Publicado em Sábado - 27 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

Pacientes agradecem governador por cirurgia: "Foram cinco anos de espera"

Os pacientes beneficiados pelo mutirão de cirurgias do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá agradeceram o governador Mauro Mendes pela ação realizada pelo Gabinete de Intervenção do Estado - que está comandando a Saúde da Capital. Mauro vistoriou a unidade na manhã deste sábado (27.05) e conferiu o andamento do mutirão

Leia mais...
Governador Mauro Mendes vistoria antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Governador Mauro Mendes vistoria antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Programa Fila Zero na Cirurgia tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado - Foto: Marcos Vergueiro | Secom-MT
Programa Fila Zero na Cirurgia tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado - Foto: Marcos Vergueiro | Secom-MT

SES aprova propostas de três municípios pelo programa Fila Zero na Cirurgia

Publicado em Quinta - 25 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) aprovou propostas dos municípios de Cuiabá, Primavera do Leste e Campo Verde para o programa Fila Zero na Cirurgia. As propostas apresentadas totalizam o investimento de R$ 62,8 milhões para a realização de cerca de 17 mil procedimentos cirúrgicos em Mato Grosso.

Leia mais...

Implante coclear é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas

Publicado em Sábado - 20 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

O Governo do Estado, por meio do Hospital Estadual Santa Casa e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), realizou a primeira cirurgia para implante coclear via Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. O novo procedimento passa a integrar a cartela de serviços ofertados gratuitamente no Estado

Leia mais...
O governador Mauro Mendes, durante vistoria - Foto: Mayke Toscano/Secom
O governador Mauro Mendes, durante vistoria - Foto: Mayke Toscano/Secom

Governador vistoria obra do Hospital Central em Cuiabá: "Vai ser, disparado, o maior e melhor de Mato Grosso"

Publicado em Sábado - 20 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes vistoriou, na manhã deste sábado (20.05), as obras do Hospital Central em Cuiabá, que já estão 85% finalizadas. Mauro Mendes relatou à imprensa que as obras estão dentro do cronograma, com previsão de conclusão em outubro deste ano.

Leia mais...

Novo Hospital Universitário chega a 40% de execução das obras

Publicado em Quarta - 17 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller atingiram 40% de execução física das obras. Com 58,3 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade hospitalar segue com sua construção dentro do cronograma esperado, com entrega prevista para novembro de 2024.

Leia mais...
© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Anvisa concede registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite

Publicado em Terça - 16 de Maio de 2023

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro para produção nacional da vacina meningocócica ACWY conjugada, que protege contra quatro tipos de meningite.

O imunizante poderá ser produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), detentora da tecnologia.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou que o registro é mais um passo na busca pela autossuficiência nacional, por meio da redução da dependência de insumos internacionais e da incorporação de tecnologias estratégicas para o país.

Leia mais...
© Arquivo/Agência Brasil
© Arquivo/Agência Brasil

Amapá tem surto de síndromes gripais, e governo decreta emergência

Publicado em Domingo - 14 de Maio de 2023

Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública nesse sábado (13). A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaços

Leia mais...
Deputado Carlos Avallone (PSDB) e deputado Lúdio Cabral
Deputado Carlos Avallone (PSDB) e deputado Lúdio Cabral

Audiência pública dia 15 vai discutir a política estadual de saúde mental

Publicado em Sexta - 12 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

A Assembleia Legislativa realiza na segunda-feira (15) uma audiência pública para discutir os desafios da política estadual de saúde mental. A iniciativa reúne a Câmara Setorial Temática da Saúde Mental, presidida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) e a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, presidida pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

Leia mais...
© Wilson Dias
© Wilson Dias

Detecção de câncer no SUS é desafio para 70% de moradores de favela

Publicado em Quarta - 10 de Maio de 2023

As maiores dificuldades de moradores de favelas em todo país no acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer estão na demora em realizar agendamentos de exames (82%) e no acesso a instituições de saúde (69%). As informações fazem parte da pesquisa Oncoguia “Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras”, realizada pelo DataFavela e o Instituto Locomotiva.

O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (9), em Brasília. A pesquisa escutou 2.963 pessoas, maioria de raça negra, classes D e E, de todas as regiões do país, entre os dias 18 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano. A maioria do público ouvido depende exclusivamente do SUS (82%).

Leia mais...

Hospital Metropolitano ampliou número de leitos em 261% e realizou 66,5 mil atendimentos em quatro anos

Publicado em Sexta - 05 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

Em quatro anos, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, ampliou o número de leitos em 261%. O incremento possibilitou a realização de 66,5 mil atendimentos, entre cirurgias, procedimentos hospitalares e internações. A unidade de saúde é gerida pelo Governo de Mato Grosso e atua como referência em diversas especialidades, como ortopedia, bariátrica e cirurgia geral.

“O Hospital Metropolitano é referência para os 141 municípios do Estado no atendimento de alta complexidade, além dos atendimentos ambulatoriais.

Leia mais...