Notícias SAÚDE
Técnicos pedem vacinas para impedir que variantes sofram mutações
Diante do aumento de casos de covid-19, autoridades sanitárias internacionais estão em alerta. O registro de novos casos da doença tem a ver com o surgimento de novas subvariantes da Ômicron, BQ.1 e XBB. Segundo os primeiros estudos, elas podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais.
Em 24 horas, país registra 18.622 casos e 49 mortes por covid-19
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11) mostram que o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 688.656 mortes por covid-19. Segundo o boletim epidemiológico, número total de casos confirmados da doença é de 34.889.576.
Em 24 horas, foram registrados 18.622 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 49 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 34.115.188 pessoas se recuperaram da doença e 104.354 casos estão em acompanhamento.
Estados
De acordo com os dados divulgados, São Paulo lidera o número de casos, com 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,75 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (150 mil). Em seguida, aparece Roraima (175,9 mil) e Amapá (178,7 mil).
Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes, São Paulo apresenta o maior número (175.825), seguido de Rio de Janeiro (75.908) e Minas Gerais (63.897). O menor número de mortes está no Acre (2.029), Amapá (2.164) e Roraima (2.175).
Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19
Mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com Ministério da Saúde, 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença
Mato Grosso recebe 19.440 doses de vacina para a faixa etária de seis meses a três anos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, na manhã desta sexta-feira (11.11), 19.440 doses da vacina Pfizer, destinada ao público de seis meses de idade e a menores de três anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, este quantitativo deverá ser destinado à aplicação de três doses
Kalil autoriza a construção de mais duas UBS, anuncia credenciamento de mais 46 ESF e dobra cobertura da Atenção Básica
O prefeito Kalil Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, assinaram, nesta quinta-feira (10), Ordem de Serviço para início de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a serem construídas nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II. As unidades estão orçadas no valor de R$ 1 milhão e serão construídas por meio de recursos próprios.
Kalil assegurou que a saúde, assim como o saneamento básico, são as principais prioridades de sua gestão. Para ele, saneamento e saúde são indissociáveis, de modo que paralelo ao maior investimento da história da água em Várzea Grande que está sendo feito pela Prefeitura, é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.
“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vamos construir mais estas duas unidades e até o final do meu mandato mais cinco. Com isso, queremos avançar na promoção e prevenção à saúde, evitando o agravamento de doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de fortalecer a vacinação”, disse o prefeito.
Saúde entrega vacinas para crianças abaixo de 3 anos com comorbidades
O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (10) a distribuição de 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 destinadas a crianças com idade entre 6 meses e 3 anos com comorbidades.
MT Hemocentro e parceiros promovem campanha de doação de sangue
Com a proposta de intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado, o MT Hemocentro, em parceria com uma joalheria de Cuiabá, realizará nesta quarta e quinta-feira (09 e 10.11) a campanha MD + Vida.
Esse é o sexto ano da campanha. A ação é idealizada pelo empresário do ramo de joalheria, Márcio Designer, e sua família. Durante a ação, cada doador ganhará uma pulseira soutache com pingente em prata com banho de ouro.
As pulseiras estarão disponíveis nas cores verde, amarela e azul, em alusão à participação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Os voluntários podem realizar o agendamento por meio deste link, sendo o limite de 150 doações por dia.
Recepcionistas e supervisores da Atenção Primária e da Atenção Secundária participam de processo formativo
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic) Pantanal, realizará o Curso de Atendimento ao Público e Acolhimento Humanizado para recepcionistas e supervisores da Atenção Primária e Atenção Secundária de Saúde. A capacitação será no auditório da Unic Pantanal, aos sábados, sendo 120 vagas no dia 05 deste mês e outras 120 para o dia 12, das 9h30 às 12h. O evento contará com a participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Policlínicas, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Serviço Assistência Especializada (SAE), Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Centro de Reabilitação, Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), Vigilância e Laboratório Central de Cuiabá (Lacec).
Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação
Uma pesquisa realizada com entrevistados com mais de 50 anos de idade em nove países, incluindo o Brasil, indica que, apesar de preocupadas com a saúde, essas pessoas nem sempre buscam as vacinas disponíveis para se protegerem contra doenças imunopreveníveis.
Para o gerente médico de vacinas da farmacêutica GSK e infectologista Emersom Mesquita, não existe necessariamente uma contradição entre o número de pessoas que se preocupam em fazer check-up de rotina e a alta proporção de pessoas que negligenciam vacinas.
"Isso aponta para o fato de que ainda existe um espaço para o crescimento da importância da imunização do adulto de forma geral. É muito tentador tentar estabelecer uma causa única, mas esse problema da adesão à vacinação sem dúvida é multivariado. Um dos fatores é a percepção de risco.
Número de casos de malária em Mato Grosso registra queda de 60%
Neste domingo (06.11), é celebrado o Dia da Malária nas Américas. A data foi estabelecida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para despertar a atenção das autoridades e profissionais de saúde para a doença, que atinge milhões de pessoas no mundo.