Notícias
ECONOMIA Bandeira tarifária de energia elétrica será amarela em março
As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. Não existe, um novo custo, mas um sinal de preço que sinaliza para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.
COMUNICAÇÃO Bancos fecham na segunda e terça-feira de Carnaval
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, energia e telefone) e carnês que vencerem nos dias 27 ou 28 poderão ser pagas sem juros ou multas na quarta-feira (1º). Pagamentos podem ser agendados pelos canais de atendimento, internet banking e caixas eletrônicos
ASSISTÊNCIA SOCIAL Audiência pública na AL vai debater a Reforma da Previdência Social
Para Valdir Barranco, a PEC retira direitos, suprime garantias, penaliza os mais pobres, prejudica os trabalhadores rurais: "De maneira cruel; muita gente ainda não sabe o ônus que pagará se ela for aprovada, daí a necessidade de esclarecer a população sobre o que realmente está por vir". Outro ponto considerado pelo parlamentar, em relação à PEC, é a desvinculação do salário mínimo, de maneira que o benefício garantido pelo INSS não observará o reajuste de valorização do salário.
RODOVIAS Governo cobra providências quanto à BR-163 no Pará que está intransitável
A manutenção e a pavimentação da BR-163 são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que é vinculado do Ministério dos Transportes. Na atualidade, o trecho da divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará até o porto de Miritituba é de 668 km, sendo que só 86% da pavimentação está concluída (faltam 90 km). Já de Miritituba a Santarém, o trecho é de 335 km, e, ainda, restam 86 km para asfaltar (75% concluído).
SEGURANÇA Menores e mulheres vencem o medo e passam a denunciar mais casos de violência
A maior parte dos agressores nos casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes são pessoas muito próximas, como parentes e amigos. Por isso, a vítima muitas vezes não tem coragem de ir às delegacias ou procurar ajuda. A delegada alerta que em casos de violência sexual, a vítima pode comunicar qualquer órgão da rede de proteção, serviço de saúde, delegacia, conselho tutelar (se for menor de idade), para os procedimentos iniciais, que devem ser feitos no máximo em até 72 horas.
MEIO AMBIENTE Sema e MMA realizam ‘Diálogos A3P’ em quatro polos regionais
Entre os pontos que serão debatidos, para que os gestores dos municípios entendam o motivo de ter uma A3P na cidade, estão: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos sólidos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e as contratações públicas sustentáveis ou construções sustentáveis.
CIDADE Trabalho da Comissão de Revisão Territorial da AL é destaque em conferência nacional
A Lei 10.403/2016, de 2 de junho de 2016, atende a primeira etapa desta revisão que ainda irá contemplar os 141 municípios mato-grossenses. Todos os municípios, conforme o deputado Nininho, serão contemplados até o final dos trabalhos com uma publicação atualizada de suas respectivas leis, contendo memoriais descritivos e mapas, onde as inconsistências territoriais, quando existentes, estarão solucionadas.
SEGURANÇA Mato Grosso reduz 26% os homicídios no mês de janeiro
“É a continuidade de várias ações de segurança pública. Hoje trabalhamos integrados e dispomos do serviço de inteligência para monitorar os locais com mais incidência de crime e atacar para a diminuição da criminalidade”, ressaltou. segundo o comandante, tenente-coronel PM Wesney de Castro Sodré , a aproximação das forças policiais com a comunidade resultou em um melhor resultado. “A sociedade tem contribuído com denúncias e nossa tropa se faz presente com as lideranças comunitárias”.
SAÚDE Caravana da Frente Parlamentar dos Agentes Comunitários e de Saúde atende demandas municipais
A Frente foi instalada na Assembleia Legislativa, em junho do ano passado, por iniciativa do deputado Dr. Leonardo. O parlamentar destacou a importância desses profissionais na saúde pública e lamentou o fato de eles não terem o devido reconhecimento. “A Frente foi criada para defendê-los e garantir os seus direitos. Ao final dos trabalhos, faremos um relatório conclusivo e recomendativo ao governo do estado, propondo a criação de uma lei que regulamente definitivamente o piso salarial e o regime de contratação, proporcionando a eles a garantia e segurança”, informou.