Artigos
Geral Prefeitos caloteiros promovem desvalorização dos profissionais da educação
É lamentável observar que, em pleno século XXI, com tantos avanços tecnológicos, recordes de produção agrícola, potência no agronegócio e acesso à informação, os gestores públicos ainda tratem com tamanho descaso as premissas conquistadas e validadas por Leis, especialmente no que tange à remuneração dos profissionais no ensino público das redes municipais.
É sabido por todos esses mesmos gestores, muitos clamando nas ruas por reeleição, que o piso salarial para os profissionais da educação básica está assegurado na Constituição Federal de 1988
Geral SERVIDORES DE VÁRZEA GRANDE CLAMAM: “NÃO CONSEGUIMOS RESPIRAR!”
Lucimar Campos gasta milhões com reformas de praças e comete INJUSTIÇAS contra os servidores públicos de VG!
Os recentes manifestos que aconteceram nos EUA e que se espalharam pelo mundo, por conta das INJUSTIÇAS
Geral A reforma administrativa e o desafio dos gestores
A reforma administrativa contida na PEC 32 tem suscitado uma série de discussões, não apenas a nível parlamentar, mas também no mundo acadêmico administrativista e entre os servidores que ingressaram sob o regime jurídico único. A maioria das discussões tem ressaltado as principais mudanças no regime de contratação dos servidores, mas percebe-se que os motivos da reforma administrativa vão além da mudança das regras para contratação de pessoal
Geral Reconstruir a mama pós-câncer é trazer a autoestima de volta a mulher
Sabemos que a prevenção ainda é a palavra de ordem quando o assunto é câncer de mama. Mas, quando o câncer de mama necessita de um tratamento mais agressivo como a retirada total da mama (mastectomia) ou parcialmente, a reconstrução de mama vem como um acalento. E com essa cirurgia com a colocação da prótese de silicone em alguns casos, a mulher tem de volta a sua autoestima e da sua feminilidade, mutilada com a retirada da mama.
Geral Secretaria da doença
Aproveito a bela campanha do Cuiabá na série B do Campeonato Brasileiro para refletir sobre a importância dos espaços urbanos públicos destinados ao lazer e às práticas esportivas, em especial agora com a triste experiência da pandemia exigindo novas formas de convivência da população com seu entorno e valorizando o uso seguro dos espaços abertos ao sol, ao ar e à natureza.
Geral Infodemia e eleições 2020
Nos últimos meses, quem ainda não ouvir dizer “que à pandemia acabou, porque começou o período eleitoral?”. Nas andanças que à minha profissão impõe, “vira e mexe”, esse comentário é levantado nas rodas de atendimento. Quando isso acontece, deixo um pouco de lado os afazeres da atividade, e aumento os botões da escuta, em potência máxima, para ouvir o que vem daquela opinião.
Geral As pessoas com deficiência, a politica e as eleições municipais
Uma coisa é quando alguém que não é uma pessoa portadora de alguma deficiência e que pretende ou se empenha em defender os direitos das pessoas deficientes; outra coisa, completamente diferente, é quando uma pessoa deficiente, que experimenta na pele o que é ser excluída, discriminada, violentada, ignorada, não ter liberdade
Geral Desafios e ameaças globais
Ha décadas, talvez séculos, os centros de estudos, as organizações internacionais, as universidades, os grandes conglomerados privados trasnacionais e, principalmente, as instituições militares do mundo inteiro, cada qual limitadas pelas dimensões geopolítica, científicas, tecnológicas, econômicas, financeiras e orçamentárias tem dado passos significativo no que é chamada de “modelagem do futuro”, ou, `as vezes também denominados de “estudos do future”.
Geral Qual o seu gatilho?
ocê já ouviu esta afirmação: “Podemos ser o nosso melhor amigo como também, o pior inimigo.”?
Tenha certeza, esta frase deveria estar em destaque em nosso planejamento pessoal.
Porque por muitas vezes, somos nós que insistimos em puxar o nosso próprio tapete.
Quer saber como? Já lhe ocorreu, de escutar certos assuntos que lhe despertam sensações ruins?... De assistir filmes, que acabam na tela da TV, mas dentro de nós, ficamos repassando cenas que não nos fazem bem?...De ouvir músicas que deprimem?
Geral O efeito nocivo da alta carga tributária
Os mato-grossenses estão fechando o mês de setembro pagando mais de R$ 22 milhões em tributos aos governos federal, estadual e municipal. Entre tantos encargos impostos ao cidadão e às empresas, destaca-se o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), que detém a maior arrecadação. Desde janeiro deste ano, passou a vigorar a nova regulamentação do ICMS no estado e isso tem pesado no bolso de toda a população.