Artigos Geral
Reflexão de Boa Vontade
É notório que o instinto humano de sobrevivência nos recomenda um desenvolvimento econômico solidário e sustentável, que a todos inclua. Meta ousada, que requer adesão geral.
Se bem esclarecido e educado desde o berço, qualquer um pode colaborar. Imaginemos uma família.
Cuidados na compra de imóveis
Diversas vezes me deparo com problemas envolvendo a compra e venda de imóveis, por isso resolvi escrever este breve artigo. O objetivo é orientar as pessoas sobre os cuidados que devem tomar para evitar prejuízos e dores de cabeça.
Quem nunca ouviu a frase: “o sonho de todo brasileiro é ter sua casa própria”? Pois bem, se este imóvel for adquirido sem as cautelas necessárias, ao invés de ser um sonho poderá se tornar um grande pesadelo.
Waldir Caldas, senador
Meus amigos, meus inimigos: a eleição se aproxima, todo mundo reclama por renovação, mas parece que é só da boca pra fora. Procurados pelas pesquisas, na votação espontânea, o eleitor só fala de viciados nomes. A mídia parece que não acredita em novidade e se perde em tolas especulações para saber o que nomes como Mauro Mendes, Maggi, Zé Pedro Taques, Jayme, Toninho de Souza, Fábio Garcia, possam vir a disputar em 2018. Meu Deus, essa gente já deu o que tinha que dar. Vade retro!
Individual versus coletivo
Neste primeiro artigo do ano neste espaço, acabo por refletir muitas ideias e conversas acumuladas nas últimas semanas. Confesso: uma certa angústia também. De repente apareceu claramente na tela da humanidade uma extraordinária mudança dos tempos. O coletivo que sempre dominou e submeteu o individual se fragmentou e perdeu completamente a sua força. Todas as ideias, sem exceção, ficaram velhas.
Sigilo entre advogado e cliente é lei e deve ser respeitado
Este é o nosso primeiro artigo deste ano. Portanto, quero desejar-lhes um feliz 2018, de muita paz e saúde. O texto que hora submeto a apreciação dos amigos e amigas não retrata um estudo científico, mas de uma opinião pessoal sobre o tema. Quero que fiquem a vontade para expressar vossas opiniões. Boa leitura!
Pois bem, voltemos ao tema.
Recente decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) (Proc. 2016.000952-6) autorizou a interceptação dos telefonemas de um investigado favorecendo a captação de uma conversa dele com seu advogado.
A varanda, a calçada, a rua...
Na rua ou pela rua o roliçar de tristes subjetividades faz nascer o doce sabor do que antes se encerrava engaiolado; liberdade como condição da dignidade.
Vivemos pela rua, ninguém vive para a clausura.
Ela nos dá aquilo que nenhuma outra razão poderia: O "a priori" universal e necessário ungido às resenhas das conversas de botequim ou das calçadas.
A rua tem base científica, se arrocha em enlatado se a ela acorre o barnabé da camisa de força, ou força sem camisa, que a própria ignorância não o faz necessário, apesar de universal.
Suicidas sobre duas rodas
Todo o dia assistiu acidentes provocados por motoqueiros irresponsáveis e suicidas sobre duas rodas, que às vezes além de provocarem prejuízos a si próprio, provocam transtornos no trânsito com o deslocamento das ambulâncias do SAMU, além de tomar lugar de pacientes no pronto socorro, elevando assim, as despesas da Saúde Pública Municipal ao utilizar os serviços de médicos especialistas nos procedimentos de reconstituição de ossos quebrados e que em situações mais greves ficam paralíticos sem poder trabalhar pelo resto da vida, gerando despesas ao Sistema de Previdência e Assistência Nacional.
A vida e os seus resultados
Cada dia a vida nos oferece um prêmio e às vezes um castigo, por isso devemos comemorar as conquistas e aprender com as derrotas. Como é bom dizer: não tenho nada a lamentar hoje, porque o meu dia foi vitorioso.
Mas, nem tudo acontece seguindo pelos caminhos escolhidos e pelas nossas vontades, por isso, temos que estar preparados para aceitar os resultados das metas planejadas, pois elas veem sempre com a possibilidade de dois resultados, ganhar ou perder, mas estar concluindo novos projetos, é que nos dá o prazer de estarmos vivos. Por isso, não devemos assumir por antecipação os compromissos apenas com exclusividade do êxito, mas também, mas devemos aceitar os resultados quando ele transforma em realidade, só assim você terá os dias aceitáveis, acatando a realidade e as verdades da sua vida, sabendo que nem tudo que esperamos acontece como queremos.
Quem é seu gerente?
Todos nós precisamos de um gerente.
Esse gerente da vida.
Ele pode ser aquela pessoa, ou aquele produto, ou aquele situação, ocasião que contribuirá pra que possamos chegar lá.
Penso que esses fatores, qualquer um deles quando bem eleitos podem ser uma grande força quando precisamos alcançar um objetivo.
Por exemplo, aquele médico super bacana que acompanha seu desempenho de atleta e contribui para que você continue evoluindo.
Aquele gerente super competente que através da sua liderança tem lhe ajudado a se tornar um profissional mais focado, de mais entregas - pois desafia você de uma forma, que o faz querer se superar cada vez mais.
Litigância de má-fé como ameaça à garantia de acesso ao Judiciário
Dentre as várias garantias concedidas pela Constituição Cidadã está a do acesso ao Poder Judiciário, sempre que alguém se sentir ameaçado de sofrer ataque a algum de seus direitos. Eis o teor do dispositivo constitucional em questão:
Art. 5º [...] XXXV – a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
Muito bom (e absolutamente necessário) que assim seja, especialmente porque um Estado que se pretenda Democrático de Direito precisa mesmo assegurar aos seus cidadãos (na verdade, não somente aos seus cidadãos, mas a todos que estejam em seu território) um mínimo de tranquilidade e segurança.