Artigos
Geral Visão geoantropocêntrica do pensamento
Da nova edição de minha obra Cidadania do Espírito, destaco um tema que é muito apropriado a este nosso estudo. Nele, afirmo — e não se espantem: O conhecimento humano não deve escravizar as Almas.
Geral O jovem, o eleitor e o cidadão
O maior de todos os enigmas desta eleição de 2018 talvez seja o protagonismo dos jovens. Absolutamente desconhecidos. No correr da semana solicitei ao amigo Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Fórum Pró-logística de Mato Grosso, que atua em Brasília, os dados de um pronunciamento que ele fez em Cuiabá durante seminário sobre logística. Ele fez a gentileza de enviar os dados. Era pra um artigo a ser publicado hoje. Vou adiá-lo pro correr desta semana.
Geral Golpe de Maggi contra Cuiabá
As declarações do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgadas amplamente pela mídia que, de "todos os projetos existentes, a FICO e a Ferrogrão são as ferrovias que melhor atendem o escoamento da produção mato-grossense" traduz o descaso, desleixo de Blairo Maggi pela ferrovia por Cuiabá. E a sua tese é longe de ser o ideal e vou explicar o porquê, ao longo deste artigo.
Ao contrário do projeto pessoal do ministro, o projeto da ligação ferroviária São Paulo - Cuiabá nasceu de um grande estudo e debate nacional. Há 100 anos o escritor Euclides da Cunha escreveu como "o melhor caminho para ligar o Norte e o Sul do Brasil". Esse projeto, idealizado 70 anos depois pelo ex-senador Vicente Emílio Vuolo
Geral Almas livres em Deus
Minhas Amigas e meus Irmãos, minhas Irmãs e meus Amigos, a bandeira que nos inspira é pregar a Palavra de Deus, não a nossa, porque as Almas estão sequiosas do conhecimento das Coisas Divinas.
Geral Maria da Penha
A distância, sem conhecer a realidade, as entrelinhas do relacionamento, é fácil fazermos conjecturas. Provavelmente, supostamente, vai ver que ela... entre tantos outros adjetivos e teorias que costumamos usar quando comentamos ou discutimos algo sobre a vida do outro, em especial mulher.
Quando se trata de violência doméstica, então, cada um tem um comentário a fazer. Muitas vezes, bem mais que comentários, na verdade julgamentos atribuindo culpa à vítima pela agressão sofrida.
Geral Endometriose
Curiosamente, uma das condições clínicas mais frequentes em ginecologia, é também uma das mais desconhecidas pelo púbico em geral, e por parcela significativa dos médicos. É tanto quanto ou até mais frequente que a apendicite nas diversas partes do mundo, acometendo, apenas no Brasil, mais de 6 milhões de mulheres em idade fértil.
Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo, na cavidade pélvica, de um tecido semelhante ao encontrado nas cicatrizes, porém com a característica de sangrar a cada ciclo menstrual, já que contém também glândulas com células endometriais, provenientes de episódios de sangramento retrógrado do útero para a cavidade pélvica, através das trompas, que comunicam a cavidade do útero com a pelve, desembocando junto aos ovários.
Geral Os feminicídios e a OEA
O Brasil, como é sabido, já recebeu algumas advertências da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA), por omissão e negligência com os direitos humanos das mulheres.
A Lei Maria da Penha foi praticamente tirada a "fórceps", para que as mulheres pudessem receber um pouco de igualdade dentro do ambiente doméstico e familiar. Há 12 anos, completados no próximo dia 07, as mulheres do país passaram a contar com importantes instrumentos
Geral Mato Grosso e o caos administrativo
Desde que assumi meu mandato de deputado estadual, venho fiscalizando o governo e mostrando à sociedade os mais diversos problemas da atual administração. Mantenho minha postura de oposição e a faço de forma propositiva. Aponto o dedo, mas proponho caminhos para mudança.
Não é novidade pra ninguém que este DESgoverno de Pedro Taques tem deixado os mato-grossenses em maus lençóis. A saúde é um caos: faltam vagas nos hospitais, os repasses constantemente são atrasados e os filantrópicos “vivem de pires na mão.”
Geral Hiroshima
Em 6 de agosto de 2018, precisamente às 8h15, completam-se 73 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das consciências sob risco de que — esquecidos desse abominável atentado à vida humana — o repitamos num grau de intensidade ainda maior, devastando não apenas uma cidade, mas o próprio planeta.
Geral Mato Grosso supera a crise e segue em frente
No final de 2011, escrevi o artigo “Mato Grosso, para onde estamos indo?”. Tinha sido escolhido relator do orçamento do Estado para o ano de 2012, era deputado estadual e integrava a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento Orçamentário.