Artigos
Geral Automaticidade e medo, e seus reflexos na escolha política
O ritmo da vida moderna vem exigindo cada vez mais que o ser humano tome decisões instantâneas e que use com frequência de “atalhos” para tal. Atrelado ainda a pressa, ao estres, a incerteza, a indiferença e ao descrédito da classe política, tem tornado o brasileiro cada vez mais confuso e cansado, e diante de um turbilhão de informações de momento, ele é quase que obrigado a enfocar apenas frações dessas mesmas informações disponíveis para tomar decisões sobre as cobranças incessantes do dia a dia, e muito mais para as escolhas política.
Geral Mudanças na meia idade? Aproveite e seja feliz
O mundo está mudando. Se prestarmos atenção veremos que estamos no meio de uma revolução silenciosa, que pode ser vista, sentida e ouvida, nos mostrando que não se trata da “Era de Mudanças” mas sim de uma “Mudança de Era”.
Isso se traduz também no que diz respeito ao envelhecimento da população.
Geral O papel da propaganda
São sempre boas as campanhas pensadas, elaboradas e veiculadas pela Justiça Eleitoral. Elas sempre convidam o eleitorado para a reflexão de si mesmo, de seu próprio papel e de sua importância no processo democrático. É este o caso da agora campanha que tem como objetivo diminuir o "não voto" nas eleições deste ano. Uma campanha igualmente belíssima, ainda que não tenha sido feita por nenhuma equipe de marketing dos candidatos a chefia do Executivo estadual e federal.
Geral Eleições e a grande estratégia
Já está mais do que na hora dos candidatos a Presidente da República, irem mais a fundo em suas propostas, discutirem outros temas, como A QUESTãO DA DIVIDA PÚBLICA, matéria que saiu no G1 Globo de hoje, 07/09/2018, informando, segundo dados do Governo Federal ao enviar o orcamento de 2019 ao Congresso Nacional que em 2020 a DÍVIDA PÚBLICA brasileira vai chegar a 80% do PIB, mas que, segundo os dados do FMI , na verdade já no ano que vem deve chegar a 92% do PIB.
Geral Crise migratória
O que fazer com uma multidão de famintos, de seres humanos que se viram obrigados a deixar o país de origem por não terem comida à mesa, tampouco perspectivas de emprego, de dias melhores?
Pela primeira vez em sua história o Brasil está diante de uma crise humanitária internacional. Até então, além da nossa própria e grave crise, apenas assistíamos comovidos o que acontece no mundo. A chegada e morte de imigrantes tentando desembarcar em outros países, especialmente no continente Europeu.
Geral Infecção na gengiva pode matar
Um dente fraturado é uma esponja cheia de bactérias, como se fosse um formigueiro, que leva contaminação para o corpo todo e pode matar.
Um simples dente que pode estar quebrado ou com cárie profunda, que aparentemente necessita apenas de uma restauração ou canal, pode levar à cepticemia
Geral Herança de Pessoa Viva e o Mau Agouro
Existem variadas formas de parasitismo na natureza, que pode ser resumido como a ação de um ser vivo que se associa a outro para dele se alimentar e viver, a exemplo do carrapato, que suga o sangue do hospedeiro, que pode ser um cachorro, um boi, dentre outros animais.
O parasita pode ser definido como um aproveitador, e aproveitador é tipicamente o caso do pássaro chamado Chupim, que tem o hábito de colocar seus ovos nos ninhos de outras espécies para que essas o choquem e alimentem seus filhotes, num processo conhecido como parasitismo de ninhos.

Geral Promessas eleitorais e "fake news"
Há alguns meses a Justiça Eleitoral vem martelando em um tema, na verdade muito importante, mas que corre o risco de desviar a atenção dos eleitores, que é a questão das noticias falsas ou na versão em inglês, “fake news”, que tem como objetivos de lançar dúvidas ou fatos inverídicos, imputando-os a outros candidatos, denegrindo ou desconstruindo suas imagens.
Geral Um olhar
O debate televisivo é sempre muito esperado pelo eleitorado. Igualmente pelos candidatos. Bem mais para aqueles que têm um tempo muito pequeno no horário eleitoral de TV e rádio. Pois naquele, ao contrário deste, a divisão é igualitária, cabendo a cada um o mesmo tempo. Oportunidade em que, na verdade, eles conversam com os votantes. Conversa que se dá tanto pela oralidade como pela comunicação corporal. É nesta última, talvez, que o telespectador-eleitor deveria se atentar um pouco mais. Por ser ela mais reveladora e mais sincera. Ainda que se tenha todo um ensaio e preparação de como o candidato "A", ou "B", ou "C" deve-se comportar. Comportamento maquiado.
Geral O direito à saúde: responsabilidade de todos
No Brasil a saúde constitui direito fundamental, de natureza social, consoante preceitua o art. 6º, caput, da Constituição da República (CF), e está associada fortemente ao princípio da dignidade da pessoa humana, um dos pilares da República Federativa do Brasil.
O direito à vida está relacionado no Título II da Constituição, que trata “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, sendo o direito à saúde o mais expressivo componente de uma vida com dignidade. Sem saúde, ou pelo menos, sem a assistência à saúde, não se pode dizer que exista uma vida digna.