Publicado em Sábado - 16 de Julho de 2022

Brasil tem 156,4 milhões aptos a votar nas eleições de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (15) o número de eleitores aptos a votar no pleito de outubro deste ano. De acordo com o TSE, 156,4 milhões de pessoas poderão comparecer às urnas no dia 2 de outubro para escolher presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, além de senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Em caso de segundo turno para a disputa presidencial e para governos estaduais, a eleição será em 30 de outubro.

As informações do cadastro eleitoral mostram que a maior parte do eleitorado é formada por mulheres -- são 82,3 milhões de eleitoras, número equivalente a 52,65% do total. Os homens são 74 milhões e correspondem a 47,33%.

Leia mais...
© Antonio Augusto/Ascom/TSE
© Antonio Augusto/Ascom/TSE

© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Aprovada PEC que proíbe União de criar despesas sem apontar receita

Publicado em Quinta - 14 de Julho de 2022

A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 que proíbe o aumento de despesas sem a previsão de receitas. O texto foi aprovado após acordo entre lideranças partidárias que permitiu a votação da proposta em dois turnos, sem a necessidade de interstício.

Leia mais...
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Governo Federal prorroga prazos para atualização de dados no Cadastro Único

Publicado em Quinta - 14 de Julho de 2022

O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no cadastro único, beneficiárias do Auxílio Brasil. É o que consta da Instrução Normativa nº 17, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).Devido aos impactos da pandemia, o ministério escalonou o processo de revisão cadastral.

Leia mais...
© Jefferson Rudy/Agência Senado/Direitos Reservados
© Jefferson Rudy/Agência Senado/Direitos Reservados

Câmara aprova PEC dos Benefícios Sociais em segundo turno

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2022

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15, de 2022, que cria um estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios sociais até o fim do ano. Os dois destaques apresentados pelos parlamentares foram rejeitados

Leia mais...
Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Dirigentes da Federação Brasil da Esperança MT se reúnem com Lula – ex-presidente convida Fávaro e Neri a disputarem eleição majoritária

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2022 | por Volney Albano, Assessoria

Em reunião nesta terça-feira (12), no início da noite, em Brasília, o ex-presidente Lula convidou o senador Carlos Fávaro (PSD) a concorrer ao governo de Mato Grosso, nas eleições deste ano, e o deputado federal Neri Geller (PP) a disputar o Senado, com o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e demais partidos, que estarão no projeto nacional liderado pelo ex-presidente.

Além de Fávaro e Neri, a reunião com Lula contou com participação do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB)

Leia mais...
© Roque de Sá/Agência Senado/Direitos reservados
© Roque de Sá/Agência Senado/Direitos reservados

Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC dos Benefícios Sociais

Publicado em Terça - 12 de Julho de 2022

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12), por 393 votos favoráveis e 14 contrários, em primeiro turno o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o pagamento de benefícios sociais até o fim do ano. A sessão foi suspensa após problemas técnicos no sistema da Casa

Leia mais...
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Deputados aprovam PEC que define regras para nomeação de conselheiros no TCE

Publicado em Sábado - 09 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Secom AL-MT

Em sessão ordinária na quarta-feira (6), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em primeira votação o Projeto de Emenda Constitucional 01/2022, que altera o parágrafo 2º, inciso I, do artigo 49 da Constituição Estadual de Mato Grosso, que trata da nomeação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A PEC 01/2022, de autoria de lideranças partidárias, foi aprovada com 18 votos favoráveis, três abstenções e três ausências.

Com a mudança, o parágrafo segundo do artigo 49 passa a vigorar com a seguinte redação: “os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, serão escolhidos: I - três pelo governador do estado, com a aprovação da Assembleia Legislativa, sendo dois indicados em lista tríplice pelo Tribunal de Contas, alternadamente, primeiro entre procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal,

Leia mais...
Danilo Forte:
Danilo Forte: "Medida retribui a dignidade ao povo brasileiro"

Comissão especial aprova PEC do Estado de Emergência

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2022

Por 36 votos a 1, os deputados aprovaram nesta quinta-feira (7), na comissão especial, o parecer à Proposta de Emenda à Constituição que institui estado de emergência até o final do ano (PEC 1/22), elaborado pelo deputado Danilo Forte (União-CE). O texto gera R$ 41,25 bilhões de despesas excepcionais até 31 de dezembro, divididos entre benefícios sociais e econômicos (veja detalhamento dos gastos abaixo).

O parecer, que hoje recebeu uma complementação de voto, será analisado agora no Plenário, onde passará por dois turnos de votação.

Pelo texto aprovado, o estado de emergência é criado sob o argumento de que a disparada do preço dos combustíveis, nos mercados externos e interno, provoca a deterioração do poder de compra da população e penaliza os mais vulneráveis.

Leia mais...
Vereadora Vilma Barros (Patriota)
Vereadora Vilma Barros (Patriota)

Vilma Barros é empossada vereadora por Cuiabá durante licença de Kássio Coelho

Publicado em Terça - 05 de Julho de 2022 | por Robson Fraga, Assessoria

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB), deu posse nesta terça-feira (05), à vereadora Vilma Barros (Patriota). Ela assumiu a vaga de Kássio Coelho (Patriota), que ficará licenciado do cargo por 120 dias por questões pessoais.

Leia mais...

Abrir a porteira para empreendimentos no Pantanal ameaça existência do bioma, alertam pesquisadores

Publicado em Terça - 05 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

O PL 561/2022, que autoriza empreendimentos no Pantanal e uso das áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal para pecuária extensiva, também abre as portas para atividades poluidoras e de impacto que ameaçam a existência do bioma, alertam pesquisadores e ambientalistas.

Leia mais...