Notícias
EDUCAÇÃO Unemat oferecerá 2.310 vagas pelo Sisu para ingresso no segundo semestre de 2025
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferece 2.310 vagas em 58 cursos de graduação para ingresso no segundo semestre de 2025 (período letivo acadêmico 2025/2), para candidatos que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024.
A seleção é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, que utiliza as notas do Enem.
As inscrições no SiSU podem ser feitas de 17 a 21 de janeiro. O resultado da 1ª chamada será publicado no dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal.
POLÍCIA Homem com histórico criminal é encontrado morto em porta-malas de viatura policial no centro de Cuiabá
A polícia identificou como Joel Kelson de Oliveira, de 42 anos, o homem que entrou sozinho em uma viatura da Polícia Militar e foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (06.01), na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá.
POLÍTICA Prefeito de Cuiabá anuncia pagamento integral de salários de servidores nesta sexta-feira
Nesta segunda-feira (6), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou que o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas será realizado na próxima sexta-feira (10). Segundo o gestor, a Prefeitura contará com um montante de R$ 105,1 milhões em caixa, valor que permitirá a quitação integral da folha de pagamento.
POLÍCIA Ações das forças policiais de MT contra o tráfico de droga geraram prejuízo de meio bilhão de reais em 2024
As ações das forças de segurança realizadas entre janeiro e novembro de 2024 contra o tráfico de drogas geraram um prejuízo de cerca de meio bilhão de reais às facções criminosas em Mato Grosso.
Este valor representa a soma das apreensões de 36 toneladas de drogas, 272 veículos e de 10 aeronaves que estavam sendo utilizadas para o tráfico em todos os municípios e na fronteira do Brasil com a Bolívia.
POLÍCIA PMs impediram rolezinhos em festas de final de ano: "nenhum tipo de crime vai ser tolerado em MT", afirma comandante-geral
A Polícia Militar intensificou as ações de patrulhamento e impediu diversos eventos denominados "rolezinhos", com encontros de motociclistas irregulares, realizados entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro em Cuiabá e Rondonópolis.
GERAL Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento em breve para que os tutores possam registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente, o RG Animal.
JUSTIÇA Dino suspende pagamento de emendas a ONGs não transparentes
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, mandou suspender nesta-sexta-feira (3) o pagamentos de emendas parlamentares a Organizações Não Governamentais (ONGs) não transparentes.
A decisão vem depois que relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que 13 delas não acompanham de forma adequada o uso do dinheiro público, enquanto deveriam apresentar todas as informações de forma transparentes nos respectivos sites na internet.
POLÍCIA Polícia Civil prende jovem que abusou sexualmente de menor na virada do ano em Tapurah
Um jovem de 19 anos apontado como autor de estupro de vulnerável praticado contra uma adolescente de 14 anos na passagem do ano foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (01.01), em uma ação realizada pelos policiais da Delegacia de Tapurah com apoio da Polícia Militar do município.
As investigações iniciaram por volta de meio-dia, quando a família da vítima procurou a Delegacia de Tapurah para comunicar o desaparecimento da adolescente na festa de virada do ano realizada no município.
POLÍTICA Prefeito de Cuiabá garante pagamento integral dos salários de dezembro e reforça compromisso com serviços essenciais
Na manhã desta sexta-feira (03), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou que os salários dos servidores públicos municipais referentes ao mês de dezembro de 2024 serão pagos integralmente, descartando qualquer possibilidade de escalonamento.
SAÚDE Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o país registrou, ao longo de todo o ano de 2024, um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença. Há ainda 908 óbitos em investigação.