Notícias SAÚDE
Programa Remédio em Casa realizou 14.439 entregas desde seu lançamento em 2023
O programa Remédio em Casa, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Farmácia Estadual, já realizou 14.439 entregas de medicamentos desde a sua implementação, em junho de 2023. Atualmente, o programa atende pacientes de 23 municípios de Mato Grosso
Opas eleva risco de febre do Oropouche nas Américas para alto
A Organização Pan-Americana da Saúde (OMS), braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas (OMS), emitiu neste sábado (3) um alerta epidemiológico de risco alto para a febre do Oropouche no continente.De acordo com a entidade, a decisão foi tomada em razão de “recentes mudanças altamente preocupantes” nas características clínicas e epidemiológicas da doença
Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
O Brasil se aproxima da marca de 5 mil mortes provocadas pela dengue em 2024. De acordo com a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o país contabiliza 4.961 óbitos confirmados pela doença. Há ainda 2.161 mortes em investigação. Ao longo de todo o ano, foram notificados 6.437.241 casos prováveis de dengue em todo o país
Saúde confirma óbito fetal por transmissão vertical de Oropouche
O Ministério da Saúde (MS) confirmou um caso de óbito fetal causado por transmissão vertical de febre do Oropouche, que acontece quando o vírus é passado da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto. A confirmação foi feita na sexta-feira (2) no estado de Pernambuco. A pasta informou que a grávida tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação.
Caixa lança serviços digitais para MEI, com crédito de até R$ 10 mil
Os microempreendedores individuais (MEI) podem, a partir desta terça-feira (30), acessar um pacote de serviços 100% digitais disponibilizados pela Caixa. Segundo o banco, a ideia é facilitar a inclusão digital e a redução de custo dos clientes MEI, de forma a incentivar a geração de empregos. O pacote digital inclui uma série de serviços e produtos.
Uma pessoa morre por minuto no mundo por causas relacionadas à aids
Os dados estão em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), antes da abertura oficial da 25ª Conferência Internacional sobre Aids, em Munique, na Alemanha. As lideranças mundiais se comprometeram a reduzir as novas infecções anuais
Hepatite Delta avança entre ribeirinhos no Amazonas
Casos de hepatite Delta entre ribeirinhos no Amazonas preocupam autoridades da saúde e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A doença, que pode ser silenciosa, é o tipo mais agressivo das hepatites virais, podendo causar cirrose, câncer e até mesmo levar à morte.
Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano atendeu 815 bebês prematuros
A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), prestou assistência a 815 bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais durante o primeiro semestre de 2024.
De acordo com o relatório, também foram doados 1.565 litros de leite por 1.166 mães e pessoas que amamentam, em sete unidades de coleta. A quantidade de leite recebida até junho de 2024 aponta para um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente
A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas.
Central de Regulação convoca usuários do SUS para atualização de cadastro
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS há anos enfrenta um grande desafio: aproximadamente 60% das consultas, exames e cirurgias agendadas mensalmente são desperdiçadas devido à ausência dos usuários do SUS. Esse desperdício não apenas impacta os recursos públicos, mas também compromete o acesso de outros pacientes aos serviços de saúde.
Quando um usuário do SUS falta a um agendamento, uma vaga que poderia ser destinada a outro paciente é perdida. Isso gera uma extensa fila de espera, dificultando o acesso rápido e eficiente aos tratamentos médicos necessários.
Para combater esse problema e otimizar o uso dos recursos públicos, a Central de Regulação está convocando todos os usuários do SUS a atualizarem seus cadastros do cartão SUS.