Notícias EDUCAÇÃO
Doze escolas estão em fase de finalização de obras e serão entregues em 2021
O Governo do Estado começa a colher frutos em seu trabalho de investimento na infraestrutura escolar. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem 12 escolas praticamente prontas – entre reforma geral e novas construções – que deverão ser entregues às comunidades em breve. Nessas 12 obras, foram investidos cerca de R$ 32 milhões sendo três delas conveniadas. Desse total, serão novas 37 salas de aulas ampliando a ofertas de vagas na rede estadual.
Cinco obras estão em fase final com previsão de conclusão no início de 2021. Tanto as escolas novas como as reformadas terão mobiliários, como carteira e armários, além de aparelhos de ares condicionados, todos novos.
É o caso da Escola Estadual Júlio Muller, em Barra do Bugres (a 168 quilômetros a médio-norte da Capital) que teve reforma geral e se transformou numa nova escola.
“Seduc não fechará 300 escolas em Mato Grosso, isso é fake news”, garante secretário
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não fechará 300 escolas estaduais, como tem sido divulgado na mídia e nas redes sociais. O trabalho realizado no momento é de reorganização das salas ociosas em que não há alunos e com infraestrutura física precária.
“Posso afirmar e fazer compromisso de que não fecharemos 300 escolas, como querem fazer crer alguns com o discurso político de fake news”, enfatiza o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
O secretário explicou que as mudanças são no reordenamento de algumas unidades devido à má estrutura em que se encontram, além de outras estarem funcionando em prédios alugados. Há também casos em que as unidades serão cedidas para os municípios em melhores condições para ofertar a educação básica.
Alan Porto assume Secretaria de Educação com compromisso de modernizar e acelerar as ações da pasta
Alan Porto, novo secretário de Estado de Educação, assumiu o cargo nesta terça-feira (03.11) com o compromisso de iniciar uma nova missão de gerenciar a posta com quase 40 mil servidores, 759 escolas, mais de 380 mil alunos e orçamento de mais de R$ 3 bilhões. O novo secretário está na pasta desde o início de 2017, atuando na infraestrutura escolar e, depois, na secretaria adjunta Executiva.
Durante a posse, Alan Porto explanou sobre o Projeto Evasão Zero, Gestão 10 que vai modernizar a educação de Mato Grosso. Será uma gestão voltada para uma aprendizagem inovadora, baseada em evidências.
Lei sancionada garante atendimento especializado a alunos com transtornos de aprendizagem em MT
O Governo de Mato Grosso instituiu o Plano de Atenção Educacional Especializado para que os alunos com transtornos de aprendizado tenham atendimento especializado nas unidades de ensino das redes pública e privada. O plano será apresentado pelo governador Mauro Mendes e pelo deputado estadual nesta quarta-feira (04.11), às 10 horas, no Palácio Paiaguás.
A sanção da Lei nº 11.239/2020 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (03.11).
Alan Porto toma posse como secretário de Educação de MT nesta terça-feira
O novo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, assume o cargo nesta terça-feira (03.11), às 8 horas, no auditório da Seduc. A posse terá a presença do governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta e de secretários de Estado.
Pais podem acompanhar notas e frequência escolar dos alunos pelo App
A partir de agora, pais e responsáveis pelos estudantes da rede estadual de educação de Mato Grosso podem acompanhar as notas e a frequência escolar dos alunos diretamente em seus aparelhos de celular, pelo aplicativo MT Cidadão. O app ainda permite que os responsáveis tenham acesso a todo calendário escolar.
A atualização mais recente do app MT Cidadão incluiu a seção Minha Escola para facilitar o acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes da rede pública estadual. A seção fica disponível apenas para os responsáveis de alunos matriculados nas escolas estaduais.
Seduc vai ofertar aulas intensivas para alunos da rede estadual inscritos no Enem
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai ofertar aulas intensivas para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Trata-se do projeto “Pré-Enem Digital Gold, porque nossos estudantes valem ouro”, que será lançado nesta sexta-feira (16.10), às 9h30, na sede da Seduc.
O Pré-Enem Digital Gold funcionará de duas formas, com a transmissão de vídeo-aulas pela TV Assembleia (canais HD Digital 30.1 e 30.2 e canal 10 na Net TV) e com aulas presenciais realizadas em quatro polos do Estado, (Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop), onde estão o maior número de inscrito no Enem.
Seduc prorroga data de pesquisa com pais de alunos sobre retorno das aulas presencias
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorrogou para até o dia 16 de outubro, próxima sexta-feira, a pesquisa com os pais de alunos da rede estadual para saber a opinião deles sobre o retorno das aulas presenciais. A prorrogação tem o objetivo de oportunizar a participação de todos os pais nesse processo de volta às aulas.
MEC apresenta guia para retorno de aula presencial na educação básica
O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quarta-feira (7), o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento foi produzido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas