Notícias EDUCAÇÃO
MEC abre inscrições para seleção de bolsistas do ProUni
Interessados em participar da primeira seleção de bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir desta terça-feira (12), até a próxima sexta-feira (15). Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições particulares de ensino superior que participam do programa oferecerão 162.022 bolsas de estudo
Inep antecipa em meia hora o acesso aos locais de provas do Enem
Responsável por organizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu que, este ano, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume. A medida visa a evitar aglomerações
Inscrições para o Encceja 2020 começam nesta segunda-feira
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente.
ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção de 2021
As instituições particulares de ensino superior que aderiram ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ofertam 162.022 bolsas de estudo na primeira seleção de 2021. Gestor do programa, o MEC informou que, deste total, 76.855 serão bolsas integrais e 85.167, parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.
Seduc fará enquete para definir modelo do novo uniforme dos alunos de MT
Os alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso vão receber, para o ano letivo de 2021, duas camisetas de uniforme. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai comprar 750 mil camisetas para atender a demanda. Mas o modelo do novo uniforme ainda não foi definido.
Escolas de MT retomam atividades presenciais no dia 1º de fevereiro
O retorno das atividades na rede estadual de ensino está confirmado para o dia 1º de fevereiro, no sistema híbrido (presencial e não presencial). Primeiro voltam os professores, diretores e assessores, que terão uma semana pedagógica (de 1º a 5 de fevereiro), fechando o planejamento para 2021.
Seduc disponibiliza computadores para pais matricularem seus filhos
Com o início da matrícula web na próxima segunda-feira (04.01), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizará em sua sede terminais de computadores e apoio para os pais sem acesso à internet. Os pais ou responsáveis devem comparecer à nova sede da Seduc que fica na mesma rua da antiga, no prédio onde anteriormente funcionava a Sinfra.
“Os pais que têm dificuldades em acessar o computador terão suporte dos técnicos que darão toda a orientação de como completar as matrículas”, destaca a superintendente de Relacionamento Escolar da Seduc, Alcimária Ataídes Costa.
As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser realizados no site www.seduc.mt.gov.br . Com o cadastro feito, o pai ou responsável recebe um login e uma senha.
Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará a partir do dia 5 de janeiro de 2021 o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame.
Câmara aprova auxílio para acesso gratuito de estudantes à internet
A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (18) proposta que oferece acesso gratuito à internet para alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. O texto destina R$ 3,5 bilhões para estados e municípios aplicarem em ações para a garantia do acesso à internet, em decorrência da pandemia de covid-19.
Senado aprova, com alterações, regulamentação do Fundeb
O Senado aprovou hoje (15) a regulamentação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb foi estabelecido pela Emenda Constitucional nº 108/20 promulgada em agosto, mas depende de regulamentação. Como foram feitas alterações em relação ao último texto aprovado na Câmara, ele volta para análise dos deputados.
O relator do projeto de lei (PL) no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), atendeu os apelos dos colegas e retirou alterações polêmicas feitas pela Câmara. “[O relatório] preserva os recursos para a escola pública. A Câmara fez alguns destaques distorcendo um pouco, inclusive colocando [o fundo] para pagamento de folha, inclusive de terceirizados, das escolas púbicas e comunitárias. Isso estamos retirando e voltando com o texto original”, disse em plenário.