Notícias
POLÍCIA Operação prende 14 pessoas embriagadas e confecciona 58 multas em Cuiabá
Quatorze motoristas foram presos por dirigirem embriagados na madrugada deste domingo (11.02), na Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), em Cuiabá, durante a 14ª edição da Operação Lei Seca. As prisões foram realizadas de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
POLÍCIA Operação Carnaval terá reforço de 1,2 mil policiais militares em toda baixada cuiabana
A Polícia Militar deflagrou, nesta sexta-feira (09.02), a Operação Carnaval 2024, durante solenidade na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá. Até a próxima quarta-feira (14.02), 1,2 mil policiais militares intensificarão o policiamento na Baixada Cuiabana
SAÚDE Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças
Ao comentar o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, avaliou o momento como histórico. “Há 40 anos, se espera uma vacina para a dengue. Tentamos trabalhar, já havia vacina desenvolvida, mas não tão bem sucedida. Agora, temos uma vacina incorporada ao SUS [Sistema Único de Saúde].”
“Mesmo sem epidemia, nós começaríamos essa vacinação porque a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo. Neste momento, é muito importante falar dessa conquista que é termos uma vacina”, reforçou Nísia.
GERAL Prefeitura garante ônibus extras para atender demandas de Carnaval e eventos religiosos de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que haverá reforço nas linhas de ônibus durante a realização do Carnaval 2024 e dos eventos religiosos que acontecem entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A medida visa adequar a oferta à demanda de usuários. Há uma programação especial de coletivos urbanos nas linhas que circulam nas proximidades da Arena Pantanal, onde vai acontecer a 37ª edição do Vinde e Vede, e também nas linhas que fazem proximidades com o Grande Templo na Avenida do CPA, onde ocorrem reuniões evangélicas.
CONCURSO PÚBLICO SES prorroga prazo para inscrição em concurso público
O prazo para inscrições no concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi prorrogado para as 16h do dia 14 de fevereiro. A informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (09.02). O pagamento da taxa de inscrição (DAR) poderá ser feito até o dia 15 de fevereiro
GERAL Expediente nos órgãos estaduais na Quarta-feira de Cinzas (14) começa às 13h
O Governo de Mato Grosso publicou, em edição extra nesta sexta-feira (09.02), decreto que altera o expediente nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na Quarta-feira de Cinzas (14 de fevereiro). Conforme o documento (veja ao final da matéria), neste dia, o expediente começa às 13h.
POLÍTICA General defendeu rompimento institucional para manter Bolsonaro
O general Augusto Heleno defendeu, durante a reunião da cúpula de governo do então presidente Jair Bolsonaro, rompimentos institucionais e uma “virada de mesa” antes das eleições de 2022. Na mesma reunião, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) manifestou preocupação com o risco
SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde recebe 50 mil testes rápidos de Covid-19
O secretário de Saúde, Deiver Teixeira, recebeu nesta sexta-feira (8) a carga de 50 mil testes antígenos, conhecidos como testes rápidos para a Covid-19. Os testes foram comprados por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para conter avanço da doença em Cuiabá.
GERAL Ministério da Pesca não concorda com novas regras do "Transporte Zero"
O deputado estadual Wilson Santos (PSD-MT) esteve nesta terça-feira (6), em Brasília, como ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Em pauta, o andamento das discussões no Governo Federal sobre o novo decreto do Governo de Mato Grosso, publicado no dia 1º de fevereiro, que muda artigos da Lei 12.197/2023, conhecida como Transporte Zero.
No dia 25 de janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal, através do ministro André Mendonça, tentou uma conciliação entre a União e o Estado para buscar a flexibilização da Lei 12.197/23, que proíbe o transporte, armazenamento e venda de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.
POLÍTICA Detalhes sobre tentativa de golpe de Estado expõem Bolsonaro e aliados
O dia 8 de fevereiro foi o dia escolhido para a deflagração de uma operação da Polícia Federal (PF) que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes de seu governo, incluindo ministros de Estado e militares. Eles são investigados de formarem uma suposta organização criminosa para atuar na tentativa de golpe de Estado. A operação foi batizada de “Tempus Veritatis”, ou “Hora da Verdade” em tradução livre.
A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (8) após o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, ter fechado acordo de colaboração premiada com investigadores da PF. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já recebeu a homologação do STF.