Notícias POLÍTICA
Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a publicação neste domingo (8) de um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo o decreto, o prazo da intervenção vai até 31 de janeiro de 2023.
Governador Ibaneis Rocha exonera secretário de Segurança Pública do DF
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), acabou de exonerar o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. O governador confirmou a decisão na rede social Twitter.
Bolsonaristas radicais invadem Congresso Nacional, em Brasília
Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, neste domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras. Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso
Edna Sampaio propõe comissão e aciona e MPF
A vereadora Edna Sampaio (PT) propôs à Câmara Municipal a abertura de uma comissão de acompanhamento da intervenção estadual na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Segundo ela, o atual presidente eleito da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), garantiu que chamará uma reunião extraordinária dos líderes dos partidos
Eleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda-feira para justificar
O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.
Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências.
Ministro recua de ideia de fim do saque-aniversário do FGTS
Um dia após lançar a possibilidade de extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás. Em postagem na rede social Twitter, ele escreveu que a modalidade de saque será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.
Lula fará reunião com todos os governadores no dia 27 de janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com os 27 governadores de estado e do Distrito Federal no próximo dia 27 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília. A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em conversa com jornalistas. O encontro já fazia parte dos planos e era verbalizado pelo presidente durante a campanha.
Ministro das Cidades anuncia retorno do Minha Casa, Minha Vida
O ministro das Cidades, Jader Filho, assumiu nesta terça-feira (3) o cargo, em Brasília. Ao discursar, disse que o governo vai retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Destacou que a gestão da pasta terá destaque para reconquistas sociais. Segundo o ministro, durante a pandemia de covid-19 mais de um milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo.
Emanuel Pinheiro têm reuniões com ministro Padilha, senador Jaques Wagner e secretário nacional, André Ceciliano
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, cumpriu uma extensa agenda na tarde desta terça-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília, e se reuniu com o senador Jaques Wagner, líder do Governo no Senado, o ministro das Relações Internacionais, Alexandre Padilha
Ao assumir Agricultura, Fávaro cita conciliação e sustentabilidade
O ministro recém-empossado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu hoje (2) a pasta com um discurso de conciliação com o agronegócio, mas conclamando as lideranças do setor a se engajarem no combate à fome e na proteção ao meio ambiente.