Notícias
MEIO AMBIENTE Recytec reciclou mais de cinco toneladas de resíduos eletrônicos no primeiro semestre
No primeiro semestre de 2023, o programa Recytec, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), garantiu a reciclagem de mais de cinco toneladas de materiais eletrônicos que seriam descartados. A ação também integra o processo de formação de diversos alunos
GERAL Gratuidade nos ônibus das linhas em favelas em BH passa a ser lei
A gratuidade nos ônibus do transporte coletivo municipal em 12 linhas que atendem regiões de favelas e vilas de Belo Horizonte passou a ter força de lei. O programa Tarifa Zero nas linhas foi instituído pela nova legislação do transporte urbano de ônibus da capital mineira (Lei 11.538 de 2023), sancionada no último dia 5 pela prefeitura.
GERAL Inauguração do novo Mercado do Porto se aproxima e atividades da estrutura antiga serão suspensas a partir do dia 17
Ao se aproximar a inauguração da primeira fase da renovação do Mercado Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto, a administração municipal de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, reforça que as atividades do espaço comercial
POLÍTICA Alexandre de Moraes é hostilizado na Itália e políticos reagem
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, usaram as redes sociais neste sábado (15) para condenar a agressão sofrida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em um aeroporto, em Roma.
CIDADANIA Ação social em Nossa Senhora do Livramento atendeu mais de 500 pessoas
Mais de 500 moradores de Nossa Senhora do Livramento e Poconé tiveram acesso a serviços de saúde, cidadania e assistência social na sexta-feira (14) durante o evento “Dia do Incluir é Possível”, realizado no Centro de Eventos Municipal Antônio de Campos Maciel, localizado em Livramento.
A ação foi realizada pelo Governo de Mato Grosso, por meio de parceria entre a Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência da Casa Civil de Mato Grosso e as Secretarias de Estado de Assistência Social (Setasc), de Saúde (SES) e de Segurança Pública (Sesp), com apoio da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento e Câmara dos Vereadores.
ECONOMIA Desenrola Brasil: renegociação de dívidas da Faixa 2 começa na segunda
O Ministério da Fazenda autorizou nesta sexta-feira (14) que as instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central (BC) para operações de crédito podem começar, a partir de segunda-feira (17), a renegociação de dívidas da Faixa 2, pelo Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil.
AGRICULTURA FAMILIAR Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar apresentou experiências de sucesso em MT
A agricultura familiar foi o tema do Fórum das Cadeias Produtivas, na 55ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária do Estado (Expoagro), que reuniu 150 pessoas entre produtores, gestores e especialistas nas cadeias produtivas da bovinocultura, fruticultura, apicultura, turismo rural e piscicultura.

SAÚDE UPA Leblon vai oferecer atendimentos 24 horas de odontologia, exames e UTI para urgência e emergência
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, passa a atender pacientes nesta sexta-feira (14), a partir das 19 horas, durante 24 horas por dia. A UPA tem capacidade para fazer 10 mil atendimentos ao mês.
SAÚDE Lula sanciona lei do Mais Médicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (14), a lei do Programa Mais Médicos. A expectativa do governo é ampliar em 15 mil o número de médicos na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2023, por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde.
EDUCAÇÃO Levantamento aponta que 97,3% dos profissionais da educação estadual se consideram sobrecarregados
Consulta realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) revela que para 97,3% trabalhadores da educação a rotina pedagógica em 2023 se tornou mais extenuante do que em anos anteriores. O levantamento faz parte do questionário disponibilizado pela Secretaria de Assuntos Educacionais do Sintep/MT, por meio da plataforma google forms, para saber a opinião dos educadores na rede estadual, sobre a rotina pedagógica após medidas impostas pelo governo Mauro Mendes ao longo do primeiro semestre.