Publicado em Domingo - 17 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Trabalho integrado restaura saúde bucal de reeducandos em cadeia pública

O trabalho realizado pelos profissionais da Cadeia Pública de Barra do Garças (518 km de Cuiabá) está intensificando a assistência na restauração da saúde bucal e autoestima dos reeducandos que necessitam de atendimento odontológico. No ano de 2023, 635 reeducandos receberam atendimento odontológico na unidade. Já neste ano já foram atendidos 138 pacientes.

Em colaboração com o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, em parceria com Prefeitura Municipal, os profissionais de saúde bucal estão auxiliando na confecção de próteses dentárias para beneficiar 32 reeducandos. Nesta semana foram feitos os moldes e os reeducandos irão receber as próteses em até 30 dias.

Leia mais...
Reprodução
Reprodução

@ Tom Costa/MJSP
@ Tom Costa/MJSP

Presídios federais terão reconhecimento facial e muralhas

Publicado em Quinta - 15 de Fevereiro de 2024

Após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada desta quarta-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública irá modernizar o sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais e aperfeiçoar o controle de acesso, inclusive com reconhecimento facial de todos que ingressam nas unidades prisionais.

Leia mais...
Mayke Toscano/Secom-MT
Mayke Toscano/Secom-MT

Governo entrega espaços que promovem ressocialização de reeducandos em MT

Publicado em Segunda - 24 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (24.07), a Sala de Reintegração Social do Escritório Social de Cuiabá, Fundação Nova Chance (Funac) e a cozinha-escola Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. As entregas foram acompanhadas pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, e pelo governador Mauro Mendes.

Os reeducandos que estão terminando o cumprimento da pena e precisam de apoio poderão procurar a Sala de Reintegração Social da Funac para atendimento nas áreas de saúde, educação, trabalho, profissionalização, jurídico, psicossocial, além da regularização de documento civil.

Leia mais...
© Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
© Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

CNJ vai retomar mutirões carcerários para revisar processos de presos

Publicado em Quarta - 21 de Junho de 2023

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai retomar os mutirões carcerários no país em julho. A medida visa contribuir para desafogar o sistema penitenciário do país, que enfrenta superlotação, com a revisão de processos e eventual substituição da prisão por medidas alternativas.

Devem ser revisados sobretudo processos que incluem o tratamento de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência e também a situação de pessoas em cumprimento de pena em regime prisional mais gravoso do que o fixado na decisão condenatória, informou o CNJ.

Leia mais...

Servidores do sistema penitenciário lançam livro sobre inteligência penitenciária

Publicado em Sábado - 27 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O livro "Discussões Contemporâneas sobre a Inteligência Penitenciária", com o marco de primeiro em âmbito nacional sobre o tema, foi lançado em um evento público nesta sexta-feira (26.05), no Fórum de Cuiabá.

Em pouco mais de 500 páginas, 22 autores entregam artigos científicos frutos de pesquisa e estudo em trabalhos de conclusão de curso sobre a inteligência penitenciária. Esta tem como objetivo produzir conhecimentos bem definidos sobre o sistema penitenciário, a fim de condensar informações que são enviadas para colaborar com decisões de casos criminais na sociedade, feitas, em última instância, pelo Secretário de Segurança Pública.

Leia mais...
Descoberta do túnel, em setembro de 2022
Descoberta do túnel, em setembro de 2022

Operação Armadillo cumpre 21 mandados contra investigados por executar plano de fuga em massa da PCE

Publicado em Quarta - 25 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Polícia Civil por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou nesta quarta-feira 25.01) a Operação Armadillo, para cumprimento de 21 ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvidos na construção de um túnel para fuga em massa de presos da PC.

Leia mais...
A ação, na madrugada desta quinta-feira(05.01), durou 5 horas e transcorreu de acordo com o plano elaborado pela Sesp - Foto: SAA/SESP-MT
A ação, na madrugada desta quinta-feira(05.01), durou 5 horas e transcorreu de acordo com o plano elaborado pela Sesp - Foto: SAA/SESP-MT

Sesp transfere reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá para complexo penitenciário

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) transferiu, na madrugada desta quinta-feira (05.01), os 469 reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) para o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.

Leia mais...
Michel Alvim - SECOM /MT
Michel Alvim - SECOM /MT

Governo de MT abre 4,5 mil vagas e sistema penitenciário se torna referência nacional

Publicado em Segunda - 26 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Nos últimos quatro anos, o Governo de Mato Grosso investiu recursos na ordem de R$ 150 milhões no Sistema Penitenciário, e atingiu uma marca histórica reduzindo o déficit carcerário com a abertura de 4.580 vagas. Em 2019 eram 6.380 vagas nas unidades prisionais do Estado, para uma população carcerária de 12 mil presos.

Leia mais...
Willian Silva
Willian Silva

Número de reeducandos inscritos para o Enem em MT é o maior dos últimos 10 anos

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O número de reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) deste ano bateu recorde, sendo o maior dos últimos 10 anos. Ao todo, 2.313 pessoas devem fazer a prova

Leia mais...

Presos que fugiram de unidade prisional no interior de MT são recapturados por forças de segurança

Publicado em Sexta - 21 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

Sete presos, de um total de oito, que fugiram na manhã desta sexta-feira (21.10) da cadeia pública de Juara, na região médio-norte do estado, foram recapturados após uma ação conjunta das forças de segurança do município.

No início da manhã desta sexta-feira, a Delegacia da Polícia Civil foi comunicada sobre a fuga, que ocorreu após um grupo da ala 01 cavar um buraco em uma cela e fugir da unidade.

Imediatamente, as equipes da Polícia Civil, PM e Polícia Penal iniciou diligências em Juara e nas cidades vizinhas em busca dos fugitivos.

Leia mais...