Publicado em Sexta - 23 de Junho de 2023

Supremo retoma julgamento sobre piso salarial da enfermagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento, nesta sexta-feira (23), da ação sobre a validade do pagamento do piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem.Em maio, o relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais

Leia mais...
© Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgaçāo.
© Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgaçāo.

Hospital Regional de Vale do Peixoto foi tema de reunião na Secretaria de Estado de Saúde de MT, nesta quinta-feira

Publicado em Quinta - 22 de Junho de 2023 | por Laís Canto, Assessoria

Ontem (21) durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o deputado Valter Miotto (MDB) usou a tribuna para falar da indicação Nº 3224/2023 ao governo através da Secretaria de Saúde para tratar de um assunto de suma importância que é a situação do Hospital Regional de Vale do Peixoto, com objetivo de melhorar o atendimento das pessoas que necessitam do atendimento do hospital.

"Fiz este pedido na tribuna para que o Governo apure e selecione a questão das inúmeras denúncias que tem chegado ao meu gabinete, na parte da execução orçamentária

Leia mais...
Neurocirurgia para melhorar sintomas da doença de Parkison Foto: SES-MT
Neurocirurgia para melhorar sintomas da doença de Parkison Foto: SES-MT

Hospital Metropolitano realiza primeira neurocirurgia para melhorar sintomas da doença de Parkinson

Publicado em Quinta - 22 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

O Hospital Metropolitano, unidade mantida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, realizou a primeira neurocirurgia de implante de estimulador cerebral profundo, que visa melhorar os sintomas da doença de Parkinson.

Leia mais...
© Jerry Kirkhart/Wikimedia
© Jerry Kirkhart/Wikimedia

Saúde atualiza para 53 os casos de febre maculosa, com 8 mortes

Publicado em Quinta - 15 de Junho de 2023

O Ministério da Saúde atualizou para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste -- seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Quanto ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17).

Segundo a pasta, no geral, os casos aparecem de maneira esporádica. A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia. Não há, portanto, transmissão de pessoa para pessoa.

Leia mais...
Secom MT
Secom MT

Prazo para pagar o IPVA à vista ou parcelado encerra nesta segunda-feira

Publicado em Domingo - 11 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Os proprietários de veículos têm até a próxima segunda-feira (12.06) para efetuar o pagamento IPVA 2023 à vista ou parcelado, com descontos de até 15%. Os contribuintes que escolherem o parcelamento devem recolher o valor da primeira parcela na mesma data para evitar juros e multas.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais

Publicado em Sexta - 09 de Junho de 2023

Há 14 anos, a pediatra Natália Bastos atende desde pacientes recém-nascidos a adolescentes. Ela lembra, entretanto, que o atendimento pediátrico, sobretudo nas emergências de todo o país, mudou drasticamente ao longo das últimas décadas. Ela cita como exemplo a triagem de crianças com suspeita de meningite. “Antigamente, a gente tinha inúmeras crianças esperando para fazer punção lombar, a gente já não tinha vaga no isolamento. Hoje, os residentes mal têm como fazer a punção lombar porque, graças a Deus, são poucas as crianças com quadro de meningite devido à vacinação”.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 43 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe no Brasil

Publicado em Sexta - 09 de Junho de 2023

Até esta sexta-feira (9), 43,3 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, do total de doses aplicadas 16 milhões foram em idosos, seis milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde. Hoje, Dia Mundial da Imunização, o ministério alerta que a “vacinação é fundamental antes da chegada do inverno

Leia mais...
O governador Mauro Mendes em conversa com a paciente Eloize Madalena
O governador Mauro Mendes em conversa com a paciente Eloize Madalena

Governador: “A meta do mutirão de cirurgias é acabar com a fila da vergonha”

Publicado em Quarta - 07 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes afirmou que o principal objetivo do mutirão de cirurgias que estão sendo realizadas pelo Gabinete de Intervenção da Saúde de Cuiabá é “acabar com a fila da vergonha”, com milhares de pessoas esperando há anos para realizar procedimentos.

Leia mais...
Cirurgias de retirada dos órgãos foram bem-sucedidas Foto: SES-MT
Cirurgias de retirada dos órgãos foram bem-sucedidas Foto: SES-MT

Captação de órgãos realizada em MT proporciona chance de vida a pacientes de outros cinco estados

Publicado em Sábado - 03 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou dois processos de captação de órgãos na sexta-feira (02.06). Graças à solidariedade da família dos doadores, pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal ganharam uma nova chance de vida.

Leia mais...
© Foto: Embrapa
© Foto: Embrapa

Escolas usam rede social e produtos locais para alimentação saudável

Publicado em Sábado - 27 de Maio de 2023

Popularmente chamada de “pão da Amazônia”, a mandioca é usada na região para fabricação de pé de moleque, salgados e bolos. É a substituta recorrente da farinha de trigo. A tapioca, iguaria popular no país, é feita com a fécula de mandioca. Com o tucupi, caldo da raiz da mandioca, são feitos pratos típicos da cultura local, como o tacacá.

Leia mais...