Notícias
POLÍTICA PSD vai apoiar Geller ao Senado e Márcia Pinheiro ao governo, mas deixa filiados livres
O PSD decidiu na noite de sexta-feira (5), em convenção partidária, que vai apoiar a chapa que traz Neri Geller (PP) candidato ao Senado Federal e Márcia Pinheiro (Federação PV-PT-PCdoB) ao Governo do Estado. Contudo, liberou os filiados para escolherem livremente seus candidatos nas majoritárias.
POLÍTICA Federação Brasil da Esperança homologa Márcia Pinheiro ao governo e Neri ao Senado
Finalizada as convenções partidárias, a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) em Mato Grosso vem a público informar que fechou coligação majoritária com PP, PSD e Solidariedade. Essa ampla coligação tem como candidata a governadora, a primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV) e vice-governador, Vanderlucio (PP).
SAÚDE Dois casos suspeitos de Monkeypox em Cuiabá são positivos
De acordo com informações da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os dois casos suspeitos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) que estavam sendo investigados em Cuiabá tiveram o resultado positivo para a doença.
Os dois casos em Cuiabá foram identificados em homens, de 34 e 27 anos e eles começaram a ser monitorados nos dias 26 e 27 de julho, respectivamente. As amostras dos exames foram coletadas pela equipe de Vigilância e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado
POLÍTICA Câmara Federal aprova Política Nacional de Educação Digital
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (4) a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta, que segue para o Senado Federal, traz ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital, e pesquisa digital.
GERAL China anuncia suspensão de cooperação com EUA por visita de Pelosi
A China anunciou nesta sexta-feira (5) a interrupção da cooperação com os Estados Unidos em diversas áreas, incluindo o diálogo entre comandantes militares, em retaliação à visita nesta semana da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.
MEIO AMBIENTE Gaeco Ambiental e Estado fazem operação após denúncia de "dia do fogo"
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco Ambiental) e as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Meio Ambiente promovem uma operação na região de Colniza (759 km distante de Cuiabá) para impedir a prática de incêndios florestais criminosos.
GERAL Corpo de Jô Soares deixa hospital em SP; velório e enterro serão restritos a familiares e amigos
O corpo do apresentador Jô Soares deixou na manhã desta sexta-feira (5) o Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo, onde o humorista morreu durante a madrugada.
O hospital não informou o local do velório e do sepultamento do artista, que será restrito apenas a familiares e amigos íntimos do comediante. O corpo deixou o local, no bairro da Bela Vista, por volta de 10h38.
POLÍTICA Calendário eleitoral começa neste mês com registro de candidatos e propaganda
Agora, no agosto, começam a contar os prazos para definir o quadro das eleições deste ano. Veja a seguir as datas mais importantes que devem ser observadas por partidos e candidatos: 5 de agosto - último dia para realizar convenções pelos partidos políticos e federações para decidir sobre a escolha de candidatos.
15 de agosto - último dia para partidos políticos e federações requererem registro de candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
GERAL STF inicia votação sobre alterações na Lei de Improbidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (4) a votação sobre a constitucionalidade das alterações promovidas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429 de 1992). A norma trata das punições a agentes públicos nos casos em que provoquem danos aos cofres públicos.
O resultado do julgamento terá impacto nas candidaturas de políticos que foram beneficiados pelas mudanças e liberados para concorrer às eleições de outubro. Antes da nova lei, esses políticos estavam inelegíveis.