Notícias GERAL
Poder Judiciário de Mato Grosso realiza mutirões até fim do ano
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum de Cuiabá preparou uma programação de dez mutirões, com a iniciativa pública e privada, que começaram em abril e seguem até o fim de 2018.
Aumento de 62% na receita dos royalties confirma urgência para distribuição mais justa aos municípios
A arrecadação de royalties e participações especiais sobre a produção de petróleo e gás aumentou 62% de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período de 2017.
Aberto prazo para cadastramento e atualização dos fundos da infância e adolescência
Está aberto o prazo para cadastro nacional dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). Gestores municipais responsáveis por gerir os FIA terão um mês para enviar as informações dos Fundos em situação regular a fim de receber doações dedutíveis do Imposto de Renda (IR).
Vírus da Zika pode dar origem a tratamento para tumores de cérebro, apontam estudos da USP
Em 2015, o vírus da zika, originário da África, que deve ter chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, causou pânico entre mulheres grávidas, principalmente do Nordeste, por causa de sua capacidade de causar microcefalia em fetos, doença em que o cérebro e a cabeça da criança são menores do que deveriam ser.
Profissionais que atuarão no enfrentamento à violência doméstica passam por capacitação
Cerca de mil inquéritos são instaurados todos os anos na Delegacia Especializada da Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande. Deste total, 70% referem-se a violência contra a mulher (maior de 18 anos), 25% envolvem crianças e adolescentes (a maioria meninas) e 5% dizem respeito a idosos. Para tentar reduzir estes índices foi realizado nesta sexta-feira (14) mais um ciclo de capacitação de agentes sociais que prestam atendimento à mulher em situação de violência. O trabalho é desenvolvido pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar em Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.
Desta vez, o treinamento teve como público-alvo os profissionais que atuarão em duas frentes: “Patrulha Maria da Penha” e “Serviço de Reflexão para Homens”. No caso da “Patrulha Maria da Penha”, que será apresentada à população no dia 30 de outubro