Artigos
Geral Os Santificados...
Faleceu há mais de seis anos, aos 81 anos, o padre jesuíta João Batista Libânio, um dos maiores teóricos da Teologia da Libertação. Padre Libânio, como era conhecido mundialmente, dedicou-se aos estudos teológicos, à ação pastoral e ao magistério durante anos. Foi autor de mais de 125 livros. Primo de Frei Betto, veio a óbito no dia internacional da não violência.
Geral O presente do governador aos Negros de Mato Grosso.
Num país em que 75% dos presos são negros e negras, o governador Mauro Mendes mais uma vez mostra sua face cruel, carregada de preconceito, e escolhe o Dia da Consciência Negra para inaugurar o raio 6 da penitenciária central de Cuiabá.
A população negra esperava para este dia a apresentação de programas de resgate da cidadania e de oportunidades de emprego e educação.
Geral Direitos Humanos (das gentes)
Os direitos humanos são construção histórica. Do mesmo modo a construção da dignidade… humana: é luta diária, é cultura. Estão sendo gestados permanentemente pelas diversas gentes em suas diversidades.
Raiam da rebeldia, da insurreição, da luta contra a “ordem” que não aceita, não dá lugar, vida, direitos a alguns humanos.
Foram feitos do sofrimento de muita gente, numa espécie de ira santa. A raiz dos direitos humanos está nas lutas das gentes que fizeram e continuam fazendo esses direitos. Ali está a fonte principal para dizer o sentido dos direitos humanos.
Geral É tempo de fazer mais
Preciso me dirigir ao povo de Mato Grosso para, mais uma vez, expressar minha profunda e sincera gratidão pela confiança renovada. Agradeço especialmente a cada um dos 371.857 eleitores que votaram em mim e confirmaram minha permanência no Senado pelos próximos seis anos. Muito além da gratidão, no entanto, reafirmo aqui o meu compromisso: continuar sendo o senador de todos os mato-grossenses e de todo o estado de Mato Grosso. Sem distinção de região, de município, de setor econômico.
Geral Prefeitos caloteiros promovem desvalorização dos profissionais da educação
É lamentável observar que, em pleno século XXI, com tantos avanços tecnológicos, recordes de produção agrícola, potência no agronegócio e acesso à informação, os gestores públicos ainda tratem com tamanho descaso as premissas conquistadas e validadas por Leis, especialmente no que tange à remuneração dos profissionais no ensino público das redes municipais.
É sabido por todos esses mesmos gestores, muitos clamando nas ruas por reeleição, que o piso salarial para os profissionais da educação básica está assegurado na Constituição Federal de 1988
Geral SERVIDORES DE VÁRZEA GRANDE CLAMAM: “NÃO CONSEGUIMOS RESPIRAR!”
Lucimar Campos gasta milhões com reformas de praças e comete INJUSTIÇAS contra os servidores públicos de VG!
Os recentes manifestos que aconteceram nos EUA e que se espalharam pelo mundo, por conta das INJUSTIÇAS
Geral A reforma administrativa e o desafio dos gestores
A reforma administrativa contida na PEC 32 tem suscitado uma série de discussões, não apenas a nível parlamentar, mas também no mundo acadêmico administrativista e entre os servidores que ingressaram sob o regime jurídico único. A maioria das discussões tem ressaltado as principais mudanças no regime de contratação dos servidores, mas percebe-se que os motivos da reforma administrativa vão além da mudança das regras para contratação de pessoal
Geral Reconstruir a mama pós-câncer é trazer a autoestima de volta a mulher
Sabemos que a prevenção ainda é a palavra de ordem quando o assunto é câncer de mama. Mas, quando o câncer de mama necessita de um tratamento mais agressivo como a retirada total da mama (mastectomia) ou parcialmente, a reconstrução de mama vem como um acalento. E com essa cirurgia com a colocação da prótese de silicone em alguns casos, a mulher tem de volta a sua autoestima e da sua feminilidade, mutilada com a retirada da mama.
Geral Secretaria da doença
Aproveito a bela campanha do Cuiabá na série B do Campeonato Brasileiro para refletir sobre a importância dos espaços urbanos públicos destinados ao lazer e às práticas esportivas, em especial agora com a triste experiência da pandemia exigindo novas formas de convivência da população com seu entorno e valorizando o uso seguro dos espaços abertos ao sol, ao ar e à natureza.
Geral Infodemia e eleições 2020
Nos últimos meses, quem ainda não ouvir dizer “que à pandemia acabou, porque começou o período eleitoral?”. Nas andanças que à minha profissão impõe, “vira e mexe”, esse comentário é levantado nas rodas de atendimento. Quando isso acontece, deixo um pouco de lado os afazeres da atividade, e aumento os botões da escuta, em potência máxima, para ouvir o que vem daquela opinião.