Artigos Geral
Sistema prisional brasileiro
A Intervenção Federal no Rio de Janeiro acaba de encontrar a péssima realidade que aflige há tempos a OAB, advogados criminalistas e Defensorias Públicas no Brasil. Só em meio a essa crise, nosso clamor finalmente passa a ser ouvido. Clamor que tem sua origem no direito à vida, à dignidade da pessoa humana, ao devido processo legal e aos princípios de presunção de inocência e insignificância, este último, praticamente extinto pelos tribunais.
7 Hábitos ruins frequentes em uma negociação
Hoje eu vou escrever sobre um problema que acontece no dia a dia de todo profissional de vendas na hora da negociação, ou seja, no momento de contornar alguma objeção do cliente que muitas vezes nem precisa ser sobre o preço do produto.
Lembrança da Copa em Cuiabá
Quatro anos se passaram após a realização da Copa do Mundo em Cuiabá, houve todo tipo de desmandos durante a realização das obras de Mobilidade Urbana; houve desvio de recursos públicos e muitos contratos tiveram a execução dos seus objetos inacabados e superfaturados, mas muito já se falou sobre a corrupção durante a preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo
O suicídio
Por ocasião da graduação tive os meus primeiros contatos com as ideias e as obras do cientista David Émile Durkheim, autor de diversos clássicos do pensamento humano. Nascido em 15/04/1858, Durkheim foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. A ele é creditada a criação formal da disciplina acadêmica da Sociologia. Posteriormente, já no desenvolvimento do curso de mestrado fui instigado a compreender com maior profundidade as proposições deste autor.
Em defesa da Lei do Abate
O que falo ganha força nos índices. Apenas em 2015, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram mortos violentamente e intencionalmente 58.383 brasileiros, resultado que representa uma pessoa assassinada no país a cada nove minutos, ou cerca de 160 mortos por dia. E como é que o governo quer que a polícia haja diante dessa violência? Tem preferido tratar a coisa na superficialidade.
A intrepidez feminina
Há exemplos de extraordinárias mulheres em todos os cantos do mundo, desde as mais destacadas às mais simples, a começar pela mais singela das mães. Uma delas é “a doceira de Goiás”, no vasto interior do Brasil. Trata-se da exímia poetisa Cora Coralina (1889-1985). Aos 75 anos de idade, apenas contando com instrução primária, publicou seu primeiro livro.
Medir é preciso
Quando falamos de objetivos e metas que realmente serão buscadas e conquistadas é preciso medir.
Certa vez em uma entrevista o radialista e locutor Vanderlei Munhoz me perguntou:
- Cynthia, por que as pessoas fazem tantos planos justamente na virada do ano?
Prontamente respondi, que infelizmente muitas, mas muitas pessoas só fazem os balanços de seus resultados, do que conquistaram, uma vez por ano, quando atingidas pela mídia, são provocadas sobre o que conquistaram ou pretendem conquistar. Muitas só fazem isso nesta época, e aí talvez esteja o grande motivo por demorarem tanto tempo, para conquistarem um objetivo, se ainda tiverem a sorte de conquistar.
O que ainda nos falta?
A Constituição Federal da República de 1988 estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres, afirmando e reafirmando que todos são iguais perante a lei.
No âmbito profissional, a Carta Magna garante a licença maternidade e a estabilidade à gestante, proíbe diferenças salariais, impõe proteção ao trabalho da mulher, estabelece a desequiparação na aposentadoria, entre outras garantias.
No âmbito familiar temos garantidos constitucionalmente a isonomia conjugal, o princípio da paternidade responsável e proteções de toda forma de violência.
Na política, a mulher brasileira tem o direito de votar e ser votada, podendo eleger seus representantes e concorrer a qualquer cargo eletivo.
Assalto aos cofres públicos
O Brasil, todos os Estados e municípios estão vivendo uma profunda crise fiscal, orçamentária e financeira, com déficits cada vez maiores, com endividamento que em breve irá estrangular de vez as contas públicas, ou seja, em linguagem popular, nosso país, incluindo estados e municípios estão quebrados e sem perspectivas de sair do vermelho nos próximos anos, apesar das belas mentiras de nossos governantes, tão preocupados com as “fake news” na internet, mas que também adoram dourar a pílula e continuarem mentindo do para o povo. Falta transparência tanto nos discursos de nossas autoridades quanto nas informações/estatísticas econômicas e sociais das instituições públicas.
Viver o lado bom da vida
Simplificar a vida é também fazer somente aquilo que é necessário fazer, porque tudo que fizermos além do possível, nos trarão consequências desagradáveis e os nossos erros serão cobrados infinitamente. É sempre necessário desenvolvermos controles sobre os nossos impulsos, sobre os atos impensados, porque fatalmente esses lapsos nos engrandecerão ou nos dominarão, o que nos escraviza por utilizarmos os fatores externos não percebíveis.