Artigos
Geral Pesquisas eleitorais: pra que servem?
A presença de pesquisas eleitorais é um fato existente em todos os países democráticos, onde as eleições são realizadas de forma periódica para possibilitar que os eleitores possam melhor escolher seus governantes.
Essas pesquisas, para que sejam verdadeiras, devem obedecer a metodologia própria das ciências humanas e sociais, sejam elas quantitativas ou qualitativas e tem por objetivos possibilitar aos partidos, coligações ou equipes dos candidatos conhecerem as intenções dos eleitores e, a partir desse conhecimento da realidade, permitir aos mesmos traçarem suas estratégias de convenciamento dos eleitores e/ou desconstruirem a imagem de seus adversários.
Geral O agronegócio e a eleição
Chamou-me a atenção um estudo publicado pela CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP, o PIB Agro Brasil. Na verdade trata-se de um relatório mensal, e a edição de maio de 2018 demonstra uma alarmante queda da participação do agronegócio no PIB (produto interno bruto), que chegou a 2,83 nos primeiros meses deste ano de 2018.
Estamos em ano de eleições gerais, e busquei informações sobre as plataformas de programas dos candidatos quanto a este setor da economia. Por atividades de agronegócio entende-se a soma de quatro segmentos: insumos para a agropecuária, produção agropecuária básica, ou primária, agroindústria (processamento) e agrosserviços. Esse conjunto de segmentos divide-se em ramo agrícola (vegetal) e pecuário (animal).
Geral As andorinhas sempre voltam
Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da Legião da Boa Vontade (LBV), a todos sabiamente advertia: “O suicídio não resolve as angústias de ninguém”. Portanto, que ninguém se suicide, pensando que, com esse ato funesto, se livrará da dor que o aflige, ou a aflige, pois acordará no Outro Mundo mais vivo, ou mais viva, do que nunca e com todos os seus problemas amplificados. Fugir do sofrimento é cair repetidas vezes nas mãos dele; portanto, sob o cruel flagelo do “lobo invisível”, o espírito obsessor, que tem de ser vencido, mas não maltratado, e, assim, redimido pelas ovelhas do Cristo.
Geral Apague as pendências
Meu convite para você hoje é: elimine as pendências da sua mesa.
Sabe aquelas coisas que você não resolve, pequenas decisões, pequenos conflitos que ficam ocupando sua mente gerando uma tonelada de problemas acumulados? Aquela sensação de: “Vou colapsar!” “Preciso de férias urgente!” “Chega! Não aguento mais.”
Esse lixo psíquico acumulado, que somente quando está fedendo você resolve olhar, encarando somente o resultado insatisfatório e frustrante, esquecendo-se de olhar para o que gera, para o processo, para as pequenas não decisões do dia a dia, gerada por aquelas suas famosas respostas as demandas que chegam:
Geral Automaticidade e medo, e seus reflexos na escolha política
O ritmo da vida moderna vem exigindo cada vez mais que o ser humano tome decisões instantâneas e que use com frequência de “atalhos” para tal. Atrelado ainda a pressa, ao estres, a incerteza, a indiferença e ao descrédito da classe política, tem tornado o brasileiro cada vez mais confuso e cansado, e diante de um turbilhão de informações de momento, ele é quase que obrigado a enfocar apenas frações dessas mesmas informações disponíveis para tomar decisões sobre as cobranças incessantes do dia a dia, e muito mais para as escolhas política.
Geral Mudanças na meia idade? Aproveite e seja feliz
O mundo está mudando. Se prestarmos atenção veremos que estamos no meio de uma revolução silenciosa, que pode ser vista, sentida e ouvida, nos mostrando que não se trata da “Era de Mudanças” mas sim de uma “Mudança de Era”.
Isso se traduz também no que diz respeito ao envelhecimento da população.
Geral O papel da propaganda
São sempre boas as campanhas pensadas, elaboradas e veiculadas pela Justiça Eleitoral. Elas sempre convidam o eleitorado para a reflexão de si mesmo, de seu próprio papel e de sua importância no processo democrático. É este o caso da agora campanha que tem como objetivo diminuir o "não voto" nas eleições deste ano. Uma campanha igualmente belíssima, ainda que não tenha sido feita por nenhuma equipe de marketing dos candidatos a chefia do Executivo estadual e federal.
Geral Eleições e a grande estratégia
Já está mais do que na hora dos candidatos a Presidente da República, irem mais a fundo em suas propostas, discutirem outros temas, como A QUESTãO DA DIVIDA PÚBLICA, matéria que saiu no G1 Globo de hoje, 07/09/2018, informando, segundo dados do Governo Federal ao enviar o orcamento de 2019 ao Congresso Nacional que em 2020 a DÍVIDA PÚBLICA brasileira vai chegar a 80% do PIB, mas que, segundo os dados do FMI , na verdade já no ano que vem deve chegar a 92% do PIB.
Geral Crise migratória
O que fazer com uma multidão de famintos, de seres humanos que se viram obrigados a deixar o país de origem por não terem comida à mesa, tampouco perspectivas de emprego, de dias melhores?
Pela primeira vez em sua história o Brasil está diante de uma crise humanitária internacional. Até então, além da nossa própria e grave crise, apenas assistíamos comovidos o que acontece no mundo. A chegada e morte de imigrantes tentando desembarcar em outros países, especialmente no continente Europeu.
Geral Infecção na gengiva pode matar
Um dente fraturado é uma esponja cheia de bactérias, como se fosse um formigueiro, que leva contaminação para o corpo todo e pode matar.
Um simples dente que pode estar quebrado ou com cárie profunda, que aparentemente necessita apenas de uma restauração ou canal, pode levar à cepticemia