Notícias GERAL
Pedidos de aposentadoria ficam parados à espera de adaptação de sistema às novas regras da Previdência
Quase dois meses após entrar em vigor a reforma da Previdência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem previsão de quando os trabalhadores que fizerem o pedido de aposentadoria pelas novas regras passarão a receber o benefício.
De acordo com o instituto, todos os sistemas de concessão de benefícios da Previdência Social estão tendo que ser ajustados às novas regras, já que nenhum cálculo ou definição de valores de benefícios concedidos são feitos de forma manual pelos servidores.
IPVA pode ser pago com 5% de desconto até dia 10
Proprietários de veículos com placa final 1 têm até o dia 10 de janeiro para recolher o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5%. Caso o pagamento ocorra entre os dias 11 e 20, o desconto será de 3%.
Serviço Não Perturbe dos bancos começa a funcionar nesta quinta-feira
Os aposentados e pensionistas que não quiserem mais receber ligações com ofertas de crédito consignado podem se cadastrar no serviço “Não Perturbe” dos bancos, que passa a funcionar a partir desta quinta-feira (2).
Para isso, é preciso cadastrar no site do serviço os telefones fixos ou móveis vinculados ao número do CPF. O bloqueio passa a valer 30 dias após o procedimento, quando os bancos que aderiram ao sistema param de fazer chamadas telefônicas com as ofertas de empréstimos.
Ao todo, 23 bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor.
Mega da Virada teve arrecadação recorde de mais de R$ 1 bilhão
A Mega da Virada 2019, concurso especial 2.220 da Mega-Sena, registrou a maior arrecadação na história das loterias da Caixa. O valor total arrecadado atingiu o volume de R$ 1.028.882.101,50. Esse resultado é 16,12% superior ao total arrecadado em 2018.
Procon-MT dá dicas para ajudar os passageiros na alta temporada brasileira
Visitar familiares, conhecer novos lugares, divertir-se com os amigos ou, simplesmente, descansar. Esses são alguns dos motivos para viagens de começo de ano, alta temporada no Brasil por ser verão e período de férias escolares. Mas o planejamento deve começar muito antes para conseguir preços melhores, principalmente no quesito “meio de transporte”.
Segundo pesquisa realizada pelo site Skyscanner, dentre as pessoas que vão viajar neste período, 85% optaram por via aérea. É o caso do professor José Patrício, que sempre viaja no período de férias, em janeiro, e prefere o transporte aéreo por questão de rapidez. “Avião é muito prático, é ótimo saber que estarei no destino final em questão de poucas horas”.
MT Ciências levou atividades para mais de 36 mil pessoas
O projeto MT Ciências – Circuito Itinerante da Ciência, percorreu 12 municípios de Mato Grosso em 2019, recebendo a visita de mais de 36 mil estudantes de escolas públicas. A carreta com baú adaptado mostra a ciência de forma divertida, despertando a curiosidade dos visitantes.
O museu itinerante foi criado em novembro de 2017 e transporta 32 instalações, que abordam a física, matemática e biologia. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, o objetivo do MT Ciências é despertar a curiosidade dos estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico. A carreta também esteve em campus de universidades mato-grossenses e em Campo Grande (MS).