Notícias POLÍTICA
Lula destaca atuação do STF contra o arbítrio e o retrocesso
No discurso, o presidente afirmou que os atos golpistas de 8 de janeiro mostraram a face mais absurda da violência e do ódio e não nasceram “por geração espontânea, mas cultivados em sucessivas investidas contra o direito e a Constituição, com o objetivo de sustentar um projeto autoritário de poder”. E disse ainda que “levará essa indignação" para o resto de sua vida.
Clima e migração serão tema de encontro entre Lula e Biden nos EUA
O governo dos Estados Unidos divulgou comunicado sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos EUA em 10 de fevereiro. Lula se encontrará com o presidente Joe Biden, em Washington, onde discutirão temas como o combate às mudanças climáticas, a segurança alimentar, a promoção do desenvolvimento econômico, o fortalecimento da paz e da segurança e o controle da migração regional.
De acordo com o comunicado, divulgado ontem (31), Biden quer “fortalecer ainda mais o estreito relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil” e reafirmar o apoio do país norte-americano à democracia brasileira.
Ministra dos Povos Indígenas espera demarcação de 14 áreas este ano
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou, em entrevista a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que 14 processos de demarcação de terras indígenas estão prontos para homologação pelo governo federal.São áreas localizadas em oito estados de quase todas as regiões do país.
Governador pede prioridade para pavimentar BRs 242 e 158 e duplicar 163 em MT
Em reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o governador Mauro Mendes defendeu prioridade nas obras das rodovias federais 158, 242 e 163, fundamentais para o escoamento da produção em Mato Grosso, além da entrega ao Estado para a administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Em Brasília, prefeito Emanuel Pinheiro debate com ministro Carlos Fávaro estratégias para fortalecer agricultura familiar
Cumprindo uma extensa agenda em Brasília, nesta semana, o prefeito Emanuel Pinheiro, debateu junto ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) e a deputada federal, Rosa Neide Sandes, o fortalecimento da agricultura familiar, dos trabalhadores rurais de Cuiabá e também dos 12 municípios que integram o Vale do Rio Cuiabá.
Emanuel Pinheiro destacou que em breve participará de uma reunião na Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri), junto com o ministro, deputado Emanuelzinho e Rosa Neide, para tratativas e melhorias no setor.
Governador e senadores pedem transferência do Parque de Chapada ao Estado
O governador Mauro Mendes pediu ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apoio para viabilizar a transferência do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que é federal, ao Estado de Mato Grosso. O pedido também foi endossado pelos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes
No Uruguai, Lula defende maior presença de mulheres na política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (25) a maior presença de mulheres na política. No último dia de viagem à Argentina e ao Uruguai, Lula recebeu uma homenagem da prefeitura de Montevidéu e disse que trabalhará para unificar novamente o pensamento da América Latina.
Na Argentina, Lula se encontra com chefes de governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma série de encontros bilaterais com chefes de governo e representantes de organismos multilaterais, na tarde desta terça-feira (24), em Buenos Aires, capital da Argentina. As reuniões ocorreram às margens da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que reúne 33 países do hemisfério.
Governo federal anuncia troca no Comando do Exército
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou na noite deste sábado a troca do Comando do Exército. O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva assume o comando no lugar do general Júlio César de Arruda, designado em dezembro, durante o governo de transição.
Justiça mantém prisão de 942 investigados por atos golpistas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu hoje (20) a análise das audiências de custódia de 1,4 mil presos por participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF..