Notícias SAÚDE
Mortalidade por Aids cai 78% desde 1995 em São Paulo
Levantamento da Fundação Seade, órgão do governo paulista, mostra que a mortalidade por Aids no estado caiu 78% desde 1995, ano do pico de mortes pela doença. Na década de 1990 foram 7.739 mortes, sendo 5.850 homens. Em 2021, foram 1.719 mortes, sendo 1.237 entre a população masculina.
Câncer de próstata tem novo tratamento com radioterapia reduzida
A fase aguda da pandemia da covid-19 afetou os pacientes com câncer de próstata, que não podiam parar o tratamento, mas precisavam continuar se cuidando para evitar a contaminação pelo coronavírus. Uma das medidas implantadas com o objetivo diminuir o risco de transmissão da covid-19, foi a redução no número de sessões de radioterapia para o tratamento.
O número de sessões foi reduzido de 39 para 20 aplicações. A experiência foi tão bem-sucedida que passou a ser adotada como rotina no pós-pandemia. Ao lado de exames e tratamentos sofisticados, essa é uma das novidades do combate ao câncer de próstata, que ganha destaque durante a campanha do Novembro Azul, que segue até o próximo dia 30.
No entanto, a redução se aplica a determinados pacientes, que apresentam características específicas.
Cuiabá recebe mais vacinas contra o coronavírus para crianças de 3 e 4 anos
A vacinação da primeira dose de crianças de 3 e 4 anos contra o coronavírus voltará a ser realizada a partir da próxima quarta-feira (30). A capital recebeu uma nova remessa de imunizantes para este público, o que possibilitará a retomada da vacinação.
Anvisa autoriza fabricação de novo medicamento à base de cannabis
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (28) a fabricação, no Brasil, de um novo produto medicinal à base de cannabis, o Canabidiol Ease Labs 100 mg/ml. O remédio será fabricado pela Ease Labs Laboratório Farmacêutico sob a forma de solução de uso oral.
Máscaras voltam a ser obrigatórias no transporte público de São Paulo
O uso de máscara no transporte público volta a ser obrigatório a partir deste sábado (26) na capital paulista. A decisão foi tomada com base na análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde para prevenir o avanço dos casos de covid-19.
O governo do estado recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios. Além disso, alerta a população para que todos completem o ciclo vacinal, importante para garantir maior proteção contra o coronavírus e amenizar os efeitos do vírus.
Para reforçar a medida e conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à disseminação da covid-19, a prefeitura da capital paulista começou na última segunda-feira a distribuir máscaras nos 32 terminais de ônibus da cidade, das 7h às 10h. A ação continua na próxima semana. Até o momento foram distribuídas mais de 350 mil máscaras.
MT Hemocentro celebra Dia do Doador de Sangue com homenagens e campanha de conscientização
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, celebrou nesta sexta-feira (25.11) o Dia Nacional do Doador de Sangue. A unidade preparou uma programação intensa em homenagem aos heróis e heroínas da vida real, que regularmente doam esperança e vida.
“Essa é uma data extremamente significativa porque existem doadores de sangue com quem nós temos um trabalho lindo de salvar vidas.
COE recomenda retorno do uso de máscaras para crianças e pessoas com sintomas gripais
O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT) recomendou o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar. A orientação também vale para ambientes fechados com aglomeração ou de ventilação prejudicada.
Anvisa aprova volta do uso de máscaras em aviões e aeroportos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos. A medida visa reduzir o risco de contágio de covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.
'Dia D' contra a Dengue será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso
A Unidade de Vigilância em Zoonoses, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza o dia D de Mobilização no Combate ao mosquito Aedes aegypti, no campus da UFMT, em Cuiabá. A ação será realizada das 8h às 16h, de quarta-feira (23), com concentração das equipes
Cuiabá começa vacinação contra o coronavírus para crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades
O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta terça-feira (22) por meio de suas redes sociais que autorizou, a partir de quarta-feira (23), Cuiabá começará a vacinação contra o coronavírus para crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) que tenham comorbidades. Para que as crianças consigam receber o imunizante, os pais ou responsáveis precisarão apresentar um laudo da comorbidade.
Segundo o prefeito, a aplicação será realizada em apenas três unidades básicas de saúde: Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Cidade Verde. “Escolhemos estas unidades por serem de hora estendida, para que os pais ou responsáveis que trabalham possam levar as crianças para serem vacinadas na hora do almoço ou depois do expediente. Estas UBS aplicarão o imunizante das 8h até às 20h”, comentou.