Notícias SEGURANÇA
Réveillon na orla do Porto terá reforço de 120 PMs e torres de observação
O plano de segurança traçado pela Polícia Militar para o réveillon 2018 na orla do rio Cuiabá, no Porto, prevê um reforço de 120 policiais militares por noite (30 e 31.12) e três torres de observação. Além do efetivo do 1º Batalhão da PMMT, unidade responsável pelas ações do policiamento cotidiano
Redução de casos de latrocínio chega a 37% em Mato Grosso
Entre os meses de janeiro e novembro deste ano ocorreram 38 casos, enquanto no mesmo período de 2016 foram 60. A queda também foi relevante em Várzea Grande, com 69% menos ocorrências em relação ao ano passado
Patrulha atende vítimas de violência e maus-tratos em Mato Grosso
Sessenta e três pessoas vulneráveis, vítimas de ocorrências criminais, foram amparadas pela Patrulha de Assistência às Vitimas (PAV) desde sua implantação em março deste ano. A iniciativa, pioneira no município de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), orienta as pessoas sobre como proceder logo após algum tipo de violência ou maus tratos.
O trabalho integrado conta com a participação de policiais civis, militares, psicólogos, assistentes sociais, Conselho da Mulher e Ministério Público Estadual. Eles ajudam no resgate da dignidade dessas pessoas, fazendo com que elas se sintam mais seguras e amparadas.
Segurança será reforçada nos 141 municípios de Mato Grosso durante o fim de ano
A operação integrada “Final de Ano Seguro” começa nesta sexta-feira (1º/12) e segue até janeiro de 2018 com envolvimento das forças de segurança nos 141 municípios mato-grossenses. O objetivo é levar sensação de segurança à população durante o período de fim de ano.
As naturezas criminais como roubos, furtos e o tráfico de drogas, que já vêm sendo combatidas em diversas operações integradas desde o começo do ano, terão os cuidados redobrados da segurança para dar maior comodidade ao cidadão nas áreas de compras dos principais centros comerciais de Cuiabá, Várzea Grande e do interior do Estado.
Devido à maior circulação de pessoas e movimentação financeira, nesta época do ano a estratégia é o policiamento ostensivo com o aumento do efetivo que vai atuar em escala de plantão para atendimento às demandas do período.
Plantão de Várzea Grande muda para prédio da 2ª Delegacia do Parque do Lago
A partir desta quinta-feira (30.11), as ocorrências de flagrantes na cidade de Várzea Grande serão lavradas em novo endereço do Plantão da Polícia Judiciária Civil. A Central de Flagrantes, da Avenida Filinto Muller, nº.147, Centro, será transferiada para o prédio da 2ª Delegacia de Polícia (antigo Cisc Parque do Lago)
Servidores são capacitados para utilizar drones no combate à criminalidade
A capacitação permite especializar o profissional da Segurança Pública, como Operador de RPAs na categoria de peso máximo de decolagem inferior a 25 kg, dando-lhe condições de pilotar o vetor aéreo, operar a estação remota de pilotagem, os sensores acoplados e os softwares associados.
Chefes de Polícia aprovam padronização da identidade visual das Polícias Civis do Brasil
O Delegado Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, participou da 49ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), realizada nos dias 08 e 09 de novembro, em Santarém, no Estado do Pará. No encontro foi aprovada a padronização da identidade visual das Polícias Civis do Brasil.
Câmara Temática propõe ações para identificação de casos de feminicídio no estado
Classificação adotada como circunstância qualificadora do crime de homicídio, a partir da Lei nº 13.104, de 09 de março de 2015, o feminicídio ainda encontra alguns desafios para ser identificado em Mato Grosso. Um deles é a mensuração dos casos de violência contra a mulher tanto no âmbito doméstico quanto de gênero por meio de um sistema que filtre por natureza e pela motivação dos crimes, em especial os casos de feminicídio. Este foi um dos pontos de discussão da Câmara Temática de Defesa da Mulher, que teve a primeira reunião realizada na quinta-feira (10.11).
Mato Grosso reduz em 8% ocorrência de roubos e furtos de veículos
O número de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso registrou queda de 8% entre os anos de 2015 e 2016, conforme dados divulgados pelo Anuário do Fórum de Segurança Pública. Em 2016, foram 6.572 roubos e furtos de veículos, enquanto que em 2015 as ocorrências desses crimes chegaram a 7.155 nas duas modalidades de crime.
Mato Grosso está em 7º lugar em redução de mortes violentas
Mato Grosso registrou redução de quase 6% nos índices de Mortes de Violência Intencional (MVI), que são os crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O estado é o sétimo em redução no país. Os dados fazem parte do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na segunda-feira (30.10).