...

Mais de 98% do rebanho foi imunizado contra aftosa na primeira etapa de vacinação

Publicado em Sábado - 01 de Setembro de 2018 | por Redação TA c/ Assessoria

A primeira etapa da campanha de vacinação deste ano contra a febre aftosa, realizada em maio, imunizou 197,87 milhões de animais no país, atingindo cobertura vacinal de 98,33% do rebanho de bovinos e bubalinos. Nesta fase, o número de animais envolvidos era de 201,2 milhões.

Leia mais...

Indea alerta produtores sobre prazo da 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa

Publicado em Sábado - 26 de Maio de 2018 | por Redação TA c/ Indea-MT

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2018 termina na quinta-feira (31.05), em Mato Grosso. O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, com exceção das propriedades localizadas no baixo Pantanal. A estimativa para a campanha de maio é imunizar 29 milhões de animais.

Leia mais...

Indea e Idaron discutem estratégias para zona livre da vacinação contra aftosa

Publicado em Segunda - 12 de Fevereiro de 2018 | por Redação TA c/ Indea-MT

O Indea-MT recebeu, na última semana, representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) para um alinhamento de ações de cooperação na região de fronteira entre os dois estados, pensando o processo de retirada da vacina de febre aftosa.

Leia mais...

Vacinação contra febre aftosa atinge 99,7% dos animais em Mato Grosso

Publicado em Terça - 16 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Na etapa de novembro de 2017, primeira após a inversão do calendário de vacinação contra a febre aftosa, 13.957.559 dos 13.990.525 dos animais de zero a 24 meses existentes em Mato Grosso foram vacinados, o que corresponde a 99,70% do total.

Leia mais...

Indea participa de missão técnica com equipe das Filipinas

Publicado em Segunda - 18 de Setembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O objetivo da missão é visitar unidades veterinárias e fazendas de criação de bovinos para a realização de atividades no âmbito da saúde animal. Em Mato Grosso, serão vistoriados pelos auditores filipinos as unidades do Indea de Araputanga e de Barra do Garças onde serão verificados os controles sanitários gerenciados pelo órgão, bem como, duas fazendas (uma em cada município) para demonstração do modo de produção. Além de Mato Grosso, estão previstas atividades no âmbito de saúde animal em Goiás e São Paulo.

Leia mais...

Indea-MT realiza operação inédita na região de fronteira com a Bolívia

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Toda a ação foi desenvolvida em consonância com Mapa, alicerçado pela Guia Técnica de Trabalho para a última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa.

Leia mais...
As mudanças, em três etapas, deverão começar já no próximo mês
As mudanças, em três etapas, deverão começar já no próximo mês

Vacina contra febre aftosa terá composição alterada

Publicado em Terça - 25 de Julho de 2017 | por Redação TA c/ Portal brasil

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta, que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimento. A transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos que estejam contaminados pela saliva de animais doentes. O vírus é resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.

Leia mais...

Brasil é o primeiro país a aderir ao banco de vacinas contra febra aftosa na América Latina

Publicado em Sábado - 22 de Julho de 2017 | por Redação TA c/ Divulgação Mapa

Os representantes dos países que compõem a Cosalfa aprovaram ainda resolução para apoiar a Colômbia na erradicação de quatro focos de aftosa detectados recentemente. “Será enviada uma missão técnica àquele país, sob a coordenação da Panaftosa (Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa), para ajudar os colombianos e trocar experiências”, disse Marques, que também é diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia mais...